Gestão do Conhecimento: Desafios Empresariais

 

                                            Por :Eduardo dos Santos Alves

 

A Gestão do Conhecimento não se limita a investimentos em tecnologia ou gerenciamento de inovações, de modo geral a Gestão do Conhecimento engloba todo o ambiente organizacional, necessidades individuais e coletivas, normas formais e informais, estratégica, operacional e organizacional; associadas aos processos de criação e aprendizado.

 Conhecimento é o novo saber, resultante de analises e reflexões de informações segundo valores e modelo mental daquele que o desenvolve, proporcionando a este melhor capacidade adaptativa às circunstancias  do mundo real.( OSVALDO,José de Sordi, 2008, p.12).

A alta administração tem fundamental importância nesse processo, deve direcionar seus esforços ao desenvolvimento de uma cultura organizacional onde todos se comprometam  desde o chão de fabrica ao mais alto nível hierárquico criando um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e organizacional de curto e longo prazo em todas as áreas da organização.

A administração dos recursos humanos não menos importante se destaca nesse cenário pois ao recrutar, treinar e oferecer um ambiente favorável as condições de crescimento individual certamente irá alavancar o capital intelectual da organização trazendo vantagem competitiva junto aos concorrentes.

Independente do setor de atuação da organização sendo estes internos ou externos muitos serão os ganhos da organização que armazena, administra e dissemina seu conhecimento.

De modo geral a tecnologia esta a disposição para ampliar este conhecimento, muitas são as ferramentas disponíveis para este fim onde podemos destacar: banco de dados intranet, internet, manuais de processos, reuniões, treinamentos e etc. As habilidades, competências e atitudes se tornam a mola propulsora nesse processo gerando valor nas empresas e conhecimento..

Dentre estas questões reconhecer que o capital humano é formado pelos valores individuais, grupais e organizacionais deve-se motivar e estimular a motivação intrínseca dar abertura para que a comunicação flua através de experiências tentativas e erros individuais.

A Gestão do Conhecimento engloba a manutenção de processos e funções organizacionais que possam impactar estas atividades.

O recurso conhecimento e sua gestão impactam e por isso  pode-se notar diferentes focos na literatura organizacional:

- Aprendizado individual e organizacional (cultura organizacional);

- Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;

- Relações entre pessoas, diferentes áreas da empresa, diferentes empresas e o ambiente;

- Mapeamento, e compartilhamento do conhecimento organizacional;

- Mensuração do capital intelectual da empresa.

Por ser difícil de ser copiado ou imitado o capital humano se torna uma poderosa ferramenta no que abrange o conhecimento tácito que os funcionários possuem pois é individual e ao mesmo tempo coletivo, leva um tempo para ser construído, podemos dizer que é que quase invisível pois esta de forma intima na cabeça dos colaboradores. Sendo assim torna-se um desafio ate certo ponto conectar e transformar, utilizar e combinar as varias fontes do conhecimento a fim de desenvolver competências e capacidade inovadora, a organização que consegue subtrair estas formas de conhecimento e transforma-las em ideias certamente terão a capacidade de desenvolver novos produtos, processos gerenciais, sistemas gerenciais e certamente liderança no seu mercado de atuação.

As tecnologias de comunicação e informação estão a disposição e facilitam o armazenamento e compartilhamento do conhecimento de forma implícita e explicita, a cultura organizacional tem parte nesse processo pois sem um ambiente que torne o aprendizado em algo real nenhum investimento seria viável pois não se concretizaria, o enfoque em questões como a colaboração  dia a dia de todos os colaboradores, a escolha da estratégia correta , o monitoramento das ações dos valores organizacionais e ambiente de tempos em tempos propiciam e se tornam parte importante do processo como um todo.

Alguns sinais se destacam em um ambiente propicio ao aprendizado e desenvolvimento de competências relativas a Gestão do Conhecimento, podemos destacar o quão é importante

os recursos se aplicados corretamente trazem economia de tempo e financeira entre setores internos da empresa e concorrentes diretos ou indiretos.

É certo que não é nenhuma novidade as organizações se mostrarem dispostas a ganhar e reter talentos mas o que torna-se desafiador é a forma e velocidade com que os novos conhecimentos precisam ser gerados, capturados, disseminados e armazenados nos tempos atuais, desta forma temos algumas formas de comportamentos entre as organizações e podemos destacar.

- as relações são informais;

- as pessoas conversam entre si, incluindo os diferentes níveis hierárquicos;

- a discussão dos valores, missão e objetivo da organização é vista como algo altamente relevante

- as pessoas falam abertamente sobre os erros passados e as lições aprendidas;

Por fim, as organizações que conseguirem criar, atrair e manter os melhores talentos, que criarem um ambiente favorável ao crescimento interno e intriseco entre os seus colaboradores  terão sempre uma vantagem frente aos concorrentes, serão inovadoras e terão seu ciclo e metas sempre renovados pois são e serão sempre incomodadas a novos desafios e buscarão novas formas de supera-los ainda que de forma favorável sem necessariamente pagar acima do mercado pois o se capital esta centrado no humano e em condições melhores para a sua sobrevivência frente aos concorrentes.

Referencia.

 

OSVALDO,José de Sordi. Administração da Informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.