FNC-FACULDADE NOSSA CIDADE

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - CONSULTORIA RH

PROFº ORIENTADOR LAWTON BENATTI

GESTÃO DE PESSOAS

Angela Lopes Perfeito

As organizações vêm passando por constantes transformações tanto internas como externas, e essas mudanças traz um novo cenário para o mercado de trabalho. O Recursos Humanos (RH) é uma das áreas na organização que também está passando por transformações consideradas como um progresso significativo. O termo Recursos Humanos vem sendo substituído por Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Gestão de Capital Humano, entre outros. O RH deixou de ser somente burocrático e passou a ser estratégico, um departamento que agora abrange diversas atividades, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, análise e descrição de cargos.

Esse novo profissional RH, surge e tem como principal objetivo valorizar os colaboradores, não pensando que são mais um número dentro da organização, mas que são os principais impulsionadores na organização, são parceiros, precisam ser reconhecidos. Pode se notar a valorização dos profissionais hoje como uma forma estratégica para o sucesso das organizações. Pensar no bem estar dos colaboradores usando as ferramentas disponíveis ajudarão a planejar o departamento. O Gestor de pessoas deve buscar condições para que tanto a organização quanto o colaborador possam crescer juntos e se desenvolver de forma satisfatória.

Se comunicar é uma ferramenta importante para os profissionais que exercem função de gestores, principalmente em gestão de pessoas. Comunicar significa passar alguma informação de forma que todos possam entender. Isso sugere que deve falar, mas também deve ouvir.

Para um bom desempenho, o profissional deve se preocupar com próprio desenvolvimento, e muitos estão atentados a isso. As organizações estão interessadas neste perfil de profissionais e devendo estimular o crescimento, oferecendo suporte para alcançar os seus objetivos e também atender as expectativas.

Novas formas de gerenciar as pessoas são necessárias, as organizações necessitam acompanhar os avanços tecnológicos e a globalização. O Gestor de pessoas tem uma responsabilidade de atrair e deter talentos. Não é uma tarefa fácil, vai depender muito da colaboração da empresa e do poder de convencimento do gestor, mostrando assim a importância e as vantagens para a organização.

Para se adaptar as rápidas mudanças, as organizações vêm confiando suas atividades a consultores, que atuam como solucionadores de problemas. O consultor de RH presta serviços buscando assim identificar e fazer diagnóstico de problemas.

[...] sua atividade vem-se tornando mais constante, nota-se que, com frequência cada vez maior, ele passa a agir diretamente nos projetos e, em muitos casos, a dispor de certo grau de poder em relação a sua implementação. Por sua vez, à medida que as empresas adotam, pelo menos como propósito, a Gestão de Pessoas, maior importância passa a ser conferida á figura do consultor nesta área. Não necessariamente um consultor contratado, externo à organização, mas um consultor interno, capaz de proporcionar às pessoas que atuam na organização tanto a orientação técnica para a elevação de seus níveis de desempenho quanto o aconselhamento voltado a seu desenvolvimento profissional e pessoal.   (GIL 2009, p. 63). 

O sucesso da Gestão de Pessoas dependerá muito de seu desenvolvimento junto à organização, pensar de forma estratégica e planejar fará toda a diferença. O profissional é parte importante da organização, pessoas contentes dão resultados satisfatórios. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 

DUTRA, Joel S.; Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 

GIL, Antonio C.Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.