FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC 

Andreza Jorvino Felix da Silva 

GESTAO DO CONHECIMENTO

Carapicuíba – SP

2013

Andreza Jorvino Felix da Silva                                                 RA:949 

Gestão do conhecimento em Organizações

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial à disciplina de Gestão e informação do Conhecimento de Administração de Empresas da Faculdade Nossa Cidade – FNC, sob a orientação da Profª  Lawton Benati 

Carapicuíba – SP

2013

     Atualmente o cenário organizacional nos últimos anos sofreu grandes alterações, desse modo as empresas precisam adequar sua atuação para se manterem flexíveis e competitivas em seu mercado com novas regras,tendo esse claro entendimento a organização poder;a tomar atitudes eficientes e corretas para seu crescimento,submetendo-se a grandes mudanças essas organizações precisa ficar atentas a respeito por exemplo;na maior rapidez desenvolvidas em suas atividades,pois atualmente ela tem se preocupado em relação a seus cliente e parceiros,ate porque com a abertura do mercado brasileiros em relação a outros países,o objetivo principal de sue processo produtivo é o cliente e não mais ao produto.

  Tornou-se evidente que as empresas devem prestar atenção nas ações tomadas por seus concorrentes, criando assim novas estratégias de atuação estudando o ciclo de vida de produto ou serviço, e com esta redução de tempo em geral as empresas passam a se preocupar com questões como, por exemplo; Para que um erro não ocorra novamente não seria melhor analisar erros já cometidos?

   As empresas por si só tem hoje um valor bem maior referente ao seu patrimônio, pois antigamente para se ter riqueza e poder era preciso um fator tradicional de produção que seria,terra,capital e trabalho,mais isto é pelo fato que na atualidade o valor de serviços e produtos refere-se cada vez mais na elevação de inovação,tecnologias e inteligência neles incorporados,por eles serem intangíveis as empresas sentem uma dificuldade no gerenciamento,mais se conseguir gerencia-los de forma eficiente a empresa será destaque no mercado que a mesma atuar.

  Essas empresas precisam ter o entendimento que o conhecimento se tornou o valor mais importante e precisamente indispensável, porque é uma matéria prima com que elas trabalham com esse entendimento torna-se mais poderoso e valioso que qualquer ativo físico ou financeiro.

    O valor do conhecimento tem sido algo de sobrevivência das grandes organizações, nos últimos anos experiência obtidos ao longo de sua existência por cada empresa,assim a utilização certa do conhecimento irá permitir o desenvolvimento de produtos e serviços com a qualidade superior e custos competitivos,criando um ambiente propicio para criar,identificar e disseminar o conhecimento vai agregar valores e irá colocar no rumo de atingir suas metas.

Segundo Rivadávia

                    Acredita-se que a resposta deve ser dada por cada gerente a partir da análise de seu contexto laboral especifico. Pessoas são contratadas pelas organizações por suas habilidades, conhecimentos e atitudes (destarte reunidas em modelos de competências),e principalmente por sua capacidade de solucionar problemas.(ALVARENGA NETO,2008,p. 7)

    Sabe-se que apesar de que as habilidades e atitudes são necessárias, elas são constituídas pelo conhecimento, pois apesar de as empresas também buscarem, por exemplo, um profissional que tenha a capacidade de solucionar problemas o mesmo tem que obter o conhecimento ou não terá sucesso, alguns não conseguem diferenciar dados, informação e conhecimento, vejamos então; dados é uma simples observação sobre o estado do mundo, que são facilmente estruturados, quantificados, obtidos por maquinas e transferíveis. Informação, são dados dotados de relevância e propósito, exige unidade de analise, consenso em relação ao significado, necessariamente a medição humana. O Conhecimento é, informação valiosa da mente humana, de difícil, estruturação, captura em maquinas e difícil transferência, inclue reflexão, síntese e frequentemente tacito.

Referencias Bibliográficas

ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond Gestão do conhecimento em Organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo- São Paulo: Saraiva 2008.