GESTÃO AMBIENTAL

 CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES EM EMPRESAS DO SETOR DE ATIVIDADES MINERADORAS

Alysse Cândido Rodrigues Soares

Isabela Germano de Oliveira

Laura França Souza

Palavras-Chave: Gestão Ambiental. Legislação. Samarco.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conceituar, caracterizar e aplicar a Gestão Ambiental na sociedade empresária Samarco, sociedade esta que atua setor de atividade de Mineração. O objetivo do trabalho é de relacionar as ações de organizações, como a Samarco, ao sistema de Gestão Ambiental, sendo a este anexado uma dada legislação. Além desse objetivo de relacionar as atividades empresariais ao método de sustentabilidade, o seguinte trabalho tem por objetivo analisar a multidisciplinaridade do tema.

O tema de Gestão Ambiental, para a área gerencial, é importante uma vez que a sua interdisciplinaridade trará uma contribuição para a carreira dos futuros administradores, contadores e economistas, visto que mais a frente vão se deparar de uma maneira ou de outra com o tema.

Podemos conceituar brevemente a Gestão Ambiental como um método de administração empresarial pautada na sustentabilidade. Podemos ainda relacionar o tema aos vetores da Identidade Humana, a qual apresenta que é preciso construir algum mecanismo ou algum método para que o homem possa viver e conviver com o meio ambiente, em relação a Samarco, uma interação entre a mineradora e a população local, uma vez que assim como nós fazemos parte do meio, ele também faz parte de nós; e com o vetor da Condição Planetária que nos faz refletir sobre a possibilidade da morte ecológica, que a partir do inevitável desenvolvimento industrial a biosfera acaba sendo degradada e tem de ser buscado um sentimento mutuo (sem fronteiras, sem cargos, gênero, raça) que nos una a terra, e a partir disso, regiões como as das cidades Mariana, Ouro Preto (ambas situadas no estado de Minas Gerais) e Anchieta (situada no estado do Espírito Santo), poderão coexistir com as atividades humanas.

Em busca das informações mais confiáveis, o tipo de metodologia de pesquisa utilizado para a realização do trabalho foi, pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet, seguido de acompanhamento de reportagens e documentários para complementar o entendimento dos temas propostos sobre a Gestão Ambiental, análise interpretativa e sínteses com as devidas citações.

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO AMBIENTAL

Gestão ambiental é um método de gerir ou gerenciar as atividades humanas de modo com que estas causem o menor impacto possível sobre o meio ambiente, sendo assim trata-se de técnicas administrativa pautadas na sustentabilidade, esta entendida como uma definição de método que auxiliem no desenvolvimento das atividades humanas com o uso inteligente dos recursos naturais, de modo com que não haja prejuízo para as gerações futuras. A aplicação da mesma, apesar de ser recente, já é discutida há muitos anos.

A cidade de Londres, por exemplo, sofreu com um dos maiores impactos ambientais ocorridos até aquela data, denominado o Big Smoke, “A grande fumaça”. Em dezembro de 1952, uma frente fria chegou à cidade e como em todos os anos, resultou em um aumento da queima de carvão, este rico em enxofre; a cidade passava por mais um fluxo populacional, provocando uma expansão desordenada dos centros urbanos da cidade; as indústrias estavam se desenvolvendo cada vez mais, estavam no auge de produção, estas ainda usavam combustíveis fósseis sem visão ou noção de qualquer impacto. Na noite do dia 5 do mesmo mês, um nevoeiro se alastrou pela cidade, no entanto, não era um nevoeiro comum, se travada de uma mistura de névoa com uma fumaça preta, essa composta por uma massa de ar quente formação pelos gases da poluição. Inicialmente, a população, acostumada com os nevoeiros típicos da época, não espantou muito, mas ao longo do dia, o nevoeiro tornou-se muito denso, impossibilitando qualquer tráfego de carros pela cidade e a fumaça já invadia ambientes fechados, como cinemas e teatros. O nevoeiro encobriu a cidade por quatro dias, apenas no dia 9 de dezembro que este foi dissipado. O grande número de morte, cerca de 4 mil pessoas, impulsionou movimentos ambientais não só pela cidade de Londres, mas como também em diversas áreas do mundo, impulsionando também um reflexão sobre a possível restrição do uso de combustíveis fosseis nas industrias, resultando, nos anos seguintes, em métodos legais como o Clean Air Act de 1956 e o Clean Air Act de 1968, ambos restringindo dados comportamentos pela industrias que contribuíam com a poluição do ar.

A Gestão Ambiental tem um caráter multidisciplinar, uma vez que profissionais de diversas áreas, como ciências contábeis, ciências econômicas, administração, entre outros, podem atuar nessa área.

Para Hosken “A gestão ambiental é uma abordagem sistêmica em que a preocupação ambiental está em todos os aspectos dos negócios das organizações.” (2013, p. 6). Apesar de trazer benefícios financeiros para a própria empresa, como uma redução de custos e desperdícios, uma melhoria da imagem da empresa e da marca, a adoção da gestão ambiental não é obrigatória.

[...]