GESTÃO DE PESSOAS: Do desempenho organizacional e suas perspectivas na satisfação do cliente.

Não é de hoje que esse tema vem sendo abordado de forma frequente e exaustiva, hoje mais do que nunca vem em uma crescente, pois, a sociedade está cobrando um papel mais efetivo das organizações de modo que não haja a concretização apenas na ideia da maximização de lucro e criação de riqueza, mas que voltem atenções para o relacionamento e satisfação do cliente, como, por exemplo, os programas de satisfação ao cliente.

A Gestão de Pessoas concentra diversos setores dentro de uma organização, seja Recursos Humanos, supervisores, gerentes, diretores ou até mesmo presidentes.

Por isso a necessidade e importância de uma abordagem acerca das modificações em um setor que possui tanta influência dentro de uma empresa.

A disputa pela conquista de uma maior fatia do mercado cresce a cada instante, e o que tem se provado cada vez mais é que as pessoas que trabalham nas empresas serão o grande diferencial competitivo, pois são estas que trabalham, produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios. Em outras palavras, estão na linha de frente de combate tornando-se assim o cartão de vista da empresa ou da organização.

Em muitos casos o crescimento econômico da organização está diretamente relacionado com o desenvolvimento de uma atividade voltada para interação com cliente. 

A satisfação dos clientes é alcançada a partir de diversas ações que as empresas precisam executar, assim, oferecer produtos e serviços de qualidade, além de preços e prazos são alguns pontos que podem influenciar na satisfação.

É necessário que as organizações entendam que o cliente insatisfeito fomenta informações negativas, e dessa maneira a imagem da organização é prejudicada, por isso, a satisfação dos clientes é um importante instrumento, que

 

pode ser usado pelos gestores como forma de tornar mais competitiva a empresa no mercado. As organizações devem sempre se preocupar com essa relação de satisfação dos clientes, com o cliente visualiza a empresa, se a empresa oferece excelência e encantamento: as organizações devem ofertar produtos e serviços que satisfaçam às expectativas de seus consumidores, gerando assim uma fidelização e por conseqüência um encantamento desse cliente.

A Gestão de pessoas tem como papel fundamental contribuir com o desempenho do profissional, identificar os fatores do atendimento que contribuem para a satisfação do cliente, avaliar a satisfação do cliente, dos funcionários em seu ambiente de trabalho e como o colaborador satisfeito com seu trabalho contribui para a realização do atendimento ao cliente com qualidade.

Neste sentido os gestores das empresas devem investir no desenvolvimento de suas equipes, esteja ela em contato direto com o consumidor ou não, pois, independente em que estágio do processo esteja o funcionário, participará no produto final. Portanto, o treinamento e desenvolvimento contínuo são fundamentais para cada vez mais a empresa ampliar seus resultados financeiros, pois com clientes satisfeitos, aumenta a chance de fidelização nas vendas dos produtos e serviços.

Entender que pessoas são as responsáveis pelo desempenho das organizações e que os gestores devem se atentar para as mudanças ocorridas nos processos de Gestão de Pessoas, de forma a anteverem os problemas, proporcionando assim aos funcionários o suporte necessário para a execução de suas atividades, para a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho, gerando assim resultados eficientes e eficazes..