Faculdade nossa cidade

Administração de empresas                                  

Este trabalho foi orientado pelo professor: Lawton Benatti, na disciplina de Gestão da Informação e do conhecimento, no Curso de Administração de Empresas, na Faculdade Nossa Cidade.

Carapicuíba 2013

Aluno: Cristina Pinheiro da Nobrega, R.A 867, Curso de Administração de Empresas, 7º semestre , noturno 

 Introdução

A gestão do conhecimento tem demostrado um grande desenvolvimento nas organizações, pois esta tem o objetivo de focar na criação do conhecimento, ou seja, ela cria elementos chave para a estruturação da organização e padroniza seus sistemas para que todos nesta tenha o compartilhamento desta ferramenta.

Está tem como atividade principal divulgar e explicitar o conhecimento, que está nas práticas individuais e grupais da organização, e tem como base o conhecimento nos processos, e demonstra como são complexas as atividades empresariais.

Gestão do conhecimento nas organizações

 

A gestão do conhecimento têm tido um desenvolvimento considerável nos ambientes organizacionais, e com isso tem feito pesquisas e aplicações voltadas para está área, no entanto este tema deve ser entendido como um desdobramento e aprofundamento das linhas teóricas a serem desenvolvidas, e busca complementar as lacunas existentes e oferecem novas oportunidades de ação e estratégica para as empresas.

Está apresenta uma importante contribuição para a compreensão de como os recursos intangíveis podem constituir uma estrutura competitiva, e é usada para identificação dos ativos estratégicos que iram assegurar resultados superiores para a empresa no futuro, isso implica uma perspectiva de que os programas de desenvolvimento gerencias devem estar voltados para ao desenvolvimento do conhecimento nas pessoas que ajudam a empresa a superar seus problemas, ou seja, seus funcionários.

A importância dada a pessoas estimulam sua criatividade, as motivam a desenvolver competências profissionais que tem um grande beneficio para a empresa, pois dessa maneira está atingirá melhores resultados, e poderá diagnosticar problemas e otimizar processos internos, enquanto os bens intangíveis se forem utilizados serão meros instrumentos para um determinado fim.

Para que esse processo tem êxito na organização está tem que ter uma cultura organizacional voltada á inovação, a experimentação e ao aprendizado continuo e deve ter o comprometimento com os resultados.

O conhecimento nas organizações melhora sua capacidade de atrair e manter as a pessoas com habilidades e comportamentos, que elas adquirem e adicionam as seus fluxos e estoques do conhecimento, mas isso só acontece quando as empresas adotam processos seletivos rigorosos, e desse modo aumentam as suas contratações, pois estimulam o alinhamento de requisitos dos processos individuais e coletivos e de aprendizado, como também os comportamentos referentes a os interesses estratégicos de longo prazo, que fortalece suas competências, e sendo assim são destacados os planos de carreira e treinamento que estimulem e ampliam seus conhecimentos. 

O processo tecnológico tem ajudado este, pois ele difunde e armazena conhecimento nas organizações, porque existindo tecnologia na empresa ela tem novas oportunidades e trazidas pelo avanço tecnológico, mas, porém o contato pessoal tem grande importância porque só ele define o conhecimento tácito e para o processo de aprendizado organizacional.

O conhecimento tácito é o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual que envolve fatores intangíveis, como sistemas de valor e crença pessoais, emoções e habilidades e ele só pode ser avaliado por meio de ações.

E outro conhecimento também enfatizado neste é o conhecimento explicito que pode ser articulado em uma linguagem formal, como em expressões matemáticas afirmações

gramaticais, ele é facilmente transmitido e comunicado, este pode ser transmitido formalmente entre as pessoas.

 

Conforme Nonaka & Taukechi (1997, p 79), “ Para se tornar uma empresa que gera conhecimento à organização deve completar o aspiral do conhecimento”.

Visando estes sistemas de conhecimentos os gerentes atuais estão conscientes de que a extensão e a profundidade do conhecimento e das habilidades impulsionam a empresa há ter crescentes chances competitivas, e tem a consciência de que há pouca diferença entre o capital humano que vai para casa e se torna disponível para alianças estratégicas, e ele tem que aprender a lidar com incertezas que são apresentadas pelas concorrências, eles tem que ter uma nova dinâmica de relacionamento com os fornecedores, e com os clientes, pois é a base para que a empresa tenha um avanço perante seus funcionários e concorrentes.

Este tipo de gestão é algo sério que se deve ser levado em conta, que sua estruturação tem ênfase em abrir novos caminhos, para que as empresas de alguma forma possam utilizar meios para que seu capital humano seja valorizado, para que estes se motivem e aumentem sua capacidade intelectual.

Este tipo de gestão evoluiu a perspectiva da visão organizacional que foi embasada em seus recursos na qual a qualidade, a inovação dos recursos internos, e proporcionam uma melhor base para as estratégias para o desenvolvimento do produto bem confeccionado, dessa maneira organizam melhores formas de vencer a concorrências mesmo as sua variáveis sendo tão intensas.

Conclusão

A gestão do conhecimento pode ser compreendida como uma forma de administração e aproveitamento do conhecimento das pessoas e as melhores práticas para o desenvolvimento tecnológico da organização, ela tem como base a estruturas do capital humano da empresa, pois este é o mais importante, pois se ele estiver bem motivado desenvolve várias competências, para desenvolver suas metas do dia-a-dia.

Mas também é preciso dedicação dos gerentes, pois estes tem que ter atenção redobrada para atender as necessidades dos funcionários, dos fornecedores, e conseguir vencer as concorrências, tendo uma tecnologia avançada, um capital humano motivado e competente, e também tendo uma estrutura bem elaborada para que tudo esteja bem centralizado, e com isso tanto na administração, como no chão de fabrica as ações bem pensadas resultaram e processos acabados com pleno sucesso, pois estes utilizam estratégias dinâmicas e táticas tanto do conhecimento formal e informal do seu sistema interno.

Referencias bibliográficas

Fleury, leme Teresa, Maria,  Livro: Gestão estratégica do conhecimento, São Paulo, ed Atlas, S.A, 2010