Gestão: Democrática, Autoritária e seus desafios.

 

Maria do Socorro de Sousa.

 

 

Resumo

 

O presente artigo pretende de forma objetiva traçar um paralelo entre a gestão autoritária e a democrática e falar um pouco dos desafios enfrentados na gestão escolar. A primeira é caracterizada pela figura central do diretor, a qual toma as decisões sobre a escola sozinho, e não permite a participação na tomada de decisão. A segunda é um modelo que pretende que todo o corpo escolar participe das tomadas de decisões preocupando-se com as diversas opiniões, centrada na coletividade, na cooperação, respeito mutuo e no bem comum. Essa gestão pretende viabilizar a participação de todos e não apenas de um. Tornando descomplicados os problemas quando a união de forças. Pois a gestão enfrenta muitos desafios como: violência nas escolas falta de participação, inclusão dos alunos e democratização. Para a elaboração desse artigo foi feita uma pesquisa bibliográfica em acervos que tivesse interligação ao tema, também foi realizada um entrevista com uma Gestora aposentada a qual nos relata uma visão de gestão autoritária. A ela foi indagado qual a rotina da função que exercia. Se ela conhecias o modelo de gestão atual. Qual a semelhanças e diferenças de sua época para a atual. O que ela acha da gestão democrática e qual o conselho daria aos novos gestores, pois a mesma teve a oportunidade de vivenciar a rotina democrática no período a qual atuou como coordenadora da mesma instituição. Essa entrevista foi realizada em 2013, a diretora atuou com gestora de 1990 a 2004 e como coordenadora de 2005 a 2010.

Palavras-chaves: gestão, democrática e autoritária.

Introdução

 

 

Gestão autoritária é ligada a figura central do diretor, onde ele manda e todos obedecem sem importam à diversidade de opinião, o dialogo é a ausente ou inexistente, as ordens do diretor são leis que devem ser cumpridas, pois existe a valorização da hierarquização.

 Gestão democrática esta associada a participação atuante de toda a comunidade escolar, viabilizando a tomada de decisão coletiva, buscando melhorar a qualidade do sistema de ensino e agregar valores de cooperação e respeito.

A gestão atual passa por um processo a qual se encontra bastante dificuldade por causa de vários aspectos como globalização que pode excluir alunos, diretores e professores, a falta de qualificação de alguns profissionais, a falta de participação dos atores educacionais, o autoritarismo e a dificuldade de implantação de um sistema educacional democrático, a violência nas escolas não apenas de forma física, mas também simbólica.

 

  1. 1.    Gestão autoritária X Gestão democrática.

 

A gestão autoritária é aquela categoria de gestão a qual a figura central é o diretor, a qual tem autonomia de decidir tudo dentro do colégio buscando aquilo a qual ele considera o melhorar para sua instituição. Podemos caracterizara-la como uma categoria, a qual não exista um dialogo efetivo, mas sim uma ausência total de discursão sobre as problemáticas existentes, onde apenas um resolve os problemas de todos sem levar em consideração as outras opiniões existentes.

É conhecida também pela desigualdade do poder, um manda e todos têm de obedecer. Rejeitando os questionamentos nas imposições de ordem, o poder hierárquico, a qual sua autoridade e exercida sem critica e implosões de ordem.  

Pesquisando em um contexto a qual esse tipo de gestão era mais evidente em um depoimento colhido com uma ex-diretora de um colégio de educação infantil, a qual foi diretora em meados de 1990, a mesma declara que a função do diretor era: “Em minha gestão eu tinha como principal função mandar e corrigir os funcionários e professores. Orientando-os e repreendendo-os quando necessário.” Essa declaração nos faz remente que sua gestão era centrada na opinião de um autor principal “o gestor”.

Em 2005, após sair do cargo de diretor assumiu a posição de coordenadora e pode ter uma experiência da gestão democrática que foi insira em seu colégio.  Na conversa com essa diretora ela afirma que em sua rotina como Gestora, a mesma afirmou sobre a rotina dos gestores atuais  que eles supervisionam o serviço do quadro de funcionários da escola, é responsável pela manutenção dos projetos da escola, comunicar o corpo docente sobre as modificações repassadas pela secretaria de educação. Acerca das semelhanças atualmente ela declarou: “assim como na minha época os diretores tem quer analisar o trabalho feito pelos outros”. A respeito às diferenças: “hoje o diretor não manda sozinho, pois existe o conselho escolar. Para tomar decisões em conjuntos, entretanto a escola melhorou a em autonomia financeira”.

