Essa artigo foi elaborado para ajudar profissionais de saúde que se dedicam na gestão em saúde, identificando sua experiência anterior ou atual na gestão pública.

Apresentação 

Como profissional de saúde com formação em Enfermagem e com experiências em Gestão Municipal de Saúde, tive a oportunidade de ampliar minha visão sobre a importância de compreender um dos desenvolvimentos do Sistema Único de Saúde através da Gestão em Saúde.

Diante o quadro sanitário e a diversidade de contextos vivenciados em municípios onde atuei, percebi que a Gestão do SUS é complexa e desafiadora para aqueles que dela se ocupam na defesa de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Esse material foi elaborado para ajudar profissionais de saúde que se dedicam na Gestão em Saúde, identificando sua experiência anterior ou atual, seus pontos de vistas sobre aspectos positivos e problemas do SUS, suas expectativas e avaliações quanto à necessidade e efetividade de apoio à gestão, assim como suas opiniões quanto às políticas e aos programas prioritários do Ministério da Saúde, dentre outras questões. 

“Para que ocorra a efetiva participação social na gestão da saúde, é fundamental que se implementem mecanismos de mobilização dos diferentes sujeitos relacionados ao SUS, fortalecendo a cidadania plena”.

Minha expectativa, quanto esta publicação, é que sirva de instrumento útil, sobretudo para gestores municipais, como para profissionais de saúde na consolidação do SUS.

“O Gestor da Saúde que administra com responsabilidade garante um permanente espaço para a articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e estes atores com base nas atribuições constitucionais”.