FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Laís Rocha Lourenço

Prof. Orientador: Lawton Benatti

 

Gestão do Conhecimento: O Capital mais importante da  Organização.

Gestão do Conhecimento é um recurso utilizado pelas organizações afim de desenvolver o capital humano, capacitando seus colaboradores para resolver problemas, utilizando a criatividade, aprimorando seu potencial para trabalhar em equipe, transmitindo ideias, experiências e conhecimentos.

Quando falamos em capital intelectual, não falamos de um simples conhecimento, e sim algo que será útil a organização onde o indivíduo está englobado. O conhecimento não é um capital se ele não for captado e utilizado pela organização.

 Não basta ter ideias e sim colocá-las em pratica. E esta tarefa pode ser realizada de várias formas, tanto voluntariamente pelo colaborador quanto por um incentivo da empresa.

Vivemos num mundo onde as mudanças ocorrem aceleradamente, o que se praticou ontem e foi usado como receita de sucesso, absolutamente não deve ser repetido hoje, pois, provavelmente o resultado não seria o mesmo.

Isto porque as transformações, a dinâmica, os processos organizacionais e a globalização, dentre outras ocorrências, levam-nos a adotar novas estratégias para que as organizações possam ter um diferencial competitivo no mercado em que atuam.

Investir em tecnologia, novos processos e métodos para se alcançar esses objetivos são práticas já existentes e, diga-se de passagem, são práticas facilmente imitáveis. Porém, investir em pessoas como produto principal para alcançar este diferencial, parece ser mais eficaz.

As organizações que já perceberam esta estratégia, tendem a investir hoje na Gestão de Pessoas e na Gestão do Conhecimento para que possam continuar competitivas no seu ramo de negócio. Estão numa crescente busca pela valorização das pessoas que compõem seus núcleos. E a Gestão de Pessoas vem ganhando cada vez mais importância.

Dentro deste contexto, segundo Chiavenato (Elsevier 2004) “a Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”.

Sobre “Gestão de Pessoas” entendemos que os colaboradores deixam de ser meros recursos sujeitos a operações e instrumentos de produção dentro das organizações, para tornarem-se seres dotados de inteligência, potencial, conhecimentos, habilidades e atitudes com percepções e aspirações que podem ser entregues e desenvolvidas ao longo do tempo e em favor deste, sempre em sintonia com as mudanças e transformações que ocorrem constantemente.

Gestão do Conhecimento, são informações que processamos, analisamos, compartilhamos, reformulamos e praticamos. Esses processos de informações associadas às nossas crenças e valores nos permitem conceitua-las e manifestá-las por meio de nossas ações. É possível desenvolver habilidades relacionadas à percepção da realidade e gerar novos processos, atitudes, planejamentos e inovações de modo a obtermos novos padrões que afetam o comportamento, às organizações e à sociedade como um todo.

Considerando conhecimento (individual ou coletivo) como competência, percebemos a importância de sua disseminação de forma clara e coerente nas organizações envolvendo as pessoas para o compromisso com a missão e os valores.

O conhecimento está aliado à velocidade das mudanças e, as organizações precisam antes de mais nada fazer uso deste recurso inesgotável e ilimitado em proveito próprio e do crescimento individual e coletivo das pessoas. Vale observar que isto só é possível se for acompanhado de aprendizado constante, vivências acumuladas e novas informações, desta forma, temos em Gestão do Conhecimento três características básicas que são: aprendizagem, criatividade e inovação e, também podemos distingui-los em dois tipos: o conhecimento explícito e o conhecimento tácito.

No entanto, as empresas que utilizam Gestão de Pessoas e Gestão de Conhecimento está apta a continuar líder em seu segmento e com uma equipe pronta para trabalhar em pró da empresa, sempre focada na criação de soluções para os seus negócios.

Referências bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Campus, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações, 6ª tiragem – Editora Campus S.A – Rio de Janeiro 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: O capital humanos das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004

HAMPTON, David R. Administração: Comportamento Organizacional, McGrowHill/ São Paulo – 1990