Faculdade Nossa Cidade – FNC

Administração de Empresas

Sabrina Tenebrão

Professor Orientador: Lawton Benatti

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento foi inovadora nas organizações. As empresas perceberam que não adiantava somente uma pessoa saber sobre o todo da organização, viram que chegou um determinado momento que todo o conhecimento adquirido deveria ser passado, transferido, assim na década de 1990 se iniciou a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento faz parte da estratégia empresarial, onde o foco é agregas valor a informação e distribui-la, aproveitando dos recursos que a empresa oferece. Essa gestão visa todo o conhecimento individual e organizacional. Enfatiza também o capital humano, que faz com que a criação de novas ideias e processos, seja utilizada nas empresas.

As empresas de hoje estão investindo alto nessa nova gestão, mais o que grande parte erra, é em dizer que gestão de conhecimento, seja a mesma coisa que gestão de informação, onde são diferentes, pois a gestão de conhecimento é mais completa envolve a geração, a codificação e o compartilhamento do conhecimento na organização.

A eficiência no compartilhamento do conhecimento faz que o ambiente de trabalho fique mais aconchegante para as pessoas da empresa, e a forma informal ou formal, muitas vezes são essenciais para o sucesso da organização.

Algumas empresas não entendem esse novo processo, e acham que os problemas da organização devem ser discutidos somente com os envolvidos no processo, porém esquecem-se do todo da empresa, muitas vezes quem está de fora do problema, enxerga uma solução mais acessível e viável para os envolvidos. As empresas que fazem a gestão de conhecimento saem na frente, pois só assim conseguem ver os erros e resolve-los antecipadamente.

As organizações de aprendizagem são aquelas nas quais expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, onde a aspiração coletiva é libertada e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo. (SENGE, 1990, p. 11)

Entende-se que as empresas que terão mais sucesso, serão as que constituírem como organizações de aprendizagem e que conseguirem descobrir como despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da estrutura da organização.

A gestão do conhecimento é como o elemento estratégico que ressalta os desafios de aprendizagem organizacional e as novas competências gerenciais.

Referências Bibliográficas

PONCHIROLLI, Osmar. Capital Humano. 1. Ed. (ano 2005), 3 reeimpr. Curitiba: Juruá, 2009.