O presente trabalho tem como objetivar e pesquisar algumas questões relacionadas a gestão escolar e alguns fundamentos necessários para uma gestão de qualidade, buscar também compreender qual a função do gestor diante das novas exigências da sociedade. Este estudo surgiu da necessidade. de rever alguns requisitos para que que agestão democrática seja realizada no ambiewnte escolar. E como o gestor deve exercer a gestão democrática e participativa de forma que envolva a comunidade escolar. Esta pesquisa será de cunho bibliográfico tendo como base autores como: GADOTTI ( 2006), LIBÂNEO ( 2002). PARO ( 2002) VEIGA ( 2003)

PALAVRAS- CHAVE: Ambiente Escolar. Gestão Democrática. Gestão de qualidade.

Introdução

Atualmente estamos vivendo na era do avanço tecnológicos, em que o profissional, precisar buscar e se adaptar as novas mudanças. Este trabalho propõe estudar, quais são os fundamentos necessários para uma gestão de qualidade, ou seja, o que é necessário para que uma organização escolar, de fato funcione e cumpra com o seu papel diante da sociedade? E qual é o papel do gestor em relação a organização da escola. O que ele deve fazer diante das novas mudanças tecnológicas.E como um gestor deve agir diante das novas mudanças tecnológicas e políticas.E como o diretor deve ser orientado ao seu papel de gestor.

 Este artigo busca a refletir e compreender qual escola é que queremos para nossos filhos, o que é necessário para que todo o corpo escolar, exerçam um trabalho de qualidade, quais são os pontos negativos e positivos que nortearão os segmentos ser observados diante de uma administração escolar

O papel do diretor escolar na Gestão Escolar

Para que o diretor exerça de fato sua liderança são necessários alguns requisitosfundamentais que contribuíram para uma gestão de qualidade, o diretor deve focar na sua capacidade de influenciar pessoas. A ele lhe cabe a responsabilidade de liderar a todos que compõem a comunidade escolar, para que o mesmo possa realizar os objetivos educacionais propostos pela escola.

Entende-se que o processo de gestão se constitui na organização de talento humano para trabalhar coletivamente na participação de objetivos educacionais, considerando que a gestão é um processo compartilhado, por isso se faz necessário também partilhar a liderança com os demais profissionais, envolvendo-os na tomada de decisões, fazendo-o todos os membros da comunidade escolar, participarem da tomada de decisões.Conforme identificado por Hallon (1990), todo o participante de um grupo social tem o potencial para o exercício da liderança, nos vários grupos sociais, dos quais participam. Nos quais há sempre oportunidades para o exercício de vários tipos e formas de liderança.

É importante enfatizar que os profissionais que exerce a função de liderança precisam dedicar-se ao estudo, a observação. Para que se possa refletir sobre a maneira de exercer uma liderança competente.