FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC 

Selma Felix Pinheiro 

GESTAO E INFORMACÃO DO CONHECIMENTO  

Carapicuíba – SP

2013

Selma Felix Pinheiro                                                       RA:1041

Gestão do Conhecimento no Ambiente Organizacional 

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial à disciplina de Gestão e informação do Conhecimento de Administração de Empresas da Faculdade Nossa Cidade – FNC, sob a orientação da Profª  Lawton Benati 

Carapicuíba – SP

2013

     O tema Gestão do conhecimento surgiu na ultima década, das discussões fechadas entre fechadas entre pesquisadores da área de ciência e tecnologia e profissionais de pesquisa e desenvolvimento das empresas para despontar como um dos assuntos mais polêmicos e menos compreendidos.

   As competências essenciais da empresa são compostas por um conjunto de conhecimentos e todo conhecimento é processo de aprendizagem. Assim os organizadores entendem que ao contrario do que vem sendo tratado por alguns autores, não é adequado pensar na gestão do conhecimento como um tópico totalmente novo em administração de empresas, mas como um tema que deve ser entendido como um tema de aprofundamento de linhas teóricas que vem sendo desenvolvida a muito tempo há muito tempo pelos estudiosos da aprendizagem organizacional.

   Em relação a perspectiva da estratégia empresarial , a competitividade e a gestão do conhecimento tem sido objetivo de ação crescente .

    Os gerentes atuais estão hipercientes da nova dinâmica e das restrições de seu relacionamento com os seus clientes, fornecedores e concorrentes. Quando falam da Era da informação ou da era do trabalho conhecimento, estão dizendo-nos que suas possibilidades e restrições estratégicas já não estão baseadas na limitação de Capital na demanda e na capacidade de produção. As restrições comerciais atuais são derivadas principalmente da escassez de pessoas disponíveis para levar à empresa a economia globalizada. Isso não quer dizer que o Trabalho seja desqualificado.

   Entendemos que o conhecimento é as habilidades, bem como a capacidade de enfrentar novas fontes de conhecimento e de habilidades empreendedora de auto-iniciativa.

   Muitos gerentes presumem muito corretamente que seus investimentos em tecnologia de informação alavancam as habilidades de todas as pessoas que trabalham nas empresas.

  O conhecimento representa a soma de experiências de uma pessoa ou organização e só existe na mente humana.

   Segundo Von ,Krogh;Ichio e nonaka (2001) a eficácia da criação do conhecimento depende de um contexto capacidade- um espaço do conhecimento pode ser físico, virtual mental, ou mais provavelmente todos os três .

   Os trabalhadores da organização do conhecimento são profissionais altamente qualificados e com o alto grau de escolaridade e, entre sua habilidades reunidas em modelos de competências ,destacam-se o desenvolvimento  e a consolidação de boas habilidades organizacionais , boas habilidades em tecnologia da informação , alem da capacidade analítica para a solução de problemas . As habilidades comportamentais desses trabalhadores contribuem para a formação e o fortalecimento de competências de conhecimento que, aliadas a criatividade e a inteligência, conferem a organização atributos distintos únicos e específicos.

Os principais motivadores para a gestão do conhecimento  tem como ponto de partida e entendimento de que a informação e o conhecimento são os principais fatores de competitividade dos tempos atuais da organização  e nações , com esse objetivo o conhecimento passa a integrar a agenda de a estratégia da organização pesquisada. 

Referencias Bibliográficas

ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond Gestão do conhecimento em Organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo- São Paulo: Saraiva 2008.