GESTÃO DE PESSOAS E RECRUTAMENTO

Cristiane Lopes de Souza

Roseni J. G. SilvaParacatu

2012

“Uma sociedade melhor é aquela em que todos têm oportunidade de explorar suas habilidades e conhecimentos.” (UNIBANCO, Itaú., 2012).

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO.. 4

2 HISTÓRIA DO ITAÚ.. 5

3 ESPAÇO PROFISSIONAL. 6

4 GESTÃO DE PESSOAS. 7

4.1 Política de Gestão de Pessoas e Práticas Gerenciais. 7

5 CARREIRA.. 8

5.1 Metas de Performance. 8

5.2 Programas oportunidades de carreira. 8

5.3 Educação corporativa. 8

6 MEIOS DE APRENDIZAGEM... 9

6.1 Autodesenvolvimento. 9

6.2 Intercâmbios de conhecimentos. 9

6.3 Parcerias com Instituições. 9

6.4 Envolvimentos de gestores. 10

6.5 Aprendizagem e aplicação no dia-a-dia. 10

7 PROCESSOS DE RECRUTAMENTO.. 11

7.1 Processos de seleção e contratação. 11

7.2 Etapas do processo. 11

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 13

REFERÊNCIAS. 14

1 INTRODUÇÃO

Em um mercado competitivo e amplo de carreiras promissoras, benefícios e remuneração não são o bastante, é importante apostar no desenvolvimento profissional.

A geração Y procura oportunidades de crescimento, um ambiente de trabalho desafiador e estimulante. 

O Itaú Unibanco possui campanhas para atrair jovens talentos para programas de estágio e trainee, com foco em pessoas que almejam o crescimento profissional e tenham paixão pela sua área de atuação.

Investe em públicos diversos e desenvolve programas especiais para estudantes de cursos de graduação e profissionais recém-formados.

 


2 HISTÓRIA DO ITAÚ

Segundo Roberto Egydio Setubal - Diretor Presidente do Itaú Unibanco Holding S.A. “Participação ativa na construção do desenvolvimento profissional, em um cenário dinâmico e desafiador”. Assim é trabalhar no Itaú Unibanco, uma empresa brasileira presente em 12 países e que tem como um de seus desafios intensificar sua expansão externa, dando continuidade ao processo de internacionalização que já ocorria nas duas instituições que lhe deram origem.

Segundo o presidente do Banco a estratégia de crescimento do Itaú Unibanco nos próximos anos refletirá cada vez mais a competência, dedicação, respeito aos valores éticos e eficiência de sua equipe de alta performance, cuja atuação está baseada em práticas sustentáveis, com foco na transparência e perenidade do negócio.

E contínuo desenvolvimento das pessoas e da organização passa pelo estímulo à meritocracia e multidisciplinaridade das equipes e pela promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e desafiador, que valoriza a diversidade e a equidade, por meio da atração de profissionais de diferentes formações, raças, opiniões e culturas.


3 ESPAÇO PROFISSIONAL

Conforme pesquisa, percebemos que o banco Itaú é uma instituição financeira com espaço para profissionais das mais diversas áreas de atuação, tais como: design, telemetria, marketing, com profissionais de todos os perfis.

Promoção, aumento por mérito, oportunidades em uma nova função e novos desafios são algumas das possíveis vantagens.

Segundo, O diretor de Gestão Corporativa de Pessoas do Itaú Unibanco, Adriano Lima: "O Itaú valoriza os talentos e incentiva a construção de carreiras com programas de desenvolvimento e retenção muito sólidos. Somos um dos maiores empregadores do Brasil e queremos reforçar que nossos principais valores e estratégia estão alinhados aos desejos dos jovens profissionais. Nesse contexto, resolvemos intensificar a comunicação para mostrar um banco com ricas possibilidades de carreira".


4 GESTÃO DE PESSOAS

 

4.1 Política de Gestão de Pessoas e Práticas Gerenciais

 

A busca permanente do fortalecimento da gestão das pessoas que aqui trabalham o aprimoramento do estilo gerencial Itaú, o aumento da produtividade e a melhora contínua do ambiente de trabalho formam os compromissos do banco com seus colaboradores.

 
 

Política de gestão de pessoas

Política de gestão de pessoas

 
 
 

Desenvolvimento de Pessoas e Carreira

Diretrizes Gerais

 
 
 

Gestão de Desempenho e Potencial, Diálogo de Desenvolvimento

Cumprimento de Objetivos

 
 
 

Atração e Integração

Alinhamento Organizacional

 
 
 

Remuneração e Benefícios

Iniciativa

 
 
 

Ambiente de Trabalho

Focos nas Oportunidades

 
 

Comunicação Interna

Gerir Riscos

 
 

Relações do Trabalho

Delegação com Responsabilidade

 
 

Atuação Social

   
         

O negócio do Itaú Unibanco é sustentado pela gestão de pessoas como principal diferencial. Conta com uma equipe altamente integrada e de alta performance.

