O grande sucesso de uma equipe escolar está  ligado a um bom relacionamento entre o grupo gestor, o corpo docente, o corpo discente e os funcionários, pois quanto mais tranquila e equilibrada for a relação interpessoal entre os integrantes da escola maior é a possibilidade de bons resultados no campo pedagógico possibilitando uma melhoria do processo ensino aprendizagem junto aos alunos.

                Talvez o maior e mais importante desafio de um gestor escolar é incentivar o trabalho de equipe dentro da escola, incorporando gradativamente um espírito de compartilhamento e parceria junto a professores e funcionários. Quando isso acontece, estará instalado no ambito escolar o espírito de equipe, em que todos os participantes do processo, desenvolverão ações cujo objetivo é atingir metas pré-estabelecidas no plano educacional da escola, promovendo bons resultados junto aos alunos da instituição.

                O trabalho do diretor/gestor é harmonizar-se junto com toda a equipe para que as metas ou resultados sejam alcançados, proporcionando e facilitando momentos de liderança exercitada pelos professores, procurando assim estabelecer uma ligação entre a comunidade intraescolar com a comunidade extraescolar.

                Toda Gestão que tem o perfil de ser participativa estará assumindo um  papel muito importante dentro da comunidade escolar. Essa postura acarretará mudanças importantes na postura dos professores, funcionários, alunos e pais de alunos, pois, muito mais do que cobrar resultados, o gestor contribui de forma efetiva para que as ações aconteçam, abrindo assim, o espaço para o crescimento e aprimoramento de sua escola.

               Todo gestor bem intencionado, tem o seu trabalho reconhecido onde, através da uma conduta assertiva, é capaz de promover um bom  relacionamento com todos os integrantes do espaço escolar e criar uma interação tal que ocorra um feedback entre suas ações e as ações de sua equipe.

                A escola é uma instituição composta por professores, alunos, pais e funcionários. Onde todos são gestores de suas ações e responsáveis pelos resultados de seus trabalhos, cujo objetivo deve estar focado totalmente no crescimento pessoal e na qualidade do processo educacional de ensino. Para nós, educadores da escola, a educação é um processo de acertos, de intenções, direção e coletividade. Estamos sempre educando crianças, jovens e adultos dentro de um currículo desenvolvido com  base numa proposta curricular de ensino, procurando   fundamentar e direcionar à formação de um ser humano preparado, autônomo, criativo e líder.  Com valores próprios como pessoa cidadão e uma sólida formação que o levará a ser capaz de participar ativamente de uma sociedade fundamentada numa posição democrática e pluralista (SILVA, M.F., 2012).