A Gestão do Conhecimento como Vantagem Competitiva.

                                     Por: Daniel Aluísio dos Santos.

Resumo: Criar estratégia é o processo que toda empresa precisa para se administrar. E nos últimos anos é indispensável a estratégia competitiva visando o gerenciamento do conhecimento e do capital intelectual da empresa. E o presente artigo tem como finalidade mostrar como a gestão do conhecimento gera vantagem competitiva e assim poder entender como a gestão do conhecimento tem suma importância para uma empresa gerando conhecimento e gerando vantagem no mercado, usando o capital intelectual e o gerenciamento de informações para obter vantagem competitiva.

Palavras-chaves: Gestão do conhecimento, informação, dados, conhecimento, administração estratégica, organizações que aprendem, vantagem competitiva.

Abstract: Create strategy is the process that every company needs to manage. And in recent years is essential competitive strategy aimed at knowledge management and intellectual capital of the company. And this article aims to show how knowledge management generates competitive advantage and thus be able to understand how knowledge management is paramount for a company generating knowledge and generating market advantage, using the intellectual capital and the management of information to gain advantage competitive.

Keywords: knowledge management, information, data, knowledge, strategic management, learning organizations, competitive advantage.

Introdução

Ao longo dos anos se falou, escreveu, discutiu e publicou tanto sobre gestão do conhecimento, que fica meio que desnecessário argumentar sobre a importância do tema para todas as empresas sejam elas publicas, privadas ou ong’s.

Hoje tendo em vista que a gestão do conhecimento é uma questão que abrange muito mais que apenas conhecimento, abrange ensinar, visando o capital intelectual de cada empresa.

E nos dias de hoje não é diferente, vemos que as grandes empresas têm mostrado que a gestão do conhecimento vem ajudando a ganhar vantagem competitiva em meio a tanta concorrência, visando sempre a administração estratégica

Vamos ter que entender que não abrange apenas conhecimento, a gestão do conhecimento, vai além disso tem em vista o capital intelectual, a gestão do conhecimento aplicada em administração estratégica, com a visão das organizações que aprendem.

Vamos englobar desde o principio da gestão do conhecimento ate organizações que aprendem, tendo em vista estudar o comportamento, da empresa no mercado onde a empresa esta inserida, visando entender como uma empresa faz para gerir conhecimento num ambiente de extrema pressão competitiva.

Tendo como base os estudos acima sugerimos a seguinte questão, Como a Gestão do Conhecimento pode influenciar as empresas a alcançar metas de forma eficiente e eficaz?

              Para entendermos a gestão do conhecimento como vantagem competitiva tempos que responder as questões abaixo para saber como podemos chegar ao nosso objetivo final.

  • Apresentar as vantagens da gestão do conhecimento para uma empresa
  • Mensurar como a gestão do conhecimento tem ajudado as empresas a alcançar metas de modo que alcance vantagem competitiva.
  • Evidenciar a importância da gestão do conhecimento.
  • Mostrar a necessidade de ter na empresa a gestão do conhecimento, visando manter o foco de empresa que aprende.

A gestão do conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas, cada vez mais encarada como um elemento central de desempenho organizacional, pois possuir um elevado padrão de conhecimento é fundamental, é tão importante como todos os outros recursos existentes numa organização.

Gestão do conhecimento é a vertente  responsável pelos processos de criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar o conhecimento dos colaboradores.

A gestão do conhecimento é entendida como a questão que aborda a parte de integrar, identificar, gerir e compartilhar toda informação da empresa seja ela qual for o tipo de informação ou conhecimento, processos, assim como todas as  experiências pessoais de seus colaboradores.

Definição dos termos.

Para entendermos a gestão do conhecimento junto a vantagem competitiva precisamos definir alguns termos importantes e assim segue alguns abaixo.

Gestão do conhecimento – Conjunto de atividade voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações  e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos e metas organizacionais e maximização da competitividade.

Eficiência – A eficiência representa uma medida segundo a qual os recursos são convertidos em resultados de forma mais econômica.

Eficácia – A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.

 Administração estratégica – Não existe um conceito único definido de estratégia , o vocábulo  Não existe um conceito único, definitivo de estratégia. O vocábulo teve vários significados, diferentes em sua amplitude e complexidade, no decorrer do desenvolvimento da administração estratégica.

