Autora: Ana Cristina Leal de Oliveira

 (acadêmica do curso de Direito) 

Professor orientador: André Araujo

(Professor da disciplina de Gestão Ambiental no Centro Universitário São Camilo – ES)

Gestão de recursos hídricos

Curso de Graduação em Direito, no Centro Universitário São Camilo – ES

Cachoeiro de Itapemirim – ES; 2012.

RESUMO

Atualmente a grande quantidade de resíduos sólidos gerados pela população é alarmante, diante disto, o presente trabalho vai abordar como esse lixo vem aumentando em grande proporções gerando uma crise e uma preocupação internacional sobre o tema. Traz também a busca pelo uso, cosumo, mas que após ocorra uma seleção para o reaproveitamento e reciclamento desses lixos urbanos, não podendo deixar de mencionar a importância das políticas publicas no que tange a importância dessa gestão dos resíduos de forma sustentável ao planeta, que não pode ocorrer sem que haja preliminarmente uma educação ambiental em todos os indivíduos. 

PALAVRAS CHAVE: Lixo, Educação Ambiental, Gestão. 

INTRODUÇÃO

O crescimento constante da população do planeta acarreta um aumento na demanda de bens e serviços e de vários outros requisitos essenciais à sua sobrevivência. Dentre os fatores mais usuais ou conhecidos pode-se elencar o espaço, o calor, a energia disponível, os recursos não renováveis, a água e os alimentos.

Para tentar acrescentar maiores conhecimentos sobre o tema e a problemática desse cenário é que se sugere o desenvolvimento deste artigo. E é sob esse enfoque que se busca conhecer e descrever as novas atribuições e procedimentos com que se defrontam os dirigentes e servidores públicos em suas atividades diárias.

As tentativas de colocar em prática um desenvolvimento sustentado têm levado os dirigentes públicos a tomar medidas que provocam mudanças nos valores vigentes da sociedade e também em seus próprios sistemas operacionais (SCHENINI & NASCIMENTO)

O cenário de destruição da vida na terra nos está próximo e já serviu para diversos discursos apaixonados e incisivos pela defesa e preservação da natureza e dos seres humanos. Embora o problema diga respeito a todos, diversos são os atores e as condições para analisar a questão. Nesse sentido, este artigo buscou encontrar e caracterizar os aspectos que dizem respeito às responsabilidades e atribuições da gestão sustentável dos serviços públicos.