Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Nome: Marli Suelem de Farias

Professor orientador: Lawton Benatti

Nome do Artigo: Gestão por Competência: Competências como fonte de valor para o individuo e a organização  

Resumo

Este é um artigo de opinião que aborda o Tema Gestão por Competência, ressaltando sua importância vital nas empresas que desejam sobreviver, crescer ou permanecer no topo. Utilizando o CHA como fonte de vantagem competitiva sustentável agregando valores imensuráveis ao individuo e a organização. Competência é uma palavra da atualidade, conhecida principalmente pelos que buscam desafios e oportunidades em sua vida profissional e social. Quem nunca se deparou num processo seletivo com uma pergunta comportamental com foco em suas competências? Os resultados observados na implantação da Gestão por Competência, juntamente com a estratégia corporativa tem um retorno financeiro certo.

Gestão por Competência: Competências como fonte de valor para o indivíduo e a organização

A Gestão por competência surgiu para responder questões particulares do cenário Empresarial.

No final da Idade Média, o termo Competência pertencia essencialmente à linguagem jurídica. Dizia respeito à faculdade atribuída a alguém ou a uma instituição para apreciar e julgar certas questões. Por extensão, o termo veio designar o conhecimento social sobre a capacidade de alguém pronunciar-se a respeito de determinado assunto e, mais tarde, passou a ser utilizado também para qualificar o indivíduo capaz de realizar certo trabalho (Brandão e Guimarães, 2001; Isambert-Jamati, 1997).

A pessoa expressa à competência quando gera um resultado no trabalho, decorrente a aplicação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes, essas junções geram comportamentos para realizações de resultados que colaboram no âmbito, valor econômico e valor social.

A Gestão por Competência expandiu-se em seu conceito, deixando de ser um modelo de gestão para virar uma vantagem competitiva para as empresas e para o individuo.

Também conhecido como o famoso CHA (Competência, Habilidade e Atitude), a gestão por competência esta ligada nessa tríade citada acima, onde o Conhecimento tem relação com a formação acadêmica, com o conhecimento teórico e cientifico. 

A habilidade está ligada ao prático, a vivência do conhecimento, algo que a pessoa adquiriu por fazer repetidamente, ou por conhecer através do tempo.

Já a atitude está ligada as emoções, valores e sentimentos. Ao comportamento humano.

Para as organizações a descrição de competências é uma forma de referência de desempenho observáveis no trabalho. Hoje o mundo corporativo busca cada vez mais profissionais que possuam esses três fatores em sua personalidade, e que saibam utilizá-los. Buscam profissionais que tenham sede de novos conhecimentos, utilizando suas habilidades e desenvolvendo novas e acima de tudo tendo atitude.

A competência é necessária para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos. O conhecimento é o principal fator de produção na atual sociedade e responsável pela competitividade de uma empresa.

Os gerentes precisam atuar como gestores das competências para que os colaboradores possam realizar as atividades necessárias em cada etapa do projeto atual e do futuro. Cabe aos lideres identificar talentos.

As mudanças econômicas e tecnológicas apresentam desafios à sociedade, as empresas e em geral aos trabalhadores, que se vêem obrigados a movimentarem-se em direção as novas atividades, qualificando-se para um mercado em veloz mutação. Ha uma necessidade de novos parâmetros de formação e qualificação que esta interligada aos interesses econômicos.

Aonde se quer chegar com essa importância sobre o fator Gestão por Competência?

É comum a realização de processos seletivos tendo como foco as competências comportamentais como a comunicação, o planejamento, o relacionamento interpessoal, a autonomia, o autocontrole e a capacidade de resolução de conflitos. Prestar um padrão de atendimento baseado em padrões de excelência através do saber. Saber o que, saber o porquê, saber para ter capacidade de aprender. Saber fazer, saber como, ter técnicas, conhecimento tácito. Saber ser, ou seja, ter determinação, responsabilidade, motivação e iniciativa.

O tema, no entanto, ainda se encontra em debate e está sujeito a críticas e controvérsias, o que não nos impede de observar que as iniciativas para o crescimento podem ser medidas nas necessidades de funcionários qualificados no mercado de trabalho de acordo com os novos perfis de competências, habilidades e atitudes, desenvolvidos à produção de melhor qualidade, menor custo e maior competitividade, com destaque para o desenvolvimento de atitude e comportamentos condizentes com as necessidades de produção.

Portanto as empresas precisam conhecer o CHA destes que serão seu norte durante todas as fases do projeto. As pessoas são partes indispensáveis em qualquer processo. E é a competência que levam as empresas ao conhecimento dos clientes externos e internos, identificando valores, crenças, competências, medos, talentos, etc. Na hora da busca, tudo auxilia nas escolhas que fazemos e potencializa a satisfação, assim como a visão sistêmica, visão estratégica também são pilares importantes. Descubra seu diferencial hoje e desenvolva isso. Para na hora que for comparado, seja realmente a pessoa certa. Pensamento bom não é idéia!

Observação: Algumas empresas já adotam em sua organização um novo conceito de Gestão por Competência conhecido por C H A V E, acrescentando “V” de Valores e “E” de Ética, Entorno ou Emoção. Alguém tem duvida que competência é a CHAVE do sucesso?

 

Referencia Bibliográficas

Carbone, P. P.; Brandão, H. P.; Leite, João B. D.; Vilhena, R. M. P., Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. Ed.3. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.