ALINE BATISTA DE CARVALHO MORAES 0050018567
ERICO DOS SANTOS SILVA 0050018575
LILIAN SOUZA RIBEIRO 0050038487
LUCIA MARIA RIBEIRO ROCHA 0050038499
PRISCILA MORAES RUBIM 0050020310

INTRODUÇÃO

O tema Gestão de Estoque vem ganhando destaque dentro das organizações, pois, hoje a grande preocupação das empresas é a agilidade dos produtos, armazenagem e a eliminação de desperdícios de materiais e tempo.
Existem diversas teorias abrangentes para a Gestão de Estoque, nosso estudo é voltado para a mensuração e eliminação de desperdícios relacionados a livros da Editora Edificar. Buscamos trazer otimização na gestão de Estoque e eliminação de custos.
Baseamos nossa pesquisa na Editora Edificar, mais precisamente em seu estoque e em sua gestão. Encontramos mediante a pesquisa uma série de problemas para a organização do estoque. Existe falta de organização, compras exageradas, falta de administração em vendas, entre outras situações que geram perca de tempo e dinheiro para a empresa.
Analisando as problemáticas do estoque buscamos formas e técnicas utilizadas por grandes nomes da Administração Científica com enfoque em estoque, buscamos organizar o estoque e melhorar a armazenagem, articular vendas com o objetivo de atingir o publico alvo, e centralizar compras de acordo com programas específicos e indicadores que pudessem alertar sobre o momento certo da saída de estoque e o momento necessário para reposição.
Buscamos os fundamentos da Gestão de estoque, identificamos o papel do estoque vantagens e variáveis que englobam todo o estoque. Abordamos o sistema Just In Time e suas técnicas, implantado em uma das maiores empresas do mundo a Toyota Motors. Posteriormente abordamos o método operacional o sistema de planejamento puxado Kanban.
O formato utilizado para a elaboração deste artigo baseou-se na história da administração destinando um capitulo a história da Administração, pois é de grande importância para qualquer gestão. Gestão de estoque é destinada em um capítulo para o mesmo, onde encontramos o maior problema da empresa e em consequência disso focamos nossos esforços para solucioná-los.