Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Julio Cesar Ferreira Mendes

Professor Orientador: Lawton Benatti

 

Gestão da informação

 

A informação hoje é essencial em toda a decisão a ser tomada, seja por empresas ou por pessoas. No caso das empresas, saber gerir estas informações é primordial para o seu sucesso e para garantir vantagem competitiva.

Uma informação obtida de forma insegura, sem embasamento, dificilmente poderá trazer algum beneficio para o seu detentor, levando-se em consideração que a mesma também poderá prejudicar e muito as decisões futuras.

Todos os dias, a todos os momentos, somos bombardeados por informações muitas delas inúteis e poucas úteis, porém muitas vezes as ignoramos devido a grande quantidade de informações sem valor que nos chega.

Nem sempre a informação que nos chega tem algum valor e quando alguma aparenta ser interessante, fazemos uma análise superficial da mesma, quando deveríamos fazer uma profunda análise para realmente sabermos se esta ou aquela informação é verídica e se realmente ela trará algum beneficio.

Muitas vezes temos informações preciosíssima em nossas mãos e a desprezamos, talvez por não ser transmitida com segurança ou de maneira clara e objetiva. O importante é que sempre que houver uma troca de informação com outra pessoa ou com uma organização, devemos ter sempre a certeza do seu conteúdo e de sua fonte segura.

Segundo Caiçara Junior (2008), é muito importante para uma empresa identificar todas as informações (internas ou externas) que cercam a sua atividade.

Muitas pessoas que ocupam determinadas posições dentro de uma empresa temem perder sua posição pelo fato de compartilhar informações com outros e principalmente se estes forem seus subordinados. Hoje é possível acessar paginas e paginas de informações pela internet ou até mesmo pela intranet de algumas empresas, onde é valorizada e incentivada à troca de informações internamente, é claro que certas informações que são valiosíssimas e trazem vantagens competitivas, não será possível a sua divulgação em rede interna ou externa, um bom exemplo é o da Coca-Cola, sua fórmula é um segredo que poucos têm acesso, outro exemplo é a Microsoft:

O seu grande diferencial está no tratamento de suas informações, observado a partir do conhecimento de seus funcionários (Caiçara Junior, 2008, p.23).

Há situações que poderiam ser evitadas dentro de empresas, escolas e outros ambientes ou situações em que necessite de instruções, se tão somente houvesse um material escrito, por que nem sempre podemos contar com a nossa memória, somos passiveis de esquecimento, daí a importância de se registrar todas as informações e conhecimentos obtidos até o momento.

Vamos imaginar uma situação pela qual, muitos já devem ter passado:

Temos um ambiente fabril, onde cada indivíduo exerce a sua função com total habilidade e perfeição, um belo dia um dos funcionários adoece, não podendo comparecer a empresa para a execução de seus afazeres.

O Supervisor de produção é claro que resolverá o problema, ele destaca outro funcionário que tem um vago conhecimento de como operar a máquina, pois bem, tudo estaria resolvido se não fosse pela frase “vago conhecimento”, este funcionário esta passivo de acidentar-se por não ter o total conhecimento do funcionamento da máquina, o que causaria um prejuízo ainda maior para a empresa já que seu maior bem são seus funcionários, além de não conseguir operar de maneira correta a máquina prejudicando a qualidade da produção.

É possível antecipar a solução para este e outros problemas, basta captarmos todas as informações relevantes ao processo, organiza-las de modo a facilitar a sua compreensão e execução, podendo estes procedimentos serem impressos, vídeos, áudios e outras formas possíveis para se transmitir informações.

 

Referencia Bibliográfica

CAIÇARA JUNIOR, Cícero. Sistemas Integrados de Gestão – ERP: uma abordagem gerencial. 3. Ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008