Vantagens da Gestão de Carreira

A gestão de carreira esta sendo cada vez mais procurado pelos grandes empresários que pretendem gerar mais satisfação aos seus colaboradores e crescer suas organizações, pois quando os colaboradores estão satisfeitos, eles trabalham melhor e assim crescem profissionalmente, desta maneira a organização também cresce  junto aos seus funcionários. Ao emitimos a expressão “gestão de carreira” logo vem a nossa mente um estrada que deve ser percorrida e cada passo que deve ser seguido dentro de uma única organização, e esses passos  tem as suas regras e motivos a serem caminhados, mas este pensamento esta mudando, pois ultimamente quando falamos de gestão de carreiras, estamos falando de gestão de talentos, resultados, competências e habilidades que as pessoas estão sendo preparadas diariamente, para assumir diversos cargos em diversas organizações.

A gestão de carreiras é encontrada com mais freqüência em empresas que tem uma grande estrutura organizacional e uma grande preocupação com os recursos humanos, pois este é o primeiro passo para o crescimento da organização quando estamos nos referindo à carreira profissional dos colaboradores. Esta prática que está sendo muito utilizada atualmente, muitas vezes é a solução de grandes problemas organizacionais, que às vezes parece não ter uma solução. Hoje em dia há muitas perspectivas de carreira do colaborador, não importa se é numa única empresa ou em varias, esse é um fator importante da gestão de carreira. Pois deste modo as pessoas procuram ter capacitação, formação adequada e principalmente autoconfiança, desta forma elas não ficam presas em uma única empresa.

 Está sendo buscado pelas empresas, cada vez mais soluções para planos de cargos e salários, com a finalidade de acabar de vez com a desigualdade salarial dentro das organizações, pois isso gera um grande fator de desmotivação para os colaboradores, pois pessoas que tem a mesma função a mesma produtividade e mesma capacidade não podem ter diferença salarial, e quando as pessoas estão desmotivadas, seja por esse ou outro fator, a produtividade fica menor, gerando perdas para a as organizações, isso também não deixa de ser influenciado pela gestão de carreira. Cabe a empresa ter honestidade com todos os seus colaboradores, desta forma eles terão mais confiança na organização, e sem dúvida manterão seu ritmo de trabalho mais freqüente.

Cada vez mais a gestão de carreira torna-se instrumentos fundamentais para o desenvolvimento tanto da empresa como dos colaboradores, ou seja, o empreendedor começa a ter a preocupação com os planos organizacionais e individuais, assim visualiza com mais perfeição os profissionais que tem as características, conhecimentos, habilidades e competência para assumir os cargos oferecidos, assim, fica mais fácil identificar os profissionais que tem a capacitação e psicológico adequados. Desta forma a empresa não perde tempo em uma escolha errada, e os funcionários tem mais oportunidades profissionais.

Já os colaboradores ficam com mais facilidade para ter uma boa carreira dentro da empresa, porque desta forma eles estabelecem suas metas e desafios a serem cumpridos, criam objetivos a serem alcançados e principalmente começam a buscar o preparo e formação profissional, desta forma ambos os lados poderão ganhar, principalmente a organização, pois o capital intelectual é uma grande vantagem para a empresa que pretende crescer sempre. Mas vale lembrar também que cabe a empresar ter um plano de carreira acessível a todos da organização para oferecer para seus colaboradores, Mas também devemos lembrar que cada um é responsável pela elaboração de seus planos, e carreiras a serem seguidos.

Vale lembrar também que quando a empresa tem um bom plano de carreira, poderá ser previsto situações de movimentações importantes para a organização, ou seja, a empresa sabe escolher os profissionais que tem competências humanas, estratégicas e técnicas para assumir as posições importantes da empresa, evitando escolhas erradas, a empresa não perde tempo e assim cresce mais rapidamente. Lembrando também a importância do plano de sucessão, pois esta é a única maneira, que poderá evitar o fato de perder bons profissionais de níveis técnicos e ganhar profissionais de níveis superiores péssimos.