Situação: João e José estão discutindo sobre quais passos tomar para implementar um projeto. João quer avançar imediatamente, mas José quer repensar a situação e talvez consultar outros membros da equipe para evitar tomar uma decisão precipitada. João se torna impaciente e culpa José por atrasar o projeto mais uma vez. José não quer irritar João, por isso ele não faz nada sobre as diferenças de opinião, na esperança de que João se acalme e mude de ideia. O resultado é: um impasse.

Esta é uma situação típica em que o conflito congela o progresso dentro de uma empresa. Devemos, primeiramente, perguntar por que José, como tantos outros trabalhadores, não faz nada. A resposta é porque ele provavelmente acredita em alguns mitos muito comuns e infelizes sobre o conflito.

O conflito é ruim e coisas terríveis podem ocorrer se há diferenças de opinião.

Conflito destrói a equipe.

Outros funcionários vão ficar bravos com ele.

Ele iria chamar muita atenção para si mesmo.

A harmonia deve prevalecer a todo custo.

As partes nunca vão superar esses sentimentos negativos.

A questão vai causar uma reação em cadeia que irá parar ou atrasar a produtividade e envolver outras pessoas.

Neste ponto, um líder pode questionar suas próprias visões de conflito. Mas você sabe como definir realmente conflito? Não, não é uma terrível e incontrolável criatura fora de controle. Em um treinamento motivacional, você aprende que o conflito é simplesmente definido como tensão, o que não é bom nem ruim.

A tensão positiva é aquela energia que leva ao aumento da criatividade, inovação e produtividade. É um subproduto dinâmico de duas ou mais pessoas que compartilham seus pontos de vista, mesmo que as suas opiniões sejam inconsistentes ou fora de sincronia. Já a tensão negativa é resultado improdutivo, prejudicial de pessoas que não trabalham em conjunto para chegar a uma solução positiva.

Assim, que medidas positivas os líderes podem tomar para minimizar os aspectos negativos do conflito?

Perceber se o conflito é natural e acontece o tempo todo.

Analisar os aspectos positivos do conflito.

Perceber se o conflito pode ser tratado de uma forma positiva que leva ao crescimento pessoal e profissional, desenvolvimento e produtividade.

Identificar a raiz do conflito.

Olhar para o problema de todos os lados.

Elaborar uma lista completa de ações para enfrentar o problema.

Concordar com todas as medidas necessárias para implementar a resolução.

Um líder eficaz é aquele disposto a resolver a tensão negativa e transformá-la em tensão positiva, que leva ao aumento da compreensão das questões e ao melhor resultado final.