GERÊNCIA DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL LIMITES E POSSIBILIDADES

JADNA ARAÚJO DE ALMEIDA

JULIANA MASCARENHAS SILVA DE FARIAS

RESUMO

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal constitui ambiente terapêutico apropriado para tratamento do recém-nascido em estado grave. O gerenciamento em Enfermagem é essencial à profissão, por administrar e prover os recursos humanos, materiais, físicos, tecnológicos e de informação as unidades em que são desenvolvidos os serviços de enfermagem, tendo como problema: Quais os limites e possibilidades do enfermeiro frente a gerência da UTIN? Partindo do seguinte objetivo geral: Analisar o gerenciamento do enfermeiro em UTIN segundo a literatura brasileira. Objetivo Específico: Apontar os limites e possibilidades de gerenciamento do enfermeiro na UTIN segundo a literatura brasileira. Este estudo se caracteriza como qualitativos por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisando critérios para inclusão dos periódicos na pesquisa foram: a apresentação no título do descritor pesquisado e a permissão de visualização do texto completo e em língua portuguesa e também no período a partir do ano de 2000, a revisão foi feita por meio de publicações selecionadas, os quais foram apresentados através de quadros. Concluímos que o profissional de enfermagem busca a qualidade da assistência dos clientes através de uma assistência humanizada, o que percebemos é que o enfermeiro gerente de UTIN, ainda caminha a passos lentos no campo da formação profissional provindo da graduação, chegando assim no mercado de trabalho competitivo despreparado o levando a assumir o gerenciamento da unidade juntamente com as funções assistenciais tornando ele sobrecarregado em suas atribuições inserido assim no ciclo onde o tempo se torna escasso para requalificações profissionais.  

 

Palavra-chave: Gerência; UTIN; Enfermagem.

 

 

 

ABSTRACT

The Neonatal Intensive Care Unit provides therapeutic environment suitable for the treatment of newborn in serious condition. Nursing management is essential to the profession, to administer and provide the human, material, physical, technological and information units that are developed nursing services, with the problem: What are the limits and possibilities of the nurse in the management NICU? Based on the following general objective: To analyze the management of the nurse in the NICU according to Brazilian literature. Specific Objective: Point out the limits and possibilities of management of the nurse in the NICU according to Brazilian literature. This study is characterized as qualitative through a literature review, analyzing criteria for inclusion of journals in the research were: the title of the presentation descriptor researched and permission to view the full text, in Portuguese language and also in the period from the year 2000, the review was done by means of selected publications, which were presented in several tables. We conclude that nursing professionals seeking quality customer service through a humanized, what we perceive is the nurse manager of the NICU, still walks with slow steps in the field of vocational training stemmed graduation, thus coming into the labor market the leading competitive unprepared to assume the management of the unit along with the caring functions making it overcharged on their assignments well inserted in the cycle where time becomes scarce for professional retraining.

ALMEIDA, Jadna Araújo, FARIAS, Juliana Mascarenhas Silva. Gerência do enfermeiro na assistência da unidade de Terapia Intensiva Neonatal limites e possibilidades. Graduadas enfermagem Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, 2013. Orientadora: Maria Margarete Brito Martins Docente da FAT. Este artigo faz parte da disciplina Metodologia da Pesquisa III, ministrada pelo Pro. Dr. Jocley Araújo.

 MARTINS, M. M. B.

 Enfermeira, especialista em Admnistração em Sistemas de Saúde , docente do curso de enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira - FAT.- Feira de santana-BA  Email:[email protected]

INTRODUÇAO

 

Ao longo do tempo, foi observado que enfermagem tem desempenhado nítido papel de controladora do trabalho dos demais elementos da equipe de enfermagem, sendo vista apenas como uma profissional que determina e checa as atividades a serem executadas. Ela tem centrado o seu trabalho predominantemente em atividades administrativas burocráticas, dessa forma, sua função essencial que é o gerenciamento do cuidado a serem prestadas ao paciente, algumas características do estilo de gerência são fragmentação das atividades, a impessoalidade nas relações, a centralização do poder e a rígida hierarquia ainda são marcantes no cotidiano do trabalho da enfermagem, demonstrando nitidamente a conduta gerencial autoritária adotado. O hospital é uma das mais complexas organizações já concebidas, Investindo assim no avanço tecnológico em saúde e na capacidade de atender à emergência de novos e diferentes problemas de saúde da sociedade. (SILVA, ERDMANN, CARDOSO, 2008).

