Gestão e Negócio.

Outro dia um amigo meu, me ligou para falarmos de negócios, momento atual, perspectivas futuras, câmbio, dólar, inflação, demanda em queda ...etc. Ele é dono de um negócio que herdou de seu pai, no ramo de agro negócio. Na Época de seu pai, continuou ele a falar, para se empreender um negócio com boas chances de êxito, bastava ter intuição, vocação, um pouco de capital, uma boa dose de sorte e claro, muito trabalho.  Não se tinha muita informação e tecnologia de que dispomos hoje e parece que as coisas eram mais fáceis. Tive o cuidado de escutá-lo muito atentamente sem o interromper, depois quando percebi que já havia falado tudo ou quase tudo, comecei a lhe falar alguma coisa pegando um gancho no seu relato.

Amigo, os tempos de hoje, são bem diferentes de cinquenta anos atrás, porém, os mesmos elementos básicos exigidos naquela época para se empreender um negócio de sucesso, continuam atuais hoje: senso intuitivo, vocacional, capital e serviço.

O que aconteceu de fato, foi que a competitividade, primeiro no mercado interno, depois no mercado externo fez com que os empreendedores tivessem que fazer uso de outras ferramentas para continuarem medindo força no mercado em condição de igualdade.

Os empreendedores tiveram que por força da exigência do mercado se dobrarem a outros elementos que juntados aos básicos, passaram a fazer parte da rotina do empreendedor, seja ele de qualquer atividade ou seguimento.

Aí, o agro negócio como qualquer outro, passou a ser uma atividade para técnicos, tiveram os seus gestores que fazer cursos de preparação e capacitação para a atividade e foi aí que entrou os outros elementos, criar no agro negócio uma estrutura de empresa departamentalizada com controle de:

  • Administração de negócios.
  • Fluxo de Caixa.
  • Produção.
  • Gestão de pessoas.
  • Compras.
  • Comercial.

Toda empresa com foco no crescimento e participação de mercado, tem que se render as regras naturais vigentes, o modelo de gestão da época do vovô, digo, de meio século atrás, já não encontra mais espaço nos tempos atuais, com raríssimas exceções.

O mundo dos negócios exige que as empresas sejam dirigidas por profissionais preparados, verdadeiros(a) líderes, sejam eles seus criadores, ou pessoas escolhidos dos quadros internos da empresa ou ainda vindas de fora.

Uma boa gestão é aquela que valoriza o modelo de parceria com seus servidores.

Bons negócios. Francisco Alves de Sousa / Jornalista