Para ter pessoas cada vez mais capacitadas, motivadas, comprometidas e principalmente satisfeitas, utiliza políticas de gestão de pessoas e práticas gerenciais para proporcionar um ambiente de trabalho que privilegie a troca de idéias, o trabalho em equipe, a transparência, a criatividade e a meritocracia.

Procura profissionais comprometidos, éticos, empreendedores, que saibam trabalhar em equipe e que tenham, principalmente, muita garra e determinação para vencer todos os desafios. Pessoas que estejam preparadas para construir uma carreira de sucesso.


5 CARREIRA

 

5.1 Metas de Performance

O sistema único e simplificado de Metas de Performance,  permite estabelecer metas individuais, dando clareza sobre o papel de cada um diante dos desafios com a finalidade de sedimentar a cultura de alta performance e de meritocracia em toda a organização,

Além de ajudar a planejar as ações a serem desenvolvidas e a acompanhar a performance, o sistema também é um apoio importante de incentivo ao feedback contínuo entre líderes e equipes, estimulando um ambiente aberto e motivador.

5.2 Programas oportunidades de carreira

Foi criado para facilitar o acesso dos colaboradores às oportunidades internas de desenvolvimento de carreira. É priorizada a participação dos funcionários nos processos seletivos e as políticas do Programa possibilitam o incentivo à participação ativa do colaborador (funcionários) na construção de sua carreira e o auto-desenvolvimento.

5.3 Educação corporativa

Essa é a forma pela qual o Itaú Unibanco oferece formação, capacitação e desenvolvimento para seus colaboradores, sempre de maneira vinculada às competências estratégicas, ao alinhamento com a visão, os valores e a cultura do banco. E, principalmente, com os objetivos de cada negócio.

 As diretrizes:

  • Alinhamento estratégico e cultural;
    • Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais estratégicas para o negócio;
  • Formação de líderes;
  • Incentivo ao autodesenvolvimento;
    • Disseminação e aplicação do conhecimento gerado na organização e na troca de experiências.

 

6 MEIOS DE APRENDIZAGEM

 

Oferecem os mais diversos meios de aprendizagem, realizando programas de educação corporativa presenciais, à distância ou híbridos, com apoio de apostilas, livros, vídeos ou e-Learning, em que a principal ferramenta de disseminação do conhecimento é o computador. A escolha do meio de aprendizagem depende das necessidades da área e das características do público e do treinamento.

6.1 Autodesenvolvimento

A Educação Corporativa estimula seus colaboradores a buscar, continuamente, o autodesenvolvimento e propicia os meios para que eles possam desenvolver e avaliar o próprio aprendizado, bem como planejar sua própria carreira, aproveitando oportunidades e aperfeiçoando sua atuação profissional.

6.2 Intercâmbios de conhecimentos

O Itaú Unibanco estimula e encoraja a troca de conhecimentos e experiências entre as pessoas e as equipes. A gestão do conhecimento é uma das formas mais poderosas de se solucionar problemas, criar vantagens competitivas e aperfeiçoar a organização como um todo.

6.3 Parcerias com Instituições

Um dos compromissos de Educação Corporativa do Itaú Unibanco é estabelecer e manter parcerias com as principais instituições de ensino, consultorias externas e centros de pesquisa e formação profissional no Brasil e no Exterior, como a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas e Insper (antigo Ibmec). Por meio destas importantes parcerias, adquirimos novas tecnologias, melhoramos procedimentos e testamos soluções inovadoras.

 

 


6.4 Envolvimentos de gestores

A participação dos gestores no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas equipes é fundamental e, por isso, é continuamente estimulada. Parte do papel dos gestores neste processo é o de canalizar os esforços de aprendizagem para as estratégias e objetivos das áreas. Desta forma, o conhecimento flui mais rapidamente, além de funcionar como um fórum em que novas idéias podem surgir a qualquer momento.

 

6.5 Aprendizagem e aplicação no dia-a-dia

Acompanhar o processo de aprendizagem e a melhoria do desempenho de cada colaborador é à base de todo esforço de Educação Corporativa. Tendo isso em mente, desenvolvemos programas híbridos, onde cases, simulações, jogos, exercícios, dinâmicas e outras áreas de conhecimento podem ser transmitidos à distância e, posteriormente, avaliados na presença do professor.