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) constitui ambiente terapêutico apropriado para tratamento do recém-nascido (RN) em estado grave. A fragilidade desses RN, a crescente implementação de procedimentos de alto risco e a baixa tolerância a erros de medicação são algumas preocupações dos profissionais de enfermagem que atuam na UTIN. A atividade gerencial é uma das atividades que norteiam a enfermeira e que devem estar interligadas com as atividades assistenciais, educativas e de pesquisa. (MONTANHOLI, MERIGHI E JESUS, 2011).

A UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que porventura possuam chances de sobreviver, destina-se a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. É um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas. Devido a importância do enfermeiro dentro da UTI neonatal foi despertado o grande interesse gerencial e assistencial neste ambiente de auto risco, não deixando de lado aptidão pessoal e necessidade de um estudo mais aprofundado para ser dada a devida importância da gestão e assistência da enfermagem na UTI neonatal. (MONTANHOLI, MERIGHI. JESUS, 2011).

No decorrer da nossa trajetória acadêmica, especialmente durante a prática das disciplinas saúde da mulher e saúde da criança e adolescente, observamos que o enfermeiro, na maior parte do tempo, assume a função de gerência do trabalho dos demais integrantes da equipe de enfermagem. Acreditando que a presente pesquisa será de grande importância para o meio acadêmico, e para a sociedade, pois, demonstra a produção do conhecimento científico realizados por enfermeiros no Brasil. Sabe-se que a gerência do enfermeiro em UTIN em hospitais é uma atividade que necessita de reflexão por parte do enfermeiro a respeito da estrutura e funcionamento das instituições, que requer competência, habilidade, conhecimentos e desenvolvimento das relações interpessoais.

 As práticas do gerenciamento do cuidado de Enfermagem hospitalar necessitam de avanços tecnológicos mesmo reconhecendo a competência dos enfermeiros nas atividades organizativas. A gerência do enfermeiro na UTIN é muito ampla tanto no gerenciamento administrativo quanto no assistencial. Na parte administrativa gerencial ele participa da equipe de planejamento e implantação da UTIN, coordena e supervisiona equipe de enfermagem, programa avaliar o desenvolvimento das atividades de enfermagem, elaborar escala mensal e de férias, distribui a equipe de enfermagem qualitativamente e quantitativa, desenvolve e coordena atividades de pesquisa, participa das reuniões periódicas com a equipe medica. Existem inúmeras funções a serem executadas pela enfermagem nas instituições de saúde, sendo elas complexas exigindo assim profissionais de competência particulares. a seguinte problemática: Quais os limites e possibilidades do enfermeiro frente a gerência da UTIN? O estudo tem como objetivos: Analisar o gerenciamento do enfermeiro em UTIN segundo a literatura brasileira. Apontar os limites e possibilidades de gerenciamento do enfermeiro na UTIN segundo a literatura brasileira.

 

METODOLOGIA

Segundo (SILVA, MENEZES, 2001, p.9) “A Metodologia tem como função mostrar a você como andar  no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.”

Portanto a metodologia configura-se como um guia que proporciona alcançar os objetivos e metas traçando e direcionando o caminho a ser seguido.

  DESENHO DO ESTUDO

Este estudo se caracteriza como qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde se observa como o enfermeiro vem desenvolvendo gerenciamento dentro na UTIN, apontar os limites e possibilidades do gerenciamento do enfermeiro na UTIN tendo um olhar da literatura brasileira.

Segundo (Gil, 2010 p.30) “A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômeno muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente .”

Tendo este estudo uma importância muito relevante, pois em determinadas situações não há outra maneiras de reconhecer fatos passados se não com base em dados bibliográficos.

Segundo Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em materiais já publicados, incluindo os materiais impressos, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos e outros formas de informações como: discos, fitas magnéticas, CDs, bem como materiais disponibilizados pela Internet.

Uma pesquisa bibliográfica consiste na busca de livros,artigos e documentos de um determinado assunto para ser examinado fazendo um levantamento e análise do que já se produziu sobre o assunto que assumimos como tema da pesquisa Gil (2010).

