GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SEDUC ? SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA PROFª MARGARIDA PIRES LEAL
PROFESSORA: MARCIA AMELIA GASPAR MATOS

PROJETO:
GINCANAS NA SALA DE AULA


1.0 Objetivo Geral

Proporcionar uma maneira descontraída e socializada de aquisição de conhecimentos oriundos dos assuntos discutidos em sala de aula.

2.0 Objetivos Específicos

 Despertar o interesse pelas aulas;
 Incentivar a socialização de conhecimentos;
 Buscar o gosto pelos estudos;
 Valorizar o trabalho em equipe.

3.0Justificativa

Nos dias atuais os jovens não são muito preocupados com o aprendizado e a educação que está cada vez mais vazia e sem significados. As avaliações tradicionais não incentivam em nada os estudos e a maioria das vezes influencia os alunos ao estudo decorativo e sem importância.
Pensamos então em fazer algo que envolvesse toda a classe ou grupos de alunos em um só objetivo: entender e acertar as questões, de uma maneira divertida e prazerosa para todos, facilitando o aprendizado do conteúdo visto em sala de aula.
Com este projeto, buscamos um fio condutor que permita aos alunos situarem-se nas questões que compõem o instrumento de avaliação, mobilizando suas competências e habilidades para solucionar situações-problema vinculadas ao seu cotidiano, contribuindo para sua formação cidadã.

4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)
O presente projeto será realizado com as turmas do 3˚ e 2˚ ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha em São Luís ? MA.

3.0 Metodologia

Logo após algumas aulas, a prova mensal de cada bimestre será realizada por meio de gincana, divide-se a turma em quatro grupos e pede-se para um aluno de cada grupo escolher uma ficha com dez perguntas que serão feitas no tempo de cinco minutos para os componentes de acordo com o sorteio de posição, ou seja, quem responderá primeiro, segundo e assim por diante. Ganhará a nota máxima o grupo que acertar mais questões dentro do tempo estabelecido. Por exemplo: O grupo 1 acertou dez questões, os componentes ficarão com a nota 10,0 (dez); o grupo 2 acertou 8 questões, os componentes ficarão com a nota 9,0 (nove) e assim por diante. Caso algum grupo tenha respondido poucas perguntas, vai para a repescagem, ou seja, as perguntas dos grupos que não foram respondidas ou que foram respondidas incorretamente serão utilizadas na segunda chance para os grupos que não foram bem na gincana.
7.0 Período de realização
O projeto será realizado desde o primeiro bimestre até o quarto bimestre do ano letivo de 2010.

6.4 Resultados Esperados
.A desinibição dos nossos alunos;
.O aprendizado prazeroso;
.O estímulo à socialização dos conhecimentos;

.Despertar o gosto pelos estudos.