GERMINAÇÃO PERFEITA E SEGURA

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas. Sl 1.3.

A Bíblia compara o filho de Deus com uma árvore que teve a felicidade de brotar junto a ribeiros ou torrentes de águas.

Sabemos que a água é o elemento vital para todos os seres viventes. A árvore plantada junto a correntes de águas sempre terá vitalidade. É por isto que a Bíblia compara a Palavra com a água. A Palavra é vital para a vida do crente.

Temos neste texto o quadro de uma pessoa que ama e teme ao seu Deus.

Ela dá o seu fruto na estação própria.

É comum falarmos sobre as safras. A safra da manga, a safra do milho, etc.

Existe uma estação própria de cada vegetal produzir.

Na vida espiritual a produção temporã é prejudicial. O que vem antes do tempo geralmente prejudica.

É comum vermos hoje muitas criações antecipadas, muitos nascimentos prematuros forçados, no mundo espiritual.

Com o incremento da mídia, no ambiente dito cristão, temos contemplado verdadeiras anomalias. Os pastores mirins e missionários mirins tem proliferado, num incentivo imaturo e anticristão de pais e admiradores.

Eu mesmo já contemplei aborrecido algumas dessas monstruosidades, semelhantes a brincadeiras de auditório.

Certa vez estive em uma concentração na qual foi anunciado um garoto de onze anos, "pastor consagrado pelo céu". A pobre criança conseguiu, durante uns dois a três minutos, despejar uma série de chavões e bordões decorados, animado pelos "glórias" e "aleluias" de alguns.

Depois disto não se lembrou de mais nada e começou a repetir as mesmas coisas que já havia dito, até que olhou desesperado para os mentores daquela encenação e desceu rapidamente do púlpito.

Conheci uma igreja na qual o pastor e a esposa, provavelmente para segurarem os jovens na igreja, consagraram a diáconos e diaconisas quase todos os adolescentes recém ou nem mesmo convertidos.

A igreja situa-se em uma praia turística. No veraneio muitos daqueles "oficiais" de igreja entregavam-se a aventuras etílicas e sensuais e "desviavam-se".

Após a alta estação voltavam "arrependidos" e eram recebidos de volta. Dentro de poucos dias estavam novamente investidos em suas funções, até ao término da baixa estação.

E cujas folhas não caem.

Isto nos fala de constância, continuidade, progresso, frutificação. Os preciosos resultados de suas vidas continuam, não caem por terra, não são desperdiçados.

Quantas vidas hoje parecem árvores desfolhadas no Outono, pelas quais passaram os gafanhotos de Joel!

As folhas que não caem falam de perseverança, uma das mais ricas virtudes de uma vida. A igreja primitiva era conhecida pela perseverança "da doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". At 2.42.

E tudo quanto fizer, prosperará.

Que afirmação alvissareira! Não existe coisa mais angustiante, frustrante e degradante do que investir em um esperançoso projeto e vê-lo cair por terra.

Eu creio na veracidade das Escrituras. Eu creio que este varão descrito no Salmo 1, tudo quanto fizer, realmente prosperará.

Todos os seus planos, projetos, esquemas, traçados, empreendimentos, prospecções, resoluções, decisões, empreitadas, programas e pesquisas serão bem sucedidos.

Tudo isto porque ele está embasado, focado, centralizado e envolvido na Palavra de Deus.

É maravilhoso conhecer estas vidas viçosas, brilhantes, frutíferas, abençoadas, felizes, bem casados, saudáveis, prósperas, influentes.

É tão fácil ser feliz!

O salmista disse: "Fui moço e já agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão". Sl 37.25.

E o que é ser justo?

Andar de acordo com a justiça de Deus, meditando em sua lei de dia e de noite e pondo em prática tudo o que diz a santa palavra de Deus.

- ooOoo -