IDHESP - Instituto de Desenvolvimento Humano, Educacional, Social e Profissional Ltda

Curso: Psicopedagogia institucional com ênfase em Recursos Humanos

Disciplina: Administração em Recursos Humanos

Ministrante: Profª Sirley de Almeida Duarte

Aluna: Elizabeth de Jesus Santana

 

Gestão de pessoas na educação

 

O mundo vem passando por mudanças significativas ao longo dos tempos. Dentre elas, tem-se a globalização, um fenômeno responsável pela ressignificação de vários setores da organização, inclusive da Gestão de Pessoas. Falar de gestão de pessoas na educação é falar de humanização, pois o compromisso do educador-gestor é com a sociedade. O começo, meio e fim da educação é o ser humano, então, dessa forma, os recursos mais importantes numa organização são as pessoas nela inserida.

A gestão de pessoas favorece, inegavelmente, o desenvolvimento do ato criativo e da reciprocidade em ensinar e apreender os conteúdos explorados, formando-se uma rede de compartilhamento que propicia ambientes saudáveis onde se promovem as satisfações: profissional e pessoal, além da motivação de todos. As modernas organizações descobrem na qualidade do capital humano um fator decisivo para o seu sucesso. Quanto mais positivo for o ambiente de trabalho, maior será a realização individual e os resultados organizacionais.

As organizações deixaram de ser vistas como necessariamente racionais. As emoções fazem parte das pessoas e deve-se buscar integrá-las ao racional para a obtenção de resultados. Sendo assim, a Gestão de Pessoas na educação favorece a ampliação dos relacionamentos, cria possibilidades de afeto interpessoal e torna possível a cooperação no ambiente de trabalho.

A nomenclatura “Gestão de Pessoas” veio para substituir o termo “Administração de Recursos Humanos”, que passa uma visão das pessoas que trabalham na organização como meros recursos, assim como os materiais e financeiros. O intuito agora é mostrar aos funcionários que eles fazem parte da essência da organização; que eles são cooperadores.

O sucesso de qualquer instituição está relacionado ao êxito dos seus relacionamentos internos e externos. Dentro de uma organização convivem muitas pessoas, cada uma com características próprias, com personalidades diferentes. Estas pessoas se relacionam entre si e também com outras organizações. Compreender as diversas personalidades existentes proporciona um melhor convívio. É imprescindível identificar o que motiva ou desmotiva as pessoas é uma tarefa que exige atenção, cuidado, conhecimento do ser humano. Através de uma compreensão dessas diferentes personalidades é possível harmonizar a equipe e possibilitar melhorias e uma qualidade de trabalho.