Não precisamos ler um relatório de pesquisas para saber que projetos falham.

A ocorrência pode acontecer no planejamento inicial, no estouro da verba, no prazo, na quantidade de recursos alocados e principalmente por não atender aos objetivos estabelecidos para o negócio da empresa.

Falhas não são privilégios somente da área de informática, mas de todas as áreas da empresa; seja ela produtiva, vendas, entre outras.

O passo inicial para minimizar estes impactos é a adoção da mentalidade de gerenciamento de projetos na alta e média gerência. Pois serão estas pessoas que aprovarão o estabelecimento da área de gerenciamento de projetos, e esta
desenvolverá e implementará a metodologia apoiada nas boas práticas de Gerenciamento de Projetos do PMI® (Project Management Institute – www.pmi.org).

Para estabelecer o pleno funcionamento desta nova área, será necessária a admissão de um profissional altamente qualificado, o Gerente de Projeto, neste caso ele deverá ter a certificação PMP (Project Management Professional), a qual garante que o mesmo detém todo o conhecimento necessário para elaborar e colocar em
funcionamento a nova área da empresa.

É muito importante que o Gerente de Projetos tenha conhecimento da estratégia da empresa, pois ele irá garantir que os projetos estejam alinhados com ela e sejam executados dentro do prazo e custo acordados.

Uma ferramenta essencial para acompanhamento do projeto é um software que permita o gerenciamento e o compartilhamento das informações. Existem diversas opções pagas e de software livre que permitem ao Gerente de Projetos acompanhar a execução e auxiliará na tomada de decisão quando um projeto está em estado de atenção.

É essencial que o Gerente de Projeto tenha autonomia para questionar e propor mudanças na condução dos projetos. Este poder é delegado formalmente através do documento Termo de Abertura do Projeto, o qual autoriza formalmente o Gerente de
Projetos a utilizar os recursos necessários para a execução do projeto.

Outro item muito importante é a identificação das pessoas chaves, na língua inglesa são os Stakeholders. Eles são as pessoas que afetam ou serão afetadas pela execução do projeto.

É através do plano de comunicação que os Stakeholders serão informados sobre a necessidade de sua participação, que poderá ser a execução de uma tarefa ou a validação de um novo processo, além é claro, atualizar sobre o andamento do projeto.

O gerenciamento de projetos não é somente para a área de informática, mas sim qualquer área da empresa, podendo inclusive ser utilizada na sua vida pessoal. Ele é muito mais profundo que este artigo, que serve para iniciar seu conhecimento sobre
esta importante área da empresa.

Ricardo Tacine

www.tassini.com.br