No instante em que são tomadas providências envolvendo planejamento de recursos humanos, o recrutamento e seleção são primórdios, pois visa atrair vários candidatos para determinadas vagas disponibilizadas pela organização, dentre os quais serão selecionados os participantes para a futura seleção. Esse recrutamento pode ser interno, externo ou pela internet, depende da organização. Isso ocorre devido à maneira de relacionamento com o ambiente organizacional e o mercado de trabalho. Para recrutamento são necessárias documentação e considerar todos os quesitos divulgados pela organização. Pode acontecer um recrutamento interno, que é aquele feito por remanejamento, transferência ou promoção de colaboradores.

O critério de recrutamento externo seria realizado por candidatos de fora.  Pode-se também realizar um recrutamento misto. Esses processos podem consistir em vantagem e desvantagem, considerando que a empresa tenha visão de incentivar redução de custos e garantir o potencial já conhecido poderia optar por recrutamento interno, é claro que isso poderá causar desvantagens, onde pode gerar conflitos entre colaboradores com mesmo interesse.  Para realização de recrutamento externo fica clara a obtenção de inovação e criatividade, menos vícios de trabalho e novas experiências, com a desvantagem de ser um processo mais demorado, ter custo maior, e que exige uma segurança maior quanto ao resultado. Tendo em vista a forma de recrutamento é preciso então desempenhar as técnicas para processo seletivo.

O exercício de enquadramento de cargos e salários é a fase onde se calcula todos os custos envolvidos na implantação do plano de cargos e salários, bem como a estratégia de implantação, em acordo com as condições financeiras da empresa tentando minimizar os impactos que possam ocorrer isso é feito também por uma pesquisa de campo obedecendo à hierarquia por ordem de importância todos os cargos da organização.  As tarefas designadas e decorrentes de cada cargo serão representadas na dinâmica de realizá-las com satisfação, habilidade e agilidade.

 O salário é deferido na data combinada em contrapartida aos serviços prestados pelo colaborador, podendo sofrer alterações, mediante experiência de três meses ou por modalidade, dois anos no mercado são classificados como Júnior, de dois a quatro anos Pleno, de quatro a seis anos Sênior, de seis a oito anos Master e profissionais com mais de oito anos no mercado são classificados como Especialistas.