FAMESP Faculdade Método de São Paulo
MBA  em Gestão para Eventos
Aline Auxiliadora Arantes
Orientação: Prof. Lawton Benatti

 

A Gestão Financeira e a Gestão de Eventos

Este artigo tem como obejtivo principal  analisar a gestão fincanceira e a gestão de eventos, numa óbice comparativa analítica, uma vez que qualquer forma de gestão, necessita de amparo financeiro.

Um vez que, conforme descreve Ugo Franco Barbieri (2012, Gestão de Pessoas nas Organizações: práticas atuais sobre RH estratégico, São Paulo, Atlas), o novo sistema financeiro, com seus mecanismos de investimentose de negociação, está presente nas inúmeras fusões e aquisições. Requer que a gestão de qualquer empreendimento esteja em sintonia com a área das finanças. Hoje não sendo mais esta, uma área restrita a apenas economistas e administradores, mas um tema a inserido a todas as formas de gestão e cultura, desde a mais simplista economia doméstica até mesmo nas grandes corporações.

Abordando a questão da Gestão de Eventos em relação a Gestão Financeira, observa-se que a planilha orçamentária de um evento, tão logo aprovada, faz se a bíblia do produtor do evento em questão, esta deve-se por sua vez ser respeita e atualizada a cada passo do seu produtor. 

Sendo o setor de eventos um dos setores de maior destaque na economia brasileria, de acordo com Marlene Matias, (2011, Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos culturais, sociais e esportivos, Barueri, SP, Manole), dados da Pricewaterhouse (PwC), em 2008 a industria de entretenimento faturou U$ 1,8 milhão, sendo que projeta-se para cada ano subsequente o crescimento em torno de 6,3%, sendo esta porcentagem superior ao esperado para a economia mundial num ano todo. Merecendo destaque de alguns dos maiores economistas, que para tal fato denominaram de "economia do entretenimento". Analisando de um ângulo frio, não há como imaginar a Gestão de Eventos, sem o amparo da Gestão Financeira, formando a partir de então uma matária de observação e aplicabilidade, por parte do seu gestor, ou produtor. Pois é através da sua saúde financeira, que um evento alcança também o seu sucesso, pois nenhum sucesso pode ser aliado de um evento mal fadado financeiramente.

Observa-se que no geral o escopo do evento, ou seja, o seu obetivo, finalidade, resultado, na sua maioria é voltada ao retorno financeiro do seu mantenedor, organizador ou produtor, seja pessoa física ou jurídica, portanto, é de suma importância a observância da planilha orçamentária e captação de recursos de qualquer tipo de evento. Pois o evento há de ter retorno financeiro, seja para se custear, ou para realmente se obter lucro, seja na prestação de serviço, seja na organização direta dos eventos.

 

Referências bibliográficas:
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: práticas atuais sobre o RH estratégico. 1ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
MATIAS, Marlene. Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos: culturais, sociais e esportivos. 1ª Ed. Barueri,SP: Editora Manole, 2011.