Este é estudo tem uma abordagem qualitativa, uma vez que as questões a serem analisadas perpassam o campo da subjetividade na saúde e, portanto, torna-se fundamental compreendê-las enquanto experiência muitas vezes vivenciada pelo profissional enfermeiro, e que é influenciada por diversos aspectos caracterizadores do processo de trabalho em saúde, tais como: aspectos físicos, técnicos, sociais, governamentais entre outros. Assim, a saúde segundo Minayo (1994) poderá ser interpretada como uma questão humana e existencial que reflete uma problemática compartilhada por todos aqueles que constituem a sociedade de modo geral.

A pesquisa qualitativa possui uma abordagem que reflete a realidade de modo que esta não possa ser quantificada, pois envolve em seu processo de construção significados e fenômenos não mensuráveis e consideradas representativas sem que haja necessidade de valores numéricos. (MINAYO, 1994)

As pesquisas qualitativas “pedem descrições, compreensões e análises de informações, fatos, ocorrências que naturalmente não são expressas por números” (MARTINS, THEOPHILO, 2007, p.135).

 AMOSTRA

A amostra foi composta por artigos científicos, monografias e livros que aborda

m uma conjuntura de assuntos ligados ao tema gerencia do enfermeiro na assistência da UTIN limites e possibilidades.

Os livros foram selecionados obedecendo ao critério de abordar o tema do trabalho. Os autores dos livros selecionados foram Kwasnicka (2004), Chiavenato (1983), Gaiva (2003),  Gil (2010), Marqueis (1999) Minayo (1994), Resende (2000).

Os critérios para inclusão dos periódicos na pesquisa foram: a apresentação no título do descritor pesquisado e a permissão de visualização do texto completo e em língua portuguesa e também no período a partir do ano de 2000. Os resultados encontrados na pesquisa passaram por uma leitura prévia para que fossem selecionados todos os periódicos que obterem relação direta com os objetivos traçados nesse trabalho.

O Teste de Relevância I foi aplicado nos artigos científicos provindos das revistas de enfermagem, ortografados somente por enfermeiros (a) obedecendo aos critérios de serem publicados em língua portuguesa e que abordassem o temas relacionados a gerência do enfermeiro em UTIN.

O Teste de Relevância II foi aplicado, obedecendo aos critérios de disponibilização dos artigos completo publicados entre os anos 2000 a 2012

 COLETA DE DADOS

Os documentos usados para esta pesquisa foram coletados em fontes on line e impressas. A pesquisa on line foi feita nas bases de dados Bireme, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, em língua portuguesa, relacionado ao tema gerência do enfermeiro em UTIN. As palavras-chave utilizadas para a busca viam Internet foram: enfermeiro, UTIN e gerência. Os documentos oriundos das fontes impressas foram pesquisados na biblioteca da Faculdade Anísio Teixeira em Feira de Santana, Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia considerando sua relação com o tema de pesquisa e publicados em língua portuguesa. O período de pesquisa do material ocorreu de fevereiro a maio de 2013.

 ANÁLISE DE DADOS                                          

A revisão foi feita por meio de publicações selecionadas, os quais foram apresentados através de quadros, sendo um de análise geral, onde constará o periódico; autores, ano e local de publicação; método; resultados, e o outro quadro de análise de dados por categoria, onde constarão os periódicos organizados pelas categorias. A pesquisa realizada em fontes on line e impressa resultou em 10 publicações, foram submetidos ao Teste de Relevância I, os quais determinaram quais seriam incluídos na pesquisa e quais publicações seriam excluídas da mesma. Após aplicação do Teste 8 foram aprovados e 2 reprovados. Os resumos aprovados tiveram seus artigos lidos na íntegra, foi aplicado o Teste de Relevância II segundo os critérios descritos. O teste foi aplicado aos 8, o que resultaram em 7 selecionados e 1 excluídos devido a não publicação na integra dos artigos e ano de publicação não coerente com o determinado. 

ASPECTOS ÉTICOS

A lei dos direitos autorais de nº. 9.610/98 Art. 1º regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos (BRASIL, 1998).

Desta forma, podemos produzir pesquisas de maneira objetiva e segura, dando um enfoque maior na qualidade da assistência à saúde da população, coletivo ou individual, assegurando total controle de qualidade, à tão expressiva atividade do enfermeiro auditor.

