GENILDA ALVES DOS SANTOS

MARIA CLEUDIANA DE FREITAS SOUSA

SMARA MOTA DE PAIVA

9º período de Administração de Empresas no Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú/Universidade Estadual Vale do Acaraú

GESTÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES

INTRODUÇÃO

É importante salientar que, as organizações estão cada vez mais preocupadas com a preservação ambiental. Manter a imagem da empresa representada pelo selo verde, por exemplo, é essencial e segue como modelo a ser seguido para clientes, fornecedores, stakeholders, investidores e autoridades. Isso é essencial, não somente pelo lucro, e sim, por manter a responsabilidade social presente e, agregar valores ao ambiente de trabalho.

Seguindo esta ordem, é necessário dizer que, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é importante para o planejamento de atividades, visando à eliminação ou minimização dos impactos ambientais, por meio de ações preventivas. Além disso, é preciso ter uma boa estrutura organizacional, aderir as práticas e responsabilidades ambientais, recursos e procedimentos para, manter um desempenho ecologicamente correto.

Outro paradoxo que precisamos destacar é, sobre as práticas sustentáveis que, consistem em, melhorar o desempenho ambiental da empresa e, porventura, é um aliado para educar e criar compromisso entre colaboradores. Com tais parâmetros, este artigo tem por intuito demonstrar todo o processo e mecanismo essenciais, na busca de organizações mais preparadas e sustentáveis.

METODOLOGIA

Mousinho (2008, p. 349) flexibiliza:

Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Ou seja, é preciso reconhecer que, o meio ambiente faz parte da vida das pessoas e organizações, contudo, é significativo haver harmonia e equilíbrio entre ambos. É preciso ter uma revisão inicial de todo o procedimento que irá enfatizar as organizações, governo, colaboradores internos, consumidores, a sociedade em geral, e, o mercado como um todo, para, um melhor ajuste da política e planejamento ambiental, implementação e operação, verificação e ações corretivas e, uma revisão geral pela alta administração que, são essenciais para a melhoria contínua do ambiente.

Ainda nesta mesma linha de considerações, é interessante destacar os pilares da sustentabilidade como por exemplo, a excelência técnica e gerencial que, visa melhores práticas baseados na capacidade gerencial e competências; a responsabilidade sócio- ambiental que, preza pela ética, comprometimento e tecnologia apropriada; a saúde dos profissionais, que tem como ênfase a sabedoria relacional e intrapsíquica.

COMO SURGIU A GESTÃO AMBIENTAL E SUAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Os primeiros relatos de atividades conexas com o que pode se considerar gestão ambiental vem de evidências recentes, encontradas no centro do Jordão, que sugerem que desde 6.000 anos a.C., aproximadamente uns mil anos depois do surgimento das comunidades estabelecidas, as aldeias fossem abandonadas a partir do momento em que a erosão do solo, causada pelos desmatamentos, criava um ambiente completamente danificado e impróprio para o cultivo.

A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de eco desenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

DESAFIOS E VANTAGENS DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Excluindo-se os exageros, é imprescindível verificar que, o grande desafio presente nas organizações é compreender e inserir as técnicas exatas de sustentabilidade, incorporando-as em seu cotidiano, sendo co-participadores da evolução e do reaproveitamento. Para vencer este desafio, as empresas precisam aplicar em suas atitudes diárias ações duradouras de reciclagem, correção no transporte de resíduos e reaproveitando diversos materiais.

É oportuno lembrar também que, a sustentabilidade tem como âmbito suas vantagens nas organizações. A ética profissional é o fator primordial para haver respeito e comprometimento entre colaboradores; preservação do meio ambiente, é outro ponto a destacar que, é interessante para a imagem e postura organizacional; colaboração da natureza, principalmente através de práticas que minimizem os impactos ambientais; assim, aderindo a essas ações, é possível melhora a qualidade de vida de seus clientes e stakeholders.

A sustentabilidade empresarial é composta por três fatores primordiais: a sustentabilidade ambiental que tem como fundamento a tecnologia limpa, reciclagem, produtos ecologicamente corretos; a econômica que é uma vantagem competitiva, com ênfase na qualidade, custo, foco, mercado, resultado e, estratégia; e a social visa o suporte no crescimento da sociedade e compromisso, e ao mesmo tempo, possui participação em projetos de cunho social.

Ao mesmo tempo se torna um desafio e uma vantagem para as empresas pois, necessitam um comprometimento maior e, responsabilidade para alcançarem patamares positivos para a organização, e, serem um modelo a ser seguido por seus concorrentes.

CERTIFICAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Ao referir-se a tal assunto, é notório afirmar que, o Sistema de Gestão Ambiental é muito utilizado pelas empresas para, formalização dos procedimentos operacionais, possibilitando a redução da emissão de resíduos e o menor consumo de recursos naturais. É uma referência certificável que exige procedimentos e iniciativas, além de, exigir que a legislação ambiental seja cumprida.

