LUCIA HELENA PINHEIRO SERRAO MAGALHÃES






PROJETO: GESTÃO EFETIVA NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL














BELÉM-PARA
2011



PUBLICO ALVO: Professores de escola e alunos.
INICIO: Decorrer do ano letivo de 2011.
META: Que ao término do ano letivo 100% da escola, ou seja: os professores, tenham atingido o objetivo de tornar alunos alfabetizados de acordo com o conteúdo proposto e também, favorecer a formação do aluno enquanto cidadão, através das relações interpessoais.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que o gerenciamento da escola ou de qualquer outra área tem passado por constantes transformações.
Dessa forma, enquanto gestora, preocupada com a formação dos alunos e também, com as relações humanas existentes na escola, proponho a questão da alfabetização e o aprendizado do aluno como meta primórdios de um saber pedagógico.
Por essa razão, buscando propiciar uma reflexão em a ação e o ato de ensinar, verifico que as situações relacionadas às formações nem sempre nos direcionam por caminhos fáceis e de fácil compreensão. Então fica a seguinte questão onde me coloco no centro enquanto gestor com o objetivo de respondê-la. Qual seria a real satisfação para o profissional da educação que busca a qualidade do ensino, apesar da sua enorme e até mesmo muitas das vezes sua insatisfação em relação ao gestor, como também, ao seu "eu" profissional, ou seja, sua satisfação.
Partindo então desse preâmbulo viso buscar e direcionar os professores, a buscar mudanças significativas na forma de estruturação de dinâmicas de ensino, que visem não só a aquisição de conteúdos através de pesquisas, como a realização de observações no contexto da sala de aula, que na verdade é bastante diversificada. Uma vez que nossos alunos hoje com tantos avanços tecnológicos, pouco se impulsionam para as "práticas" escolares.
Assim, o que se espera hoje, é que a educação esteja voltada para a construção do conhecimento, de maneira coesa em detrimento de uma educação e formação de qualidade para nossos alunos, e para nós mesmos enquanto educadores.
Segundo Paro (2001), o importante é considerar qual o objetivo que se pretende alcançar com a educação, que é a atualização histórica cultura dos indivíduos, bem como, a formação de cidadãos atualizados, capazes de participar politicamente,usufruindo daquilo que o homem produziu,dando sua contribuição criadora e transformadora da sociedade.

OBJETIVO GERAL: efetivar as atividades docentes, a partir das relações gestor/professor/professor/aluno, no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- diagnosticar a relação professor aluno;
-verificar como se dá a relação gestor professor;
- propiciar na escola as relações interpessoais para favorecer o aprendizado;
-disponibilizar matéria didática pedagógicos para pesquisa dos professores, etc.

METODOLOGIA

Ao longo do ano letivo espero que a escola tenha êxito na alfabetização dos alunos, e também nas relações humanas professor/gestor/aluno. Para assim desenvolver os objetivos propostos quer sejam: efetivar as atividades docentes, diagnosticar e procurar desenvolver estratégias que visem o bom relacionamento entre s membros da escola da escola, disponibilizar material de pesquisa e didático pedagógico, etc.
Dessa forma, viso buscar e desempenhar a gestão da escola de maneira democrática e construtiva, buscando subsídios nos autores estudados por mim em minha formação como: Paro Veiga, Libâneo, dentre outros. Procurando facilitar e mediar a questão do processo de aprendizagem do aluno,como também, mediar as relações interpessoais na escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Efetivar uma ação de qualidade é o que se espera de todo e qualquer gestor, que tenha o comprometimento e o dever de trabalhar de maneira a garantir uma gestão democrática, que vise à efetivação significativa do aprendizado, através das relações interpessoais.
Desta forma, proponho a qualidade do ensino e sua efetivação de maneira concreta e pedagógica, propondo mudanças nas relações interpessoais e didático pedagógica, que possibilite ao aluno sua formação e a concretização de seu aprendizado, para que ele possa se sentir participante do processo na construção do conhecimento.

REFERÊNCIAS:

-VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
-PARO Vitor Henrique. Por dentro da Escola Pública.2 ed. São Paulo: Xamã,2001.
- LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola Pública: teoria e prática. 4 ed.Goiânia: Alternativa,2001.