Este ambiente flexível proporciona tanto ao gestor quanto ao próprio colaborador a oportunidade de fazer a sua própria gestão de aprendizagem.


7 PROCESSOS DE RECRUTAMENTO

O Itaú Unibanco busca profissionais comprometidos com a ética, com o autodesenvolvimento e que saibam produzir e trabalhar em equipe, que desenvolvam seu trabalho de uma forma séria, dinâmica e criativa, sempre na busca de melhores e mais importantes resultados.

O Itaú utiliza a Internet como forma ferramenta auxiliar para Economia de tempo e otimização dos processos de recrutamento

Em 2011, o Banco Itaú resolveu investiu na Web e reformulou no segundo semestre de 2001, o site oficial da organização. Além de reformular o visual do portal e garantir que os internautas tivessem acesso às mais variadas informações sobre a empresa foi dado um destaque especial para alguns links, dentre os quais as “Oportunidades de Carreira" - canal voltado especificamente para candidatos que queiram seguir uma carreira promissora dentro da organização.

7.1 Processos de seleção e contratação

Com a implementação em 2000, o site do Itaú contabilizou mais de 130 mil registros de recebimento de currículos, os quais originaram a seleção e contratação de grande número de profissionais experientes, recém-formados ou em formação, além de pessoas portadoras de alguma deficiência para cargos efetivos em diferentes áreas de empresa.

Depois da consolidação junto ao público diversificado, o Itaú passou a considerar o novo site "Oportunidades de Carreira" um importante aliado, na hora de atrair, desenvolver e reter novos talentos.

7.2 Etapas do processo

 

Contabilizam-se mais de 13 mil inscrições mensais de profissionais interessados em integrar a equipe do Itaú. São cruzados dados e características de candidatos que se enquadrem ao perfil ideal para preenchimento da vaga disponível.

O candidato recebe um e-mail informando se a pessoa enquadra-se ao perfil de organização e que, conseqüentemente, concorrerá ao cargo disponibilizado. No entanto, existem casos em que o profissional é comunicado que seus dados ficarão arquivados para futuros contatos.

Quando a empresa encontra um candidato que atenda às exigências de alguma vaga disponível, a pessoa recebe uma comunicação da organização, solicitando a sua presença para a realização de uma entrevista. Realizada esta etapa, o profissional é encaminhado a uma consultoria externa para que realize testes, dinâmicas de grupo e possivelmente, outras entrevistas. A seqüência desse processo depende do cargo que esteja sendo pleiteado.

O processo de seleção dos candidatos ocorre em 3 etapas eliminatórias:

  1. Seleção de currículos cadastrados no site;
  2. Testes online para avaliação da formação básica;
  3. Dinâmica de grupo ou entrevista individual com o gestor da área;
  4. Contratação.

Após o processo seletivo e efetivada a contratação, o novo colaborador recebe da organização um "Kit Integração" que inclui fitas de vídeo, o Código de Ética do Itaú e outros materiais impressos que falam sobre a visão da empresa de forma abrangente. Em seguida, o profissional passa por um período de treinamento específico, para que possa exercer suas novas funções. Neste ano (2012), O Itaú Unibanco já contratou 1.600 estagiários.


8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Itaú Unibanco é uma empresa de sucesso que valoriza e respeita as pessoas que nela trabalham que conquista e mantém mercados e adapta-se permanentemente às mudanças, obtendo resultados sustentáveis, atuação ética e responsabilidade social.

O Itaú tem seus colaboradores como aliados. Não medem esforços na retenção dos talentos de cada uma das suas instituições.

Valoriza e respeita a diversidade, contando com mais de 4.000 colaboradores com deficiência (portadores de necessidades especiais) atuando em diversos cargos.

Preza pelo seguinte slogan: “Uma sociedade melhor é aquela em que todos têm oportunidade de explorar suas habilidades e conhecimentos.”.

REFERÊNCIAS

BISPO, Patrícia.  Itaú recruta candidatos através da Internet. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Materia/3183/itau-recruta-candidatos-atraves-da-internet.html>. Acesso em 05 Nov. 2012.

CENTRAL, Rh. Itaú Unibanco recruta jovens talentos. Publicado dia 13/08/2010.

Disponível em: <http://www.rhcentral.com.br/destaques/destaque.asp?interesse=7&cod_destaque=1187>.  Acesso em 05 Nov. 2012.

UNIBANCO, Itaú. Carreira. Disponível em: < http://itau.com.br/carreira/>. Acesso em 05 Nov. 2012.