Titulo: Gestão Estratégica nas organizações sociais

                                                                               Maria Aparecida Dantas Morais

                                 Pós graduando em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas

Resumo:

O conceito de administração, ou gestão de acordo com o dicionário pode ser entendido pela definição de um conjunto de esforços que tem por objetivos: planejar; organizar; dirigir ou liderar; coordenar controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam com a visão de atingir um resultado comum, seja no seguimento público ou privado, porém deve seguir as variáveis empresariais, de acordo com o mercado interno ou externo e ainda ter uma visão do ambiente interno e externo.

A velocidade das transformações tecnológicas, sociais e econômicas tem obrigado as empresas a se manterem flexíveis e ágeis frente a novos desafios.

O antigo paradigma de produção em massa (taylorista-fordista) é substituído pelas premissas da produção enxuta (OHNO, 1988; WOMACK et al., 1990) e por novos métodos de gestão da produção mais adaptáveis às escalas de produção e às mudanças de mercado cada vez mais exigente, sendo o conhecimento e as estratégias o norte de todo o processo de gestão e liderança nas organizações. 

Sabe-se que a administração é uma ciência social aplicada e fundamentada em um conjunto de normas elaboradas e pensadas para disciplinar elemento de produção. Ainda prever o estudo de empreendimentos humanos com a finalidade de alcançar resultado eficaz e o retorno financeiro de modo que se alcance a sustentabilidade social e econômica. Portanto o processo administrativo requer do profissional conhecimento, liderança competência e atitude uma vez que o mercado atual esta em um processo de mudanças rápidas o requer do administrador flexibilidade e segurança nas tomadas de decisões, o que mostra ser um grande desafio gerir organizações sócias em tempos de grandes mudanças.

Palavras chave: Gestão, administrativo, conhecimento, flexibilidade e inovação.

 

 

 

1-Introdução:

              O processo de gestão estratégica nas organizações cada vez mais requer de seus gestores conhecimentos e habilidades para traçar executar e monitorar as ações da organização tendo em vista o alcance de resultados tanto social como econômico e ambiental. Esse processo de ação gerencial sistemática deve ser visto de forma continua de modo que venha assegurar a empresa e/ou organização, no mercado competitivo e globalizado, o senso de direção e continuidade destas ações devem ser pensadas em longo prazo, tendo em mente a flexibilidade e agilidade no dia a dia, sem perder o foco potencial existente, e do desempenho atual e das futuras ações administrativas.

A gestão estratégica pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá ante, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Toda atividade de gestão nas empresas e organizações, por sua natureza, resulta de decisões presentes, tomadas a partir do exame do seu impacto no, o que lhe proporciona uma dimensão temporal de auto significado.

Porém colocar em praticas as principais funções do administrador é algo essencial para o alcance dos objetivos podendo se destacar as seguintes funções;

           Fixar objetivos (planejar); analisar: conhecer os problemas solucionar-los de forma que tragam resultados positivos para as organizações é na verdade procurar organizar e alocar todos os recursos seja financeiros, tecnológicos e humanos; Comunicar, dirigir e motivar as pessoas desempenhar a verdadeira liderança; faz parte de um conjunto de estratégias no contexto organizacional.

Ter o poder de negociação e tomar decisões rápidas e eficazes ainda saber mensurar e avaliar os resultados com vistas à sustentabilidade.

           Com o advento da globalização veio também às tecnologias e as rápidas mudanças o que requer das empresas e organizações administradoras ágeis e com poder de decisão eficaz, a gestão estratégica não só diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes. O que se caracteriza como um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e conseqüências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo. A fim de organizar a analise e formulação implementação estratégicas de gestão. A sociedade ou as tendências sociais vem exigindo cada vez mais das organizações uma gestão voltada para resultados com foco na sustentabilidade social, econômica, política e ambiental.

Para o setor privado estas estratégias não seja novidade, nas organizações sociais ainda esta em processo de implementação e implantação passaram muito tempo adormecidas em modelos de gestão tradicional, hoje é preciso rever a forma de funcionamento, objetivos e metas o que requer conhecimento e habilidade para uma nova forma de atuação junto à sociedade.

2-Contextualização

             Desta forma o Modelo de Gestão estratégica nas organizações requer uma verdadeira engrenagem na administração de pessoal revendo cargos, competências e habilidades profissionais e pessoais, vale salientar também que, embora não exista um conjunto de regras que possa ser denominado efetivamente de “política de gestão de pessoas”, as normas e definições existentes, principalmente aquelas constantes que se baseiam no recrutamento e a seleção baseada em cargos e não em competências. O desempenho diz respeito não só à organização, mas também às pessoas que nela atuam. O planejamento estratégico da organização, em que são definidas as diretrizes para desempenho é desdobrado nos diversos níveis organizacionais ate chegar ao individual.

              Para que todo o processo de mudança seja realmente implantado de forma segura se faz necessário capacitar todas as pessoas que fazem a organização, para que as mesmas sintam-se seguras da função a ser desenvolvida, uma vez que a qualidade e a inovação é algo desafiador nas organizações, que se propõem a adotar o novo modelo de gestão, com foco em resultados.

              Ainda se faz necessário a definição de objetivos e metas claras e reais que darão suporte ao processo de implantação das mudanças na gestão estratégica da empresa, para Costa (2002:199),

                            estratégias sem objetivos  e metas a elas associadas não têm como 

                            serem  verificadas.Assim, torna-se  apenas declarações de intenção.(...)

                             São inoculas. Na verdade, são até nocivas, pois levam a organização a

                            desviar recursos e atenção para sua realização. (...) Alvos considerados                 

                             inatingíveis,na opinião da maioria,desanimam(...)não sendo efetivos  

                             para energizar e motivar  as pessoas.

               A gestão estratégica nas organizações evolui assim de um modelo tradicional de atuação para um modelo estratégico de comprometimento e parcerias. Ocorre uma maior participação dos indivíduos no desempenho das organizações, e estes empregam não somente esforços físicos e intelectuais, mas sua intuição, sua capacidade de ler e interpretar o contexto em que estão inseridos e agir adequadamente, gerando vantagem competitiva para as organizações a partir da inovação.

              Segundo Drucker (2002:182) Inovação não é um termo técnico. É um termo econômico e social. Seu critério não é ciência nem a tecnologia, mas uma mudança no cenário econômico ou social, uma mudança de comportamento das pessoas como consumidores ou produtores, como cidadãos, estudantes professores ou como seja lá o quê. A inovação gera novas riquezas ou um novo potencial de ação,ao invés de novos conhecimentos.Isso significa que o grosso dos esforços inovadores terão de provir daqueles que controlam os recursos humanos e o dinheiro necessários ao desenvolvimento e ao marketing, isto  é,do grande agregado existente de indivíduos treinados e de dinheiro disponível-das empresas  e das instituições de serviço público existentes.

                 A gestão estratégica, mais especificamente a gestão estratégica de pessoas é instrumento indispensável à nova a forma de administrar.

 4-Referencial

Drucker, P-Fator Humano de Desempenho. São Paulo, 2002; Qualimarty

SENGE, Peter. A quinta disciplina. 8ª-ed.São Paulo Best  Seller 2001.