GESTÃO AMBIENTAL: Conceitos, características e aplicações em empresas do setor de atividade industrial

Participantes: 

Jéssica Santiago
Marcelo Rufino
Marina Flavia de Araújo Silva
Rafael Porto Marques
Sarah Regina Freitas Motta

1 INTRODUÇÃO O trabalho realizado pelo grupo tem como objetivo analisar, exemplificar e demonstrar medidas de gestão ambiental utilizadas por sociedades do setor industrial, a fim de amenizar problemas ambientais, estas relacionadas em alguns capítulos que mostraremos a seguir.
Os conceitos fundamentais da gestão ambiental tratam-se de princípios que todo e qualquer ser humano possa seguir e realizar, tendo objetivo um desenvolvimento sustentável.
A legislação aplicável à gestão ambiental origina-se em um conjunto de obrigações, responsabilidades e atribuições, com o objetivo de órgãos públicos e privados não afetarem o ambiente.
A identidade humana: responsabilidade pessoal, social e global consiste em três formas de responsabilidade com o ambiente, tendo em vista que a responsabilidade pessoal é a de cada indivíduo.
A condição planetária, se expressa na situação econômica, ambiental e social em que vive o planeta, também analisando problemas no qual se encontra a sociedade, para tentar encontrar soluções para os mesmos.
O Estudo de Caso, tem como objetivo exemplificar a efetividade da gestão ambiental em uma sociedade empresaria, mostrando como funcionam alguns projetos ambientais e trazendo as consequências dos mesmos.
A importância dos conhecimentos da gestão ambiental na formação profissional, entre outros, é como a gestão ambiental, diferente de alguns anos atrás é essencial para a qualificação no trabalho, que anteriormente seria somente um fator extra.
De uma maneira geral, o artigo "GESTÃO AMBIENTAL: Conceitos, características e aplicações em empresas do setor de atividade industrial", consistem em como a gestão ambiental se tornou importantíssima para empresas tanto de pequeno, quanto de grande porte, também mostrando maneiras, projetos e pensamentos ambientais que são aplicados no dia-adia.
Além disso, retrata como o pensamento mundial em relação ao meio a qual se vive, foi mudando ao longo do tempo, este pensamento afetado na maioria das vezes, por mudanças em forma de reflexão, ou até mesmo um "recado" que o ambiente vem fazendo ao longo dos anos.
O método utilizado para a realização deste trabalho foram pesquisas em livros, jornais e internet. No desenvolvimento do trabalho será possível identificar tudo aqui mencionado, observando como a gestão ambiental.