Dados ­ – Reflete as operações diárias da empresa; são “brutos”.

Informação – São os dados processados e consolidados.

Inteligência ou Conhecimento – entendimento dos dados processados.

Gestão do Conhecimento

A primeira condição é que o conhecimento deve existir.Ele pode vir de fontes internas (desenvolvimento de conhecimento) ou externas (aquisição de conhecimento).Se os ativos individuais ou organizacionais existentes de conhecimento puderem ser reconhecidos e localizados pelo usuário em potencial (identificação do conhecimento), então as condições para o compartilhamento de distribuição de conhecimento existe.( GILBERT; STEFFEN; KAI, 2002, p. 136)

Segundo Davenport, a gestão do conhecimento pode ser vista como uma serie de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. (DAVENPORT, 1998).

 Já na visão de Alvarenga Neto, gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento, na concepção do autor as empresas não gerenciam o conhecimento este se encontra em cada pessoa e na fronteira periférica existente entre as mentes de varias pessoas que atuam dentro de uma mesma organização. (ALVARENGA NETO, 2005)

                      Gestão do Conhecimento e Vantagem competitiva

         A nosso ver, a principal vantagem competitiva das empresas baseia-se no capital humano ou ainda no conhecimento tácito que seus funcionários possuem. Este é difícil de ser imitado, copiado e “reengenheirado”. É, ao mesmo tempo, individual e coletivo, leva tempo para ser construído e é de certa forma invisível, pois reside na cabeça das pessoas. A gestão do conhecimento está, dessa maneira, intrinsecamente ligada á capacidade das empresas em utilizar e combinar as varias fontes e tipos de conhecimento organizacional (Nonaka e Takeuchi, 1995) para desenvolver competências especificas e capacidade inovador, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. (FLEURY, JR.  2010. p. 214)

Para muitas empresas de hoje, a vantagem competitiva duradoura apenas pode lhes pertencer se elas se tornarem empresas geradoras de conhecimento ou organizações que aprendem (learning organizations).Isso significa a criação constante de novo conhecimento dos negócios, sua disseminação ampla por toda empresa e a rápida incorporação de novo conhecimento em seus produtos e serviços.( O’BRIEN, 2010, p. 60)

Conclusão.

Tendo em vista todo o estudo relacionado no decorrer desse artigo vemos que no âmbito da administração e de negócios a gestão do conhecimento é vista como uma busca intencional para melhorar e preservar o índice de competitividade dentro do mercado que a empresa está inserida, e a gestão do conhecimento como estratégia tem a ver com o aprendizado e o aproveitamento do conhecimento organizacional para gerar vantagem competitiva e assim ganhar mais força no mercado e aumentar seu know-how.

 

REFERENCIAS.

FLEURY,Maria Tereza Leme; JR, Moacir Miranda Oliveira. – Gestão Estratégica do Conhecimento: Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competências. Editora Atlas. São Paulo; 2010.

GILBERT,Probst; STEFFEN,Raub; KAI,Romhardt. – Gestão do Conhecimento:Elementos construtivos do sucesso. Editora Bookman. Porto Alegre; 2002.

JR, Artur. A Thompson; GAMBLE, John. E; III, Aj. Strickiand. – Administração Estratégica.  Editora Mc Graw Hiw. 15º Edição. São Paulo;

O’BRIEN,James.A. – Sistema de Informação: E as Decisões Gerenciais Na Era da Internet. Editora Saraiva. 3º Edição. São Paulo;2010.

SODORI,José Osvaldo. – Administração da Informação: Fundamentos e Praticas Para Uma Nova Gestão do Conhecimento. Editora Saraiva. São Paulo; 2008.

MIRANDA, Nadia Tadeu; AGUILLAR, Luis Joyanes. – Revista Jus Vigilantibus: Os Beneficios da Gestão do Conhecimento nas Organizações. 2009.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisas em Administração. Editora Atlas. 10ª Edição. São Paulo; 2009.

HTTP/WWW.duplipensar.net/artigos/2007s2/gestão-do-conhecimento.html, Acessado em: 26/03/2013