O processo de implementação ISO 14001 dura, em geral, de um a dois anos. Em casos mais complicados e menos comuns, o tempo de implementação pode ser superior. Isso depende do tamanho da empresa, dos recursos humanos disponíveis para o trabalho e do grau de envolvimento da direção. Cabe a uma consultoria todo o processo de implementação e pré-auditoria. Já o processo de certificação cabe a organismos de certificação independentes,

Ainda nesta mesma linha de considerações, é importante salientar as vantagens da certificação ISO 14001 que melhora a gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia; Melhora a eficiência, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa; Demonstra conformidade, ampliando as suas oportunidades de negócios; Cumpre as obrigações legais, obtendo maior participação das partes interessadas e a confiança do cliente; Prepara para mudança de cenário dos negócios com segurança.

CONCLUSÃO

Perante os fatos mencionados, é possível observar que, o Sistema de Gestão Ambiental juntamente com as práticas sustentáveis analisadas, é de extrema abrangência e necessidade estar presente nas organizações. Por conseguinte, é primordial no desencadeamento de ideias e resultados ambientais essenciais para conquistar um espaço de desenvolvimento sustentável.

A eco estratégia ambiental gera novas oportunidades de negócios que, são mais flexíveis para introduzir programas ambientais. Além disso, a certificação é necessária para uma melhor imagem da empresa perante seus stakeholders, clientes, investidores e fornecedores em geral, possibilitando assim, a organização participar de eventos socioambientais que, viabilizam ainda mais a organização no engajamento ambiental.

De fato, outro ponto a destacar é que, os desafios da sustentabilidade ainda está inerte na sociedade, todavia, com ações de responsabilidade social é possível reverter esse quadro negativo. Sociedade, governo e organizações devem juntas lutar e participar para, colaborar na busca de meios que possam maximizar soluções saudáveis para o ambiente e, minimizar seus impactos ambientais.

Dado o exposto, invista em soluções colaborativas para o meio ambiente. Coloque sua organização frente aos problemas apresentados para, melhorar e viabilizar um espaço mais sustentável para que, seus colaboradores, clientes e, principalmente, ONG’S se interessem por seus projetos e, juntos, iniciem programas sustentáveis capazes de, gerar um pontos positivos.

REFERÊNCIAS

CRISTO, Victor Hugo. Sistema de Gestão Ambiental. Portal SlidePlayer. Disponível em: <http://slideplayer.com.br/slide/1257183/> Acesso em: 08 jul. 2016.

DECICINO, Ronaldo. Desenvolvimento sustentável: como surgiu esse conceito? 20 fev. 2008. Portal UOL. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desenvolvimento-sustentavel-2-como-surgiu-esse-conceito.htm> Acesso em: 08 jul. 2016.

Desafios e vantagens da sustentabilidade empresarial. Portal Ambitrans. Disponível em: <http://www.ambitrans.com.br/desafios-vantagens-sustentabilidade-empresarial/> Acesso em: 08 jul. 2016.

SOUSA, Raphaella. Sustentabilidade empresarial. Portal SlidePlayer. Disponível em: <http://slideplayer.com.br/slide/3648667/> Acesso em: 08 jul. 2016.

Gestão Ambiental: um legado a logística reversa. 07 set. 2013. Portal revistaea. Disponível em: <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1626> Acesso em: 07 jul. 2016.

Importância da sustentabilidade empresarial. Portal saese. Disponível em: <http://www.saese.com.br/sustentabilidade-empresarial/>Acesso em: 08 jul. 2016.

ISO 14001: Gestão Ambiental. Portal bsigroup. Disponível em: <http://www.bsigroup.com/pt-BR/ISO-14001-Gestao-Ambiental/> Acesso em: 08 jul. 2016.

KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. A busca de estratégias competitivas através da gestão ambiental. 25 out. 2004. Portal gestiopolis. Disponível em: <http://www.gestiopolis.com/a-busca-de-estrategias-competitivas-atraves-da-gestao-ambiental/> Acesso em: 08 jul. 2016.

MOUSINHO, P. Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 4.ed. Campinas: Armazém do Ipê, 2008.

NAIME, Roberto. Histórico da gestão ambiental. 11 out. 2012. Portal ecodebate. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2012/10/11/historico-da-gestao-ambiental-artigo-de-roberto-naime/> Acesso em: 08 jul. 2016.

OLIVEIRA, Otávio José De; PINHEIRO, Camila Roberta Muniz Serra. Implantação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001: uma contribuição da área de gestão de pessoas. Portal scielo. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n1/v17n1a05 Acesso em: 08 jul. 2016.

O que é ISO 14001. Portal certificaçãoiso. Disponível em: <http://certificacaoiso.com.br/iso-14001/> Acesso em: 08 jul. 2016.

Práticas sustentáveis: veja como se beneficiar e minimizar impactos. 15 jul. 2015. Portal destino negócio. Disponível em: <http://destinonegocio.com/br/gestao/praticas-sustentaveis-veja-como-a-empresa-pode-se-beneficiar-e-minimizar-impactos/> Acesso em: 08 jul. 2016.

Sistema de Gestão Ambiental. Portal in3. Disponível em: <http://in3.dem.ist.utl.pt/novovidro/ineti-ita/sga.html> Acesso em: 08 jul. 2016.