RESUMO

    Este artigo objetiva refletir acerca do papel do servidor público atual,priorizando o entendimento da nova gestão pública, seus conceitos e princípios. Trata também da importância da motivação profissional além de refletir sobre o papel atual do servidor público aos olhos da sociedade.

   Para tanto, utilizou-se como a metodologia a pesquisa bibliográfica fazendo uma incursão teórica aos autores que retratam de maneira bastante clara e objetiva sobre a condição do servidor público. O estudo também fez uma incursão à reforma administrativa para conhecer o reza no seu conteúdo. Com este estudo foi possível concluir, primeiramente que o ponto central da proposta da reforma administrativa se concentra na reformulação do modelo de gestão vigente na administração pública e também, como foco principal, que é fundamental respeitar o papel desempenhado pelos servidores públicos. Várias alternativas estão sendo adotadas com o propósito de mudar o perfil dos quadros de pessoal da administração pública brasileira.

    A prioridade passou a ser o recrutamento de novos servidores e a melhoria da remuneração, para um conjunto de cargos e carreiras de alta qualificação. Os tempos são outros e o que se observa é que o servidor público compreende o sentido de seu espaço nas instituições do Estado.

   Recebe treinamento especializado e permanente para desempenhar cada vez melhor as suas funções e capacita-se para participar das decisões da gestão pública. Numa crescente humanização de sua participação no trabalho, programas de integração e motivação contemplam o lazer, a arte, a família.

A consequência disso tudo é uma remuneração estabelecida por resultados. 

Palavras-chave: servidor público; gestão pública moderna; administração pública.