Gestão da qualidade: Influência da motivação na qualidade de ensino-aprendizagem

Quality management: Influence of motivation on the quality of teaching and learning

 

Maik Alexandre da Cruz
E-mail: [email protected]
 
Docente do Centro Universitário de Itajubá- FEPI

 

Resumo: Este trabalho está sendo desenvolvido com o objetivo de analisar a influência da motivação na qualidade de ensino/aprendizagem, explorando grupos de referências e atributos determinantes no processo de escolha no que fazer. O tema foi contextualizado a partir de estudos que mostraram lacunas que poderiam ser preenchidas com maior profundidade e cientificidade. Foram citadas também, propostas alternativas para direcionamento a escolha ideal. De acordo com uma pesquisa realizada pela SEMESP (sindicato das Entidades mantedoras de estabelecimento de Ensino), em todo o Brasil, cerca de 20% dos estudantes de Instituições  particulares de ensino superior desistem do curso no meio do caminho, e uns dos motivos da evasão é o descontentamento, seja com o curso ou até mesmo com a profissão. E ainda assim, muitos decidem terminar o que começaram e até mesmo entrar no mercado de trabalho, o que pode comprometer o seu desempenho profissional. Desta forma, através de referencial teórico, foi levantado o verdadeiro conhecimento sobre motivação bem como sua influência no processo de ensino/aprendizagem. Contudo, conclui-se que: “Não há aprendizagem sem motivação”. Uma pessoa precisa sentir tanto a necessidade de aprender e dedicar-se as tarefas inerentes quanto sentir-se satisfeito, pois é preciso estar preparado e capacitado para enfrentar as mudanças e desafios que a evolução social irá fazer.

Palavras-chave; Influência da Motivação; Estimulação; Qualidade Ensino/aprendizagem;

Abstract; This work is being developed with the aim of analyzing the influence of motivation on the quality of teaching / learning, exploring groups of references and attributes determinants in the choice of what to do. The theme was contextualized from studies that showed gaps that could be filled with greater depth and scientific.  Alternative proposals for targeting the ideal choice were also mentioned. According to a survey by SEMESP (union Entity maintain of private education), throughout Brazil, about 20% of students in private institutions of higher education drop out of the course along the way, and some of the reasons for dropout is dissatisfaction with either the course or even the profession. And yet, many decide to finish what they started and even entering the labor market, which may compromise their professional performance. Thus, through the theoretical framework, was raised real knowledge about motivation and its influence on the teaching / learning process. However, it is concluded that: "There is no learning without motivation." A person needs to feel both the need to learn and dedicate yourself as the inherent tasks feel satisfied because you must be prepared and able to cope with the changes and challenges that social evolution will do.

Keywords; Influence of Motivation; stimulation; Quality Teaching / learning;

 

1. Introdução

Esta pesquisa tem como fator principal a influência da motivação na qualidade de ensino-aprendizagem. O conceito da pesquisa realizada constituiu em fatores para tornar motivador o ato de aprender que consequentemente influenciará na qualidade de aprendizagem.

Parte do pressuposto de que a escolha errada do curso em que fazer, levará a desmotivação e negativamente influênciara no processo de ensino aprendizagem. 

A palavra motivação envolvendo ensino ou aprendizagem está sempre em evidências nos ambientes educacionais, fazendo com que alunos ou até mesmo professores ficam impedidos de se superar ou consequentemente fazendo-os recuar, chegando à desistência nos mais diversos aspectos. Atualmente é umas das palavras mais usadas pelos professores e outros responsáveis pela educação, em particular a educação formal, para justificar o sucesso ou o insucesso dos alunos no ensino/aprendizagem, pois possui um papel muito importante nos resultados assim buscados.

Maslow explica porque as pessoas são motivadas a determinados momentos por necessidades específicas. Enquanto uma pessoa se privilegia com obtenção de conhecimento e sabedoria, a outra passa seu tempo gastando energia sem nenhuma obtenção. Os alunos com metas desenvolvem mais facilmente sua aprendizagem atribuindo competências e conseqüentemente adquirindo conhecimentos.

Querer e saber pensar são condições pessoais que permitem a aquisição e aplicação de conhecimentos quando necessário.

