Universidade Anhembi Morumbi

Laureate International Universities

Escola de Engenharia & Tecnologia

Curso de Aviação Civil

Planejamento de Tripulações

São Paulo, 2013.

Sumário

1.Introdução
2.Conceito
3.Composição e organograma da área
4.Funções operacionais
5.Requisitos e habilitações
6.Gestão e interligação da área
7.Logística interna
8.Sistema operacional
9.Fontes pesquisadas
10.Equipe de trabalho

Introdução

No presente trabalho abordaremos os mecanismos utilizados nos planejamentos das tripulações e os métodos, especificando as funções operacionais e toda a logística interna de uma organização.

Observação

“ Dentro de uma organização seja ela companhia aérea ou não, deverá sempre haver uma logística por trás de todo o seu funcionamento e nas tripulações isto não é diferente, há uma equipe preparada para manter o funcionamento adequado da mesma.”

"Art. 156 do Código Brasileiro de Aéronautica:
São tripulantes as pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo de aeronaves."

Funções Operacionais

Segundo o Código brasileiro de aeronáutica (CBA). Art. 156. São tripulantes as pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo da aeronave. Art. 166. O Comandante é responsável pela operação e segurança da aeronave. Além disso durante toda a viagem o comandante é responsavel por supervisionar o comprimento da regulamentação profissional, como por exemplo:
• limite da jornada de trabalho;
• limites de vôo;
• intervalos de repouso;
•fornecimento de alimentos.

Os demais membros da tripulação como: copiloto e comissários ficam subordinados, técnica e disciplinarmente, ao Comandante da aeronave, podendo o comandante delegar a outro membro da tripulação funções que seriam suas, menos as que se relacionem com a segurança da aeronave.

Responsabilidades e Funçoes Individuais

No geral as funções de cada membro da tripulação são divididas de seguinte maneira:
•COMISSARIO: Auxiliar o Comandante da aeronave, encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança, do atendimento aos passageiros a bordo e a guarda de bagagens, documentos, valores e malas postais que tenham sido confiados pelo Comandante.

COPILOTO: Auxiliar o Comandante da aeronave, a ele é dado as tarefas de preparação de cabine, calculo de combustível, calculo de performance e também de condução da aeronave.

•PRIMEIRO OFICIAL : Comandante de aeronaves a pistão, a ele é dado as tarefas de segurança do vôo, condução da aeronave, gerenciamento de toda a parte do vôo.
•COMANDANTE: Comandante de aeronaves a reação, a ele é dado a tarefa primordial que é a segurança de vôo. O Comandante é a autoridade máxima dentro da aeronave

Requisitos e Habilitações

Segundo o Art. 159 do CBA, a habilitação tecnica e a licença tem que ser especificas para cada função.
Segundo o Art. 156. do CBA de modo geral são necessarios para o tripulante os seguintes requisitos:
a)Habilitação Técnica;
b)Capacidade Física;
c)Licença de Específica.

A licença de tripulantes e certificados de habilitações técnicas e médico aeronautico serão concedidos pela autoridade aeronautica
A licença terá carater permanente e o certificados virgorarão pelo período neles estabelecidos, podendo ser revalidados.

Gestão e Interligação da área ao complexo da empresa

Diante da exigência de organização no setor aéreo é necessário fazer planejamentos, dentre eles o planejamento de tripulação.
Importância: A aplicação de métodos eficientes na gestão da tripulação dentro de uma companhia aérea proporciona diminuição de custos, melhor aproveitamento e qualidade de trabalho dos tripulantes.

Como afeta a empresa?

A empresa aérea, em sua gestão de tripulantes, tem os seguintes fatores a levar em consideração:
◦Regulamentação do aeronauta;
◦Tipo de frota de aeronaves;
◦Custos;
◦Malha aérea.
A empresa necessita de pessoal qualificado para fazer um planejamento que se adeque a esses fatores a fim de solucionar os Problemas de Atribuição das Escalas e os Problemas de Determinação das Viagens.

• Jheinigton Vinha
• Beatriz Lourenço
• Vinicius Fantin
• Lucas Martins
• Tais Ribeiro