Faculdade Nossa Cidade

Mauro Antonio de Oliveira – RA 980

Prof. Orientador Lawton Benatti

Gestão de competências Nas Organizações

No momento atual caracterizado por mudanças constantes e crescentes, sabemos o quanto o conhecimento é indispensável para um bom desenvolvimento em uma organização. O conhecimento é um componente essencial para o ser humano, tem uma divisão de como um indivíduo pode obte-lo, seja ele caracterizado de forma genética onde o sujeito herda de seus antecessores e também como fator de aprendizagem e adaptação no ambiente onde vive. Através desse conhecimento é que se pode utilizá-lo em forma de competências.

Competências são conhecimentos habilidades e atitudes, baseados nas atividades desenvolvidas e no desempenho seja ele pessoal ou profissional. É o preparo e qualificação que posto em prática irá agregar valor, e determinar quais as qualidades um indivíduo tem em funções especialmente dentro de uma organização. Segundo Chiavenato (2002, p.520) as competências básicas? na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou outra característica pessoal ? são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas. É quando um funcionário possui um alto perfil de competência e demonstra um alto desempenho para levar adiante determinadas missões.

A Gestão por competências é processo metodológico para compreender dentro da organização quais são as diferenças que poderão ser utilizadas no ambiente competitivo. Através de um mapeamento de dados extraídos dos funcionários, armazenagem dessas informações, e resultados desses estudos das competências de cada um, a fim de adequar suas funções para o crescimento e dos objetivos da organização. Diante desses aspectos é necessário entender o quanto cada um pode produzir criar e se desenvolver, direcionado a uma função mais adequada possível.

A Gestão por competência ela poderá ser elaborada através de testes que vão verificar e apontar quais são as qualidades existentes em cada um. E também ser utilizados em grupos de pessoas, o que vai determinar é a função e o setor onde o indivíduo trabalha. Essa avaliação poderá ser através da coleta de dados, processos internos, procedimentos adotados em cada departamento e no âmbito geral, nos quais darão dados para determinar como será adotado essa gestão e o resultado esperado.

O processo de identificação das competências na extração de dados irá determinar em um ciclo de etapas, quais delas a pessoa tem mais facilidade e quais tem mais dificuldade em responder as expectativas, aferindo aos resultados estratégicos da empresa.

Esses resultados que trarão onde a pessoal poderá se adequar, ou melhor, produzir através das competências que lhe de fato traz satisfação.

A partir do momento onde se obtem a sua adequação é onde também se pode trabalhar na melhoria dessa competência e também para se manter e não deixar que ela enfraqueça dentro de um ambiente rotineiro e de mudanças constantes.

Dar todo o suporte para que a pessoa que ali se espera desenvolver suas habilidades de maneira eficiente e talentosa e em todo o ambiente global organizacional, para que ela possa se sentir alinhada e respeitada pela empresa. É importante que esse processo seja adequado a todos os setores da organização deixando que ela seja foco somente em alguns departamentos.

Essa característica que a faz com todos possam estar em conjuntos com seus objetivos não podendo deixar que seja deficiente em um local de menor importância,achando que ali  não vai trazer benefícios para o objetivo  organizacional.Isso faz com que crie uma separação de ambientes ,onde poderá gerar desmotivação e falta de compromisso com a empresa.Essa falta de compromisso poderá desequilibrar toda  a parte estratégica esperada em um determinado momento ou processo, implicando nas áreas de maior importância.

Um exemplo seria em um setor de planejamento, dando todo suporte, inovações, qualificação para aquelas pessoas, tudo correndo perfeitamente conforme esperado, mas quando esse setor depende de outro para que aquele planejamento esteja sendo feito de maneira correta, é onde se pode criar esse desequilíbrio estratégico e não ter um resultado em um mesmo nível esperado, porque ali não foi trabalhado aquele modelo de gestão. Por isso é importante que ele esteja relacionado a todos os setores daquela organização, esperando resultados com qualidade  e eficiência.

O Trabalho para se adequar as competências podem demorar a ter um resultado que se espera, esse tempo leva em conta as condições em que a empresa esteja às pessoas que ali trabalham e sua cultura organizacional. 

Referências Bibliográfica

SILVA, BENEDICTO, Aprendizagem e gestão do conhecimento: fundamentos teóricos e experiências práticas – Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.