Para desenvolvera referente pesquisa, objetivou- se conhecer a evolução histórica do conceito, bem como o que realmente é motivação e sua influência no processo de ensino/aprendizagem.

 

2. Desenvolvimento

 

2.1 Evolução histórica do conceito;

 Antes da Revolução Industrial as empresas não se preocupavam ou se quer interessavam em oferecer benefícios para os resultados assim buscados, ou seja, não havia preocupação no que motivava ou não uma pessoa. Nessa época, não havia interesse em descobrir como sentir-se mais motivado. Como única opção, a ferramenta assim utilizada eram reforços negativos como punição física, financeira ou social. Entretanto os processos de interação entre patrões e seus trabalhadores foram substituídas por formas frias e tênues. Tais mudanças, feitas à medida organizações artesanais foram tomadas por indústrias de larga escala, destruindo formas sociais e demandando maior complexibilidade entre ambas as partes.

Porém após a Revolução Industrial estudos demostraram que reforços positivos se concentravam nas causas motivacionais.

O novo modelo que nasceu no fim dos anos 1920, fez que com os empregados se sentissem mais importântes, abrindo canais de comunicação para que fossem ouvidos,  permitindo que interferissem bem como opinassem no modo ou maneira de executar seu trabalho (Rodrigo;Estela;Thaís,2008). 

2.2 Motivação;

 De certa forma a motivação tem sido uns dos temas mais mal interpretados e compreendidos pelos leitores, principalmente no que há dispinível na internet.

O que muitas pessoas pensam sobre motivação somente mascaram os sintomas de problemas muito mais profundos e sérios, ou seja, não passa de mitos, como por exemplo’’frases bonitinhas e palestras empolgadoras‘’.

 É possível motivar alguém? Partindo do conceito de que a motivação é uma força que se encontra no interior de cada indivíduo, jamais uma pessoa consegue motivar alguém, o que se pode fazer é “estimular” uma pessoa que nada mais é que incentivar e/ou animar. O que para muitos é motivo de lamentação, para Handy (apud Bergamini,1997 apud André;Ana;Rodrigo;Leonardo;Sérgio,2006)o fato de não se ter encontrado qualquer fórmula qua garanta a motivação é motivo de alívio, entretanto se possível fosse compreender,  bem como prever os modos como as pessoas são motivadas, poderia levar a obtenção de grande poder e controle do comportamento das mesmas sem que ao menos compreendessem que estavam sendo manipuladas

Para Ancher (1997) é comum pessoas confudirem aquilo que satisfaz com a própria necessidade. Contuto ele contribui apresentado um importânte conceito para compreender fatores de satisfação que nada mais é de eventos responsáveis por satisfazer uma necessidade, e motivadores que se refere a um motivo ou uma nacessidade. Para melhor compreensão, Ancher cita um exempolo que justifica esta comparação possiblilitando assim entendermos a comparação entre fator de motivação e fato de satisfação.

   “Água, por exemplo, é um fator de satisfação de uma necessidade denominado sede; todavia, sempre que a sede é sentida, há a tendência de encarar a água como a necessidade, em lugar da sede, em si mesma. Isto é exemplificado por afirmações que referem ao fator de satisfação, tomado no contexto da própria necessidade: “eu necessito de água”. Esta é a expressão corriqueira que é usada pela pessoa que está sentindo sede. Refletindo-se mais sobre o assunto, torna-se óbvio que a água não pode de forma alguma ser uma necessidade – é um fator de satisfação da necessidade” (ARCHER, 1997, 24 apud André;Ana;Rodrigo;Leonardo;Sérgio,2006) 

Motivação nada mais é do que o‘’Motivo ‘’ou a ‘’Ração’’ pela ação. Se controi a partir da necessidade de satisfazê-la. Também é aquilo que suscita ou incita uma conduta. Quanto maior o desejo de realizar algo, maior será a motivação. A imensa vontade de conquistar aquilo que desejam é tudo aquilo que necessita para se sentir verdadeiramente motivado (Fran Christy, 2006). 

Abraham Maslow dentro de sua teoria de motivação desenvolveu uma hierarquia das necessidades que o ser humano busca satisfazer. Estas necessidades são representadas pela Pirâmide de Maslow:

 piramide de maslow A Piramide de Maslow

 

Figura 1-Pirâmide da Hierarquia das

necessidades humanas.

