GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PESSOAS  - ELAS FAZEM ACONTECER

Gerir pessoas, tarefa importante dentro das organizações. A gestão é parte importante, de que as empresas dispõem para melhorar seus resultados e fazer com que seus negócios consigam destacar-se da concorrência. Com o passar dos anos, os administradores perceberam que o verdadeiro diferencial não está somente no trabalho bem realizado, ou na prestação perfeita dos serviços aos clientes, nem tão somente em disponibilizar os melhores produtos a seus clientes. Constata-se obviamente que é preciso que exista uma sinergia entre os fatores citados acima, mas com o desenvolvimento da administração verificou-se que as empresas somente conseguem alcançar seus objetivos quando possuem equipes de trabalho alinhadas com as políticas da empresa.

Pessoas estas, conforme Chiavenato (2005), seres dotados de sabedoria, com características distintas e com grande capacidade de transformação. As empresas perceberam que o comportamento destas, está diretamente ligado aos resultados a serem alcançados pelas organizações. Ambas, pessoas e organizações dependem uma da outra, as organizações necessitam das pessoas para que consigam alcançar seus objetivos e cumprir suas missões, e as pessoas visualizam nas empresas como sendo o meio através da qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais.

Neste contexto, Chiavenato (2005), diz que Gestão de Pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como cultura, estrutura existente na organização, características do ambiente, do negócio, tecnologia abrangida, processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Segundo Italiane (2002), a Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial, centrados em cargos vem demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável, pelo qual vem passando as organizações.

No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização, que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.

É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos.

O papel do líder é primordial neste contexto atual no qual vivem as empresas, para tanto, abaixo demonstra-se através de um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo do ideal a ser implantado pelas empresas através de suas lideranças.

Anteriormente

Futuro Líder

* Ser um chefe

* Controlar as pessoas

* Centralizar a autoridade

* Estabelecimento de objetivos

* Dirigir com regras e regulamentos

* Confrontar e combater

* Mudar por necessidade e crise

* Ter um enfoque eu e meu departamento

* Ser um coach e facilitador

* Empowerment

* Distribuir a liderança

* Conciliar visão e estratégia

* Guiar com valores compartilhados

* Colaborar e unificar

* Ter um enfoque mais amplo

* Ter um enfoque de minha empresa

* Interpretar a realidade emergente

* Focalizar os recursos existentes de uma forma eficiente

* Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças

* Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimento

QUADRO 01 - UM NOVO MODELO DE LIDERANÇA

FONTE: Grupo de estágio ( César)

Todas estas habilidades expressam a importância na valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de suas potencialidades, mas também da superação dos seus limites.

Evidencia-se cada vez mais, a necessidade de que os administradores devem possuir conhecimentos técnicos agregados à prática diária dentro das empresas. A concorrência, as mudanças rápidas nos cenários econômicos, turbulências que transformam a vida das empresas e das pessoas a sua volta. Enfim, questões estas que o gestor irá enfrentar dentro das organizações, e com o máximo de rapidez possível, propor soluções que minimizem eventuais perdas e maximizem oportunidades que possam surgir no caos diário que vive as organizações.

As empresas do passado caminharam dentro do processo evolutivo, num contexto voltado basicamente aos processos de trabalho e busca de lucros, não que isto não seja necessário, mas com o passar dos anos, as diversas transformações dos cenários mercadológicos, mostrou a todos que já não basta à preocupação de obter lucro a qualquer custo. Mas sim, ter a percepção de que as empresas têm o dever de se preocupar com a satisfação de seus funcionários, cujo capital intelectual é incalculável. E uma organização de sucesso sabe que não sobrevive, se não cuidar de seu corpo funcional.

Dentro deste contexto, torna-se a necessidade iminente de buscar dentro das organizações uma melhor conectividade entre funcionários e empresa. As metas e objetivos devem sim, estar em conjunto com os anseios dos colaboradores e para isso, o clima favorável é fator decisivo na busca da performance qualitativa e positiva entre todos os entes participantes da empresa.

Avaliar continuamente o grau de satisfação dos funcionários, além de ser imprescindível, pode ainda ser considerado uma estratégia sábia dos gestores de recursos humanos, pois nunca foi tão importante que a área de gestão de pessoas fosse interligada aos demais setores estratégicos das organizações. Esta congruência deve existir de forma evidente e visível a todos, procurando uniformizar a linguagem da empresa, homogeneizar as necessidades de crescimento, alcance das metas, com as vontades, desejos e anseios de cada funcionário que ali desempenha suas funções. Todos esses fatores são considerados como intervenientes ao desempenho das organizações.

Portanto, compreende-se a importância dos conhecimentos adquiridos através deste projeto final de estágio, o qual foi minuciosamente pesquisado nas diversas fontes do saber. Intensificada pela prática apresentada na empresa abordada, bem como as propostas e sugestões indicadas pelos acadêmicos, e que irão ajudar a empresa a aplicar as melhorias necessárias, a fim de que busque crescimento contínuo e valorização de seus funcionários para assim poder consolidar sua posição de destaque no mercado em que atua.

Adm Cesar Sperling Vargas