Ao interroga-la, sobre o que ela acha da gestão democrática comentou “A gestão “democrática” tirou a autoridade do diretor, hoje ele não tem autonomia para decidir algo, tem que passa pelo conselho escolar.” E aconselha aos gestores atuais “Ter mais autoridade com os alunos, pois muitos gestores hoje são desrespeitados constantemente.”.

  1. 2.   O que é gestão democrática

 

Uma gestão democrática esta associada à participação ativa nas decisões onde todos os membros que envolvem no corpo escolar sejam eles pais, docentes, diretor e funcionários em geral.  Mas muitas vezes, acostumamos em outras pessoas tenha a autoridade de tomar decisões por nós, seja por comodismo ou por dificuldades de participação, por essa pratica não está envolvida de forma efetiva em nosso cotidiano, ou por nossa cultura  e costumes não incentiva tal prática.

Para que seja implantada de forma efetiva a gestão democrática, se faz necessário que no cotidiano escolar fomentado a para a participação ativa de todos, pois esse processo é longo e necessita a educação diária para a construção dessas pratica educacional.

Entretanto por se tratar de algo democrático obviamente não pode ser algo imposto para a comunidade escolar, deve-se trabalhar respeitando as diversas formas de pensar devemos ter a cooperação e entender as dificuldades de implantação desse novo segmento em nossa comunidade educativa, baseando-se principalmente na coletividade e no bem comum.

  1. 3.   Desafios da gestão

 

Uma escola é vista como uma instituição de qualidade se faz necessária uma gestão eficaz que saiba ir de encontro com as necessidades, muitas vezes consideramos que uma boa instituição educativa necessita de uma boa estrutura física, isso é necessário obviamente, mas se esses bens não forem bem administrados de nada valerá a pena.

É necessária primeiramente uma boa formação inicial de nossos gestores. E também a formação continuada é de fundamental importância. Além disso, uma boa comunicabilidade e relacionamento interpessoais são características essenciais.

O diretor deve está atento às inovações sempre reconhecendo os reflexos da globalização na sociedade e consequentemente em sua escola. Teve aprimorar seus conceitos e utilizar a tecnologia para melhorar seu sistema de ensino. Inovado e garantindo a inserção no mundo digital.

O diretor deve saber o que é inclusão, como incluir e não apenas inserir. Como se da aprendizagem dos alunos como são avaliados pelo Estado com as prova “prova Brasil, ENEM, SPAECE”. E deve ficar atento para problemas do cotidiano como a violência nas escolas incentivando a repasse de valores positivos que muitas vezes são banalizados na sociedade atual. Muitas vezes, a incivilidade existente nos leva a acreditar que não exista solução, mas um bom gestor deve confiar e repassar amor acreditando de forma efetiva em nossas crianças as quais terá um mundo e um futuro melhor e tentar assim amenizar tal impasse abolindo também a violência simbólica. 

Também deve incentivar a participação e implantar essa pratica, através da formação de conselhos escolares que serão compostos por pais, funcionários, gestor, professores, alunos e comunidade em geral, a qual serão responsáveis pela tomada de decisão do colégio instituindo   o que é melhor para essa comunidade.  Muitos desafios serão impostos, muitas perguntas surgirão. O que é esse tal conselho? Para que ele serve. Muitos criticaram dizendo que a pouca participação, que a muita conversa mais no final apenas um decide, pais que não podem participar porque são muito ocupados. Mas a soluções a exposição sobre o conceito e as ideologias existentes, o incentivo a participação e a flexibilizando os horários são alternativas e solução para esses desafios.

  1. 4.   Considerações finais

 

A gestão é um tema bastante divulgado atualmente no contexto pedagógico e educacional, é importante estudarmos e conhecemos seus modelos, pois são bastante diferenciados, para assim sabermos o qual o modelo se trata quando estevemos diante de um deles. Foi muito interessante a elaboração da temática por se tratar de um assunto dentro do nosso contexto de trabalho como educadores. 

Referência

Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília DF. Ministério da Educação – MEC. Nov. 2004.

Gestão de Pessoas. Os dois lados da moeda: Escola Tradicional e Escola Democrática<http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10246&chapterid=9649 disponível em 30/11/13 às 14h55min

Salto para o futuro. Edição especial: desafios da gestão escolar. Tv escola. Nov. 2011