Gestão por Competências.

Faculdade: Faculdade Nossa Cidade.

Curso: Administração de Empresa.

Aluna: Suênia Ferreira Gregório

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Resumo

  Este trabalho tem como foco, abordar o tema Gestão Por Competência, no qual tem auxiliado as mais modernas empresas, no destaque e desenvolvimento dos diferenciais de capacidade, desempenho. Resultados na gestão de pessoas e determinante nas funções e áreas organizacionais.

 

1 - Introdução

 

Com a globalização, surgiu a necessidade de novas tecnologias proporcionando métodos e ferramentas para melhoria da Administração. A busca constante em tornar as organizações competitivas no mercado. A flexibilidade alterações no trabalho tem ampliado as chances de crescimento para os colaboradores.

 Os mais diversificados modelos de Gestão Por Competência demonstram a necessidade de compartilhamento dos conhecimentos, como também o desempenho de cada individuo dentro da organização.

 Para Fleury & Fleury, (1999) a competência do individuo pode ser entendida segundo três eixos fundamentais: pela pessoa, por sua formação educacional e por sua experiência profissional. Esta integração entre as competências no âmbito individual e da organização que permitem a agregação valor social e econômico.

 2 - Gestão com Competência

 A gestão por competência, na atualidade encontra-se presente nas práticas organizacionais existentes em vários modelos de gestão. A complexibilidade influencia na rapidez das decisões empresarias, cobrando adequações e desempenho das pessoas com as estratégias e a transformação persistentes do mercado.

 É um modelo atual para um mundo globalizado e envolvido em constantes mudanças. Se adequar rapidamente ás novas situações de mercado é a chave do sucesso, das organizações e dos indivíduos.

Implantar a gestão por competência é objetivar a eficácia da gestão de pessoas. Buscando com este modelo, identificar as competências necessárias para o sucesso do negócio. Um dos motivos desta implantação é a exigência  da norma ISO, que a partir d atualização da versão 2000, iniciou especificação do processo como:

 -Determinar e identificar as competências necessárias;

-Fornecer treinamento, e tomar outras ações;

-Avaliar a eficácia das ações executadas;

-Manter registros de educação, treinamento, habilidades e experiências.

 Fleury e Fleury (2000; p.21),definem competência como: “Um saber agir responsável e reconhecimento, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao individuo”.

 A competência é o conjunto de aprendizagem, saber agir é ser responsável em transmitir o conhecimento para os demais. Ter uma visão holística. A questão principal da competência diz respeito a possibilidade de combinação das várias competências que uma empresa pode conseguir para desenhar, produzir e distribuir produtos e serviços aos clientes e mercado. É a capacidade de combinar, misturar e integrar recursos.

 As principais competências para uma ótima gestão.

-Competência sobre processos: os conhecimentos do processo de trabalho;

-Competência Técnica: conhecimento especifica sobre o trabalho que deve ser executado.

 A gestão por competências busca os seguintes resultados:

- Maior Produtividade;

- Gerencia Fortalecida;

- Assertividade;

- Foco nos resultados;

- Ambiente participativo;

- Ambiente motivacional;

- Competitividade;

- Comprometimento.

 O comportamento pode ser observado, mensurado e modificado a partir da gestão por competência. Estas mudanças de comportamento exigiram mais trabalho por parte de gestor.

 3-Conclusão

 O objetivo deste trabalho foi estudar a Gestão por Competência no âmbito organizacional. O processo de globalização, abertura do mercado e a concorrência competitiva.

 O modelo de Gestão por Competência que surge como ferramenta de suporte e auxilio aos gestores.

 Identificar dentro dos conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas, o melhoramento por meio da Gestão por Competência e suas exigências.

 O desenvolvimento profissional do indivíduo para atender as metas e estratégias empresariais.

 Referencias Bibliográficas

 BEZERRA, Jorge (Org). Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 67-86.

ANSOFF, I. H. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.

PORTER, M. Estratégia - A Busca da Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro, 1996.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisas em Administração. Editora Atlas. 10ª Edição. São Paulo; 2009.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001