Resumo:

Os gestores da merenda escolar em relação aos alunos de uma instituição de ensino conseqüentemente deverão manter uma harmonia para que haja um consenso na hora da distribuição do alimento, originando assim o interesse das partes para um bom funcionamento da unidade escolar.

 Palavras-Chave:Merendam, Alunos, Gestores.

___________________________________________                         

* Funcionaria do Apoio Administrativo Educacional de Nutrição

1. Introdução:

            A relação dos profissionais gestores da merenda escolar apresenta uma existência física como a sociabilidade e a expressividade em seu ser.

A Merenda é um alimento que por sua vez, nas unidades escolares favorece o processo de vitalidade dos alunos, ou seja, uma mera satisfação para as necessidades psicobiologias dos mesmos. É essencial na escola, um importante complemento que ajuda a repor a deficiência alimentar dos alunos ondem facilita a freqüência do aluno e ajuda em sua aprendizagem.

2. Desenvolvimento:

            A merenda escolar no contexto de uma escola pública de ensino é de suma importância para o governo em questão da verba para elaborar um alimento sustentável a cada dia. Propondo isso facilita ou não a questão de suplementos que ajudam na vitalidade do aluno que sempre é examinado por um nutricionista, sendo assim, a merenda escolar é produzida pelos gestores presentes na unidade escolar que trabalham como forma construtiva no que diz a respeito da merenda escolar.

Segundo BEZERRA ( 2009) apud DAMATTA (1997) diz:

A comida é um importante código de expressão da sociedade brasileira, tanto quanto a política, a economia, a família, o espaço e o tempo. Todavia, há diferenças entre comida e alimento. "Alimento é tudo que pode ser ingerido para manter a pessoa viva; comida é tudo que se come com prazer, de acordo com as regras de comunhão e comensalidade. 

Há sempre a cada dia uma comida diferente para garantir a seguridade do aluno para a continuidade de suas atividades na escola, que de fato, depende sempre de uma verba econômica que gera esses alimentos ao dia.

A merenda escolar é uma função tanto seu papel de complemento alimentar como os limites de sua cobertura determinados pela legislação que a regulamenta que necessita deste para ser produzido. E que muitas das vezes durante o período letivo, seja na colônia de férias, ela se manifesta como um instrumento que possibilita abrandar a fome de muitas pessoas: alunos, agregados da merenda, funcionários. (BEZERRA,2009).

As representações da merenda elaboradas pelas merendeiras também partem da concepção de aluno carente. O comer significaria uma atividade muito importante para a ida do aluno à escola, estando, porém, em igualdade de importância com o estudo, com a vontade de aprender. Ou seja, os alunos, por serem carentes, compareceriam à escola motivados tanto pelo estudo quanto pela busca de alimento, assim, facilita o seu comportamento escolar, melhorando em suas atividades diárias nas escolas, com um crescimento de aprendizagem basicamente ativo. (BEZERRA,2009).

Para BELIK (2009) diz que:

A alimentação escolar desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, ao mesmo tempo em que também garante um suprimento mínimo de alimentos às populações carentes. Dentro desse contexto, o PNAE pode ser considerado um importante programa de garantia à segurança alimentar no Brasil.

Concordando, é essencial que a alimentação escolar seja realizada de acordo com a supervisão de um profissional facilitando assim esse papel de aprendizagem do aluno.

Essa realização de uma forma que os profissionais se interagem nesse processo facilita um resultado positivo. A área financeira, o PNAE promove nas unidades escolares um investimento. E na presença desses alunos o PNAE dá-se o acesso de alimentação escolar para esses alunos que gera interesse não só por parte dos alunos como, dos profissionais presentes nessas unidades escolares.

4-Considerações Finais

            Conclui assim, que é essencial a participação dos gestores da merenda nas unidades escolares, pois são eles que representam o desenvolvimento psicossocial dos alunos na educação escolar. E que de certa forma, expressa um papel essencial para a qualidade na realização desse alimento, com o conceito de higiene e um total envolvimento de normas que ajudam no funcionamento do mesmo. Observando assim, um entrosamento por parte desses profissionais com os alunos dessa escola ajudando em um bem maior na vitalidade para uma vida saudável. 

Referencias Bibliografia:

BELIK, Walter; CHAIM, Nuria Abrahão. O programa nacional de alimentação escolar e a gestão municipal: eficiência administrativa, controle social e desenvolvimento local. Rev. Nutr. vol.22 no.5 Campinas-SP, outubro, 2009. Visualizado no dia 29-10-13 às 14:29 hs.

Disponível em: www.scielo.com 

BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Rev. Bras. Educ. vol.14 no.40 Rio de Janeiro – RJ. Abril, 2009. Visualizado no dia 29-10-13 as 14:15 hs.

Disponível em : www.scielo.com