Fonte: www.suamente.com.br(2008)

De acordo com Abraham Maslow ,as necessidades básicas relaciona-se principalmente a sobrevivência do indivíduo como : abrigo, alimentação, o sono , o sexo, etc.

As necessidades de segurança relaciona-se busca de proteção contra ameaça ou privação,danos físicos/emocionais, a fuga e o perigo.

As necessidades sociais relaciona-se a necessidade de integração social como a participação, associação, carinho e amizade.

As necessidades de auto-estima relaciona-se a aprovação social e de respeito, amor –próprio, autoconfiança, status, reconhecimento, considerações, etc.

As necessidades de auto realizaçãosão as mais aumejadas, como o crescimento, autossatisfação contínua e a realização do potencial pessoal.

Então Abraham Maslow concluiu que dentro de uma sequência lógica, como uma hierarquia, o ser humano procura satisfazer suas necessidades, em que até o indivíduo estar suficientemente satisfeito, seu comportamento é dominado pelas necessidades do nível mais baixo, quando então entra a necessidade do nível mais alto em ação. Para ele à medida que as necessidades primárias são satisfeitas, as secundárias emergem no indivíduo. E uma das características mais importante dessa pirâmide em ralação a aplicação no ensino é a visão de um indivíduo contemplado em seu todo (Daniel Portillo Serrano, 2011).

“A necessidade com nível mais alto de energia em dado momento será sempre a necessidade, dentro da hierarquia de necessidades da pessoa, que apresenta o menor grau de satisfação”(Patricia,2002).

 Segundo Adriana Miguel Ventura, (ESPM,2009)’’Quando se fala em motivação, o que se procura na verdade é o porquê de as pessoas agirem de uma determinada maneira e não de outra. Tenta-se identificar e definir as razões que as levaram a exibir um determinado comportamento, isto é, descobrir os motivos  e intenções existentes por trás de qualquer  ação humana’’.Cada pessoa possui  motivos pessoais que diferem uns dos outros, isso explica a diferença existente entre as motivações das pessoas.

Concluindo o respectivo tema motivação, uma pergunta que é sempre lembrada, ‘’Mas como se sentir motivado com tantas dificuldades da vida moderna?’’ Segundo Fran Christy ‘’ Quem se deixa abalar pelas dificuldades da vida, precisa mudar a si mesmo antes de buscar sentir-se motivado, do contrário a motivação será sempre passageira – quando se está tudo bem, a pessoa se sente motivada, mas frente a primeira dificuldade ela sucumbe’’.

 2.3 A influência da motivação no processo de ensino/aprendizagem;

 O tema motivação ligado à aprendizagem tem um papel muito importante nos resultados almejados tanto por alunos quanto para professores. Já se sabe que motivação é muito além que um sentimento, ou se tem ou não se tem. Com isso o processo de aprendizagem é uma construção pessoal onde intensidade refere-se a quanto esforço uma pessoa despende.

Para Holmberg (apud Landim, 1997: 14 apud Patricia, 2002) a “Motivação para a aprendizagem: será uma decorrência direta da percepção, por parte do aluno, da relação pessoal estabelecida com ele pela organização de apoio. Se, nesta relação, perceber que está pessoalmente participando do tema de estudo, terá mais motivação e sua aprendizagem será mais efetiva”

 Neste sentido, um estudo aprofundado e o levantamento dos fatores motivacionais relacionados à aprendizagem, seja talvez a forma de conhecer uma das pontas deste iceberg de problemas que se encontram na educação.

Segundo Burochovitch&Bzuneck( 2004, p. 20 , apud Moraes; Varela, 2007) “não se pode contar ainda com uma teoria geral compreensiva nem da motivação humana nem mesmo da motivação do aluno”.

 Patricia(2002) afirma que

 “Seria da máxima valia para o professor saber que em determinadas circunstâncias, alguns motivos adquirem predominância sobre os outros, de modo a orientar o educando para certos objetivos; que certos motivos são mais intensos em indivíduos com determinado tipo de personalidade; que indivíduos diferentes podem realizar a mesma atividade, animados por motivos diferentes”.

