Trataremos de aspectos relacionados à Gestão de Pessoal nas Empresas, discorrendo sobre: A Interação do Homem com as Organizações, Comportamento, Cultura e Clima Organizacional; Recrutamento e Seleção; Cargos, Carreiras e Competências; Avaliação de Desempenho; Salários e Benefícios; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Trabalhistas; Treinamento & Desenvolvimento.

A realidade tem se mostrado bem mais positiva e otimista para muitas organizações: Gestão de pessoas é, hoje, participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização: o capital humano, que nada mais são que pessoas que a compõe.

Pode-se concluir então, que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas (tradicionais) com as modernas (gestão da participação e do conhecimento).

As organizações acreditavam que a tendência, em linhas gerais, sempre foi gerir negócios. Concordo em parte, mas hoje, o fator que move realmente a regra do negócio é justamente o capital humano.

Trata-se então de enxergarmos que a real vantagem competitiva no mercado não está somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, entre outros exemplos que poderíamos citar e sim nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isto no cotidiano.

  

1 - A Interação do Homem com as Organizações: Comportamento, Cultura e Clima Organizacional

 

Até pouco tempo o quadro de funcionário não era considerado como patrimônio da empresa, era visto como algo que poderia ser substituído a qualquer momento ser causar maiores transtornos a organização. Mas hoje com o mercado globalizado e a concorrência acirrada, um colaborador que sai da organização pode causar um enorme prejuízo a empresa, pois poderá levar consigo informações estratégicas privilegiadas e beneficiaram a concorrência.

 

Mas essa prática mudou, hoje em dia as empresas buscam cativar, incentivar seus colaboradores, buscando manter um ambiente organizacional que possibilite o máximo de produtividade, o ambiente organizacional tem haver muito com a cultura da organização, onde as ações positivas dos colaboradores devem ser destacadas e buscando evitar  a ocorrência de ações negativas, que podaram desestabilizar um bom colaborador.

 

2 - Recrutamento e Seleção: Provisão de RH

 

Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Após recrutados os colaboradores devem ser atentamente observados e acompanhados, possibilitando assim a seleção daqueles que possam ascender  funcionalmente dentro da organização, bem como aqueles que devem ser demitidos ou recolocados em outras funções dentro da empresa.

 

 Uma das técnicas de recrutamento e seleção é a avaliação das habilidades e competência do candidato, que não só a formação técnica profissional, mais sim o conjunto do avaliado.

 

3 - Cargos, Carreiras e Competências: Aplicação de RH

 

O organograma da empresa deve ser bem definido, para que os colaboradores tenham referencia de a quem devem se reportar e a quem se dirigir e cobrar resultados.

 

Após a definição do organograma, será possibilitado a estruturação de um plano de cargos e carreiras, atribuindo as mais diversas funções responsabilidades e definição do nível de influência e responsabilidade (poder).

 

4 - Avaliação de Desempenho: Aplicação de RH

 

Avaliar o desempenho dos colaboradores é muito importante, pois, possibilita identificar aqueles que estão atingindo as metas, aquele que estão superando-as e os que estão deficitários.

 

A partir daí, é possível a atuação para corrigir desvios, promover e recolocar os colaboradores. Os itens que irão compor o portfólio de avaliação dos colaboradores devem ser previamente definidos em critérios reais, para impedir o cometimento de erros e injustiças.

 

5 - Salários e Benefícios: Manutenção de RH

 

A recompensa pelos serviços prestados na atualidade não se constitui somente do salário mensal, o trabalhador moderno e esclarecido não busca somente salário, busca uma série de outras coisas, como por exemplo: Um ambiente organizacional saudável, que possibilite a ascensão funcional dentro da empresa aliado ao desenvolvimento técnico-profissional e atualização de conhecimento.

 

Outros benefícios muito utilizados atualmente e que motivam a equipe é a concessão de prêmios sobre a produtividade, a exemplo do melhor colaborador do mês, ou aquele que mais produziu, ou ainda aquele que teve uma idéia que fez deslanchar ou salvar um projeto.

 

Este conjunto de técnicas faz com que o capital humano construído pela organização lhe seja fiel.

 

6 - Saúde e Segurança no Trabalho: Manutenção de RH

 

Novamente neste item teremos que falar sobre o ambiente organizacional, pois,  um ambiente desorganizado facilita a ocorrência de acidentes de trabalho, assim como um ambiente insalubre faz surgirem doenças relacionadas a atividade profissional.

 

Cabe aqui também citar que conforme o ramo de atuação da organização, poderão ser exigidos equipamentos de proteção individual (EPI), ou ainda maquinas e equipamentos ou móveis e computadores ergonômicos, afim de evitar o surgimento das chamadas lesões por esforço repetitivo.

 

7 - Relações Trabalhistas: Manutenção de RH

 

Ensina Lopes de Sá (1997), pouco adianta, para fins humanos, que estejamos apenas demonstrar que se investiu tanto ou quanto na solução de problemas ecológicos ou em interesses sociais, se não conhecemos, pela reflexão, as bases lógicas de uma interação entre a célula e os seus entornos, entre a empresa e o meio em que vive, entre a instituição e a sociedade.

 

Partindo desta premissa, é necessário que a organização busque sempre cumprir com as exigências legais relativas ao quadro funcional e que participe das associações de classe ou sindicatos, para que esteja sempre se atualizando sobre o tema.

 

8 - Treinamento & Desenvolvimento (T&D): Desenvolvimento de RH

 

O treinamento dos colaboradores,  permite o desenvolvimento constante da empresa, pois, estarão sempre sendo atualizado os conhecimentos com o surgimento de novas técnicas e oportunidades dentro da organização.

O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total. O treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visava a atender.

 Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.