Muitos profissionais de marketing, ao contratar serviços de vídeo institucional, tratam a prestação de serviço como se fosse uma tarefa puramente operacional.

Entretanto uma criação de comunicação institucional envolve uma série de ações desde a contratação até a estratégia de exibição deste vídeo, passando pelo processo de briefing, acompanhamento da produção e revisões.

1) PREPARANDO UM BRIEFING PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEO: Antes da contratação, é muito importante que seja feito um briefing que atenda aos objetivos de comunicação da empresa, sem engessar a criação. É importante lembrar que a criação de um vídeo insitucional deve ser feito por profissionais especializados, evite constar no briefing instruções que limitem em demasiado a produção.

Por exemplo, já me deparei com a seguinte instrução: "o logotipo entra assim pulando, depois vem uma bola que se transforma no mapa do mundo, depois aparece uma foto do presidente dando tchau". Desnecessário dizer que este profissional de marketing está entrando no campo de criação quando deveria antes informar um briefing adequado para a criação.

Em meu blog você encontra um modelo de briefing para produção de vídeo empresarial:

http://cinematika.com.br/roteiro-de-briefing-para-video-produtora/

2) ACOMPANHANDO A PRODUÇÃO: Durante a produção, é fundamental a presença constante do contato da empresa contratante, não com o objetivo de direcionar a produção - afinal, toda boa produção tem um diretor que sabe o que precisa ser feito - mas sim uma presença constante no apoio da equipe de gravação.

Todas produções tem suas peculiaridades, mas algumas questões, como utilização de uniformes limpos na indústria e a comunicação com a segurança das empresas, se repetem em todo trabalho:

http://cinematika.com.br/check-list-para-o-dia-de-gravacao-de-video-na-sua-empresa/

Erick Monstavicius

DIRETOR / PRODUTOR AUDIOVISUAL

http://cinematika.com.br