 Com isso existem vários fatores importantes na decisão de ingressar no ensino superior, podendo encontrar metas do nível ser quanto do nível fazer. Destaca-se do nível ser como: Sentimentos pessoais– A Auto-realização e fazer a escolha correta; e melhorar a condição de vida-A busca por uma evolução no nível socioeconômico;

 E do nível fazer como: empregabilidade-A preocupação em relação a ocupar um espaço no mercado de trabalho; Experiências profissionais-As experiências vivenciadas anteriormente com a profissão escolhida também motivam a escolher o curso que está realizando; Empreendedorismo-Relaciona-se em administrar a empresa da família e montar o próprio negócio; e experiências durante o ensino médio- Relaciona- se às palestras e etc.

Influência na escolha do curso
•Sentimentos pessoais
•Experiências com a profissão
•Empregabilidade
•Empreendedorismo
•Experiências durante o ensino médio

 

Mas qual a diferença entre interesse e motivação? As coisas que interessam são presas pela atenção, no sentido de um valor desejado, porém não há força suficiente para conduzir à ação. Na motivação, há energia suficiente vencendo dificuldades na execução do ato.

‘’Quando se considera o contexto específico de sala de aula, as atividades do aluno, para cuja execução e persistência deve estar motivada, têm características peculiares que as diferenciam de outras atividades humanas igualmente dependentes de motivação, como esporte, lazer, brinquedo, ou trabalho profissional. ’’(BZUNECK, 2000, p. 10 apud Moraes; Varela, 2007).

O problema de decisão e duvida é preciso ser olhado com distanciamento conversando com professores, profissionais, familiares e amigos. Existe uma ferramenta muito importante durante o processo de escolha que é o ‘’teste vocacional’’ usado muitas vezes para alunos que desconhecem suas melhores características e aptidões pessoais, porém indicam um caminho, mas não dizem ‘siga essa profissão’. A motivação é essencial para atingir os resultados independentemente dos estímulos externos.

3.0 Considerações finais

Assim como outros setores industriais, o segmento educacional passou um período de evolução nos últimos anos, que como conseqüência aumentou o número de instituições e das vagas oferecidas. O presente estudo mostra-se relevante para o meio profissional pelo fato de que a motivação influência na qualidade da profissão, bem como o processo de decisão estabelecido para escolher o que fazer.

Como já foi visto a aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, resultante de um desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos relacionados a aspectos como cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Em outras palavras cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo. Com isso o desenvolvimento da aprendizagem se dá de fora pra dentro, sendo que há meios que influência esse processo. Meios estes como a motivação que se dá no interior do sujeito.

Entre os objetivos propostos para a seguinte pesquisa, estava o de verificar os critérios determinantes que levam ao indivíduo a optar pela sua escolha profissional. O conjunto de aspectos levantados permite identificar como principais critérios: Sentimentos pessoais, experiências com a profissão, empregabilidade, empreendedorismo e experiências durante o ensino médio. Para Witter (apud Lima, 2000: 150 apud  Patricia,2002), “para aprender é preciso estar motivado, para realizar é preciso ter um motivo, para se manter trabalhando é necessário que se mantenha motivação para o trabalho”.

Conforme a pesquisa realizada neste trabalho, conclui-se que ‘’Não há aprendizagem sem motivação’’, uma pessoa precisa sentir a necessidade de aprender o que esta sendo tratado, dedicando às tarefas inerentes até se sentir satisfeito. E também é preciso estar preparados a capacitados de enfrentar as mudanças e desafios que a evolução social irá fazer.

Referências;

Carolina Roberta Moraes; Simone Varela (2007)- MOTIVAÇÃO DO ALUNO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM . Acessado em 11 out 2013.

Eliane Campos Ruiz Leite, Juliana Bueno Ruiz, Adélia Maria Campos Ruiz, Terezinha de Fátima Aguiar, Maria Regina Celi de Oliveira (2005)- Influência da motivação no processo ensino aprendizagem.

Elenize Silva Sacramento (2012)-O papel do professor na motivação dos alunos no ensino de língua inglesa. Acessado em 11 out 2013.

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel (2013)-Motivação na aprendizagem. Acessado em 15 out 2013.

