FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Samya Danielle Miranda da Costa

Professor Orientador: Lawton Benatti

Gestão de Competências nas pequenas Empresas 

O cenário em que se encontram as pequenas empresas no que se trata de Gestão de Competências, coloca em foco a importância para um desempenho empresarial voltado à busca de ótimos resultados, uma vez que estas precisam se esforçar mais na gestão competitiva.

Apesar das melhorias nas relações de trabalho e o crescimento das pequenas empresas no que se trata de competitividade, ainda é visível a dificuldade na utilização da gestão de competências por parte delas.

As competências precisam ser desenvolvidas de modo a melhorar as relações organizacionais, levadas em conta principalmente pelo Recursos Humanos de cada empresa, para que as competências necessárias sejam entendidas e possa alcançar seus objetivos.

A questão é: Habilidades, Conhecimento e Atitudes são bem utilizadas e desenvolvidas dentro das pequenas empresas? Sabendo se como o caminho destas é mais difícil, é complicado imaginar que a Gestão de Competências consiga ser aplicada de maneira eficiente.

Segundo Chiavenato "gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequações ao negócio".

Nas pequenas empresas faltam ferramentas, funcionários com conhecimento maior e um departamento que tenha o número de pessoas suficiente para que seja possível realizar um processo que desencadeie um bom resultado deste programa.

Enquanto em uma grande empresa um departamento se prepara para receber de volta o que foi desenvolvido, as pequenas empresas buscam um outro tipo de resultado, colocando de fora de suas prioridades o que os grandes vêem como um triunfo para que o desempenho organizacional das empresas melhorem cada vez mais.

É uma questão de conhecer, de saber lidar com a estrutura organizacional e acima de tudo colocar em prática o que foi pensado e planejado, o que pequenas empresas não sonham em conseguir lidar.

Sem colocar como impossível de ser vista, a Gestão de Competências em uma empresa que não é grande, é preciso que, desde a abertura da organização, não importando o seu porte, seja posto como pré-requisito para o sucesso interno, que competências funcionem não apenas em um curso de Administração de Empresas e seus derivados, mas que também se tenha conhecimento e noção   de sua importância para o desempenho e andamento de qualquer processo organizacional. 

Referências Bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas.2.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.