ANÁLISE E DISCURSSÃO DOS RESULTADOS

     Foram encontrados na literatura científica artigos que abordam a prática do enfermeiro gerente, na assistência, administração da UTIN, liderança do enfermeiro. Para o presente estudo, foram selecionados 7 artigos, os quais preencheram os requisitos do Teste de Relevância I e II. Predomina a abordagem da revisão bibliográfica mostrando a trajetória da evolução da administração dentro da enfermagem demonstrada no quadro 1.

Os 7 artigos que compõe o quadro 1 são descritos com mais detalhes no quadro 2, o qual contém informações sobre as considerações gerais sobre gerência, o processo administrar gerenciar, o enfermeiro na atenção ao neonato em UTIN

Título do artigo

Autoria local e ano da publicação

Formação profissional dos autores

Objetivo

Tipo de estudo 

 1 Enfermagem neonatal: análise das publicações indexas nos índices de referências informatizadosAlmeida, A.P.

 kimura, A.F.Prof. Dr. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Aluna do Curso de Graduação em enfermagem- escola  de enfermagem da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPQ/ PIBIC/USP- 2001/2002.

Estudo qualitativo descritivo

 Foram identificados poucos estudos que buscam evidências científicas para subsidiar as condutas e intervenções em enfermagem.

 

  

2 A participação da família no cuidado prematuro na UTI Neonatal

Maria Aparecida Munhoz Gaíva; Carmen Gracinda Silvan Scochi. Brasília 2005.

Enfermerias Professoras da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Enfermeria. Professora Livre Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP.

 As autoras relatam sobre a presença da mãe no cotidiano da internação do filho prematuro e o discurso da humanização, há contradições no processo de trabalho.

3 Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal.

Enfermeiras Doutoras em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.

De caráter qualitativo por meio de entrevista.

 Os autores relatam que as relações de trabalho precisam ser construídas e, para isso, a equipe deve planejar o cuidado em conjunto, respeitando a atuação de cada profissional.

4 Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal.

Enfermeiras, Doutoras em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

De caráter qualitativo por meio de entrevista.

 Os autores relatam que as relações de trabalho precisam ser construídas e, para isso, a equipe deve planejar o cuidado em conjunto, respeitando a atuação de cada profissional.

5 O agir do enfermeiro no exercício da liderança em enfermagem: dificuldades da prática.

Nascimento Cintia  Domingos.et al.

Enfermeira Graduada em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana

 Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Epidemiológica. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Identificar as dificuldades encontradas pelo enfermeiro no exercício da liderança junto à equipe de Enfermagem

Estudo de revisão sistemática de literatura

Os autores relatam que o papel do enfermeiro como líder seja bem desempenhado, são necessários mudanças de comportamentos, busca de novos conhecimentos e dedicação com responsabilidade no desenvolvimento de habilidades essenciais para a liderança.

6 O processo de trabalho da equipe de enfermagem na UTI neonatal e o cuidado humanizado

Francisco R. G. X.

Florianópolis, 2006.

Docentes em Enfermagem.

Diagnosticar o processo de trabalho de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Identificar qual a percepção da equipe sobre seu objeto de trabalho.

Pesquisa descritiva, exploratório de caráter qualitativo

 Os autores relatam que a equipe de enfermagem no processo de trabalho em saúde não sabiam identificar e diferenciar o objeto,o produto e o instrumento pois não há entendimento do que seja processo e constatou-se que a equipe de enfermagem tem a necessidade de prestar assistência humanizada  não tendo nenhum projeto coletivo de humanização .Tendo ações  assistências  de humanização.cotidianas parceladas e fragmentadas de  humanização.

 7 Humanização do cuidado da UTI Neonatal

Reichert, A. P. da S. Lins,R.N.P Collet, N.

Enfermeiras. Mestres em Enfermagem em Saúde Pública

pela UFPB

Identificar ações de enfermagem descritas na literatura que contribuem para a humanização da assistência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Pesquisa de natureza qualitativa do tipo

bibliográfica

Os autores relatam que a humanização da assistência na UTIN deve se pautar no cuidado singular, na integralidade e no respeito à vida. Tendo assim a equipe de enfermagem a responsabilidade de ser um agente facilitador no processo da humanização.Minimizando o estresse na UTIN,promovendo  o um ambiente de trabalho seguro,  acolhedor,confortável  ao RN ,família e equipe.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Concluímos que, o profissional de enfermagem busca a qualidade da assistência dos clientes através de uma assistência humanizada, que representa um conjunto de iniciativas, visando à produção de cuidados em