Samuel Gonçalves Pinto, Daniela Gomes Rosado (2012)- MOTIVAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DE SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Acessado em 15 out 2013.

Giuliano Freitas9 (2011)- Motivação e Educação Escolar. Acessado em 12 out 2013.

LIBÃNEO, José Carlos. Didática.São Paulo: Cortez, 1994, Apud VEGA, M. La.; SILVA,

M. M. P. APRENDIZAGEM ACELERATIVA: RECUPERANDO A AUTO-ESTIMA DO ALUNO.Disponível em: <http://www.faa.edu.br/revista/v1_n1_art07.pdf>. Acesso

em: 17 out 2013.

MEDEL, Cássia Ravena Mulin de Assis. Motivação na Aprendizagem.

Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_motivacao.htm>. Acesso em: 18 out. 2013.

OLIVEIRA, M. L. C. As estratégias adotadas pelos alunos na construção de modelos matemáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) -Universidade Federal da Bahia. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2007, Apud  NÓBREGA, Fábio Augusto Rodrigues; SANTOS, Erika Machado.O LÚDICO COMO MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO DA MATEMÁTICA.Disponível em:<https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernoexatas/article/view/298/263>. Acesso em: 18 novembro 2013.

André Peres, Bruno Marcinkowski  (2012)- A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: REALIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Acessado em 22  out 2013

 

BUROCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (orgs.). A Motivação do Aluno:Contribuições da Psicologia Contemporânea. 4ª Ed. Editora Vozes: Petrópolis, 2009

Acessado em 25 out 2013.

DÉBORA MENEGAZZO DE SOUSA ALMEIDA-A MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO SUPERIOR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (2012).Disponível em                     < http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_ALMEIDA_Debora_Menegazzo_Sousa.pdf>

Acessado em 26 out 2013.

PAGOTO DE SOUZA, Marcela Ortiz. A interação entre crenças e motivação no processo ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. ReVEL, vol. 7, n. 13, 2009. [www.revel.inf.br].

COÊLHO. Ana Silvia Borges Figueiral. Problemáticos, desmotivados e indisciplinados?. 2002. Disponível em:<http://www.educacaoonline.pro.br/art_problematicos_desmotivados.asp>.

Acessado em: 26 out 2013.

http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/bitstream/123456789/2985/1/2-br-Patricia%20Jantsch%20F_Alejandro%20Rodrigues%20M.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/view/1195. Acessado em 19 Abril 2014.

http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/567. Acessado em19 Abril 2014.

http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/handle/123456789/2985. Acessado em 19 Abril 2014.

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/83010. Acessado em 19 Abril 2014.

http://www.cleibsonalmeida.blog.br/website/downloads/qualidade_estrategica/qualidade_de_vida.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.


http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/handle/123456789/2985. Acessado em 19 Abril 2014.

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0182.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://stoa.usp.br/cristofoli/files/349/1809/FATORES+MOTIVACIONAIS+DA+COMUNIDADE+CIENT%C3%83%20FICA+PARA+PUBLICA%C3%83%E2%80%A1%C3%83%C6%92O+E+DIVULGA%C3%83%E2%80%A1%C3%83%C6%92O+DE+SUA+PRODU%C3%83%E2%80%A1%C3%83%C6%92O+EM+REVISTAS+CIENT%C3%83%20FICAS.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://reposital.cuaed.unam.mx:8080/jspui/bitstream/123456789/2985/1/2-br-Patricia%20Jantsch%20F_Alejandro%20Rodrigues%20M.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://eprints.rclis.org/13616/. Acessado em 19 Abril 2014.

http://antigo.feb.unesp.br/dep/simpep/anais/anais_13/artigos/114.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_069_493_12165.pdf. Acessado em 19 Abril 2014.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010055022009000400005&script=sci_arttext Acessado em 19 de Abril 2014.

http://www.uniara.com.br/orientacao_profissional/areeescolha_profissional.php Acessado em 19 de Abril 2014.

 http://www.mundoeducacao.com/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm

Acessado em 19 de Abril 2014.

 http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/teoria-de-maslow/28006/ Acessado em 19 de Abril 2014.

 http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm . Acessado em 19 de Abril 2014.