Uma questão surge quando se aborda o tema Qualidade: por que as organizações devem se preocupar com a Qualidade? Não será essa uma preocupação inerente da própria sobrevivência da organização? A preocupação com a qualidade dos produtos/serviços, não é de agora, o certo é que atualmente as alterações verificadas no contexto organizacional levam a que estas preocupações ganhem  uma nova projeção.São vários os fatores para que tal aconteça,como:
-Intensificação da ocorrência internacional na indústria e nos serviços : a procura de novas condições de produção e de escoamento dos produtos à escala mundial, reflete-se na globalização dos mercados. Consequentemente os padrões de Qualidade exigidos são maiores. 
-Aceleração da inovação : a diversidade de produtos acompanhada de um ciclo curto de vida, consequência das pressões concorrenciais.
-Produtos cada vez mais complexos não adimitindo não-conformidades tolerados até pouco tempo.
-Sensibilidade dos clientes ao risco: clientes estão cada vez mais informados e mais sensiveis aos riscos.
-Cada vez mais e melhor:num mercado mais aberto e competitivo, os clientes procuram distinguir a oferta, as organizações precisam diferenciar seus produtos/serviços.
-Mudança cultural e melhor utilização dos recursos humanos: ao adotar uma estratégia de Qualidade a organização necessita de implementar uma metodologia de estratégia de trabalho e mobilização de todos os colaboradores, de modo a fazer as coisas bem e previnir eventuais problemas. Evolui assim para um ambiente mais rico em Know-how e mais profissional que requer um estilo de liderança e motivação diferente.

Patricia Lamar 
Consultora,auditora em Gestão da Qualidade
para empresas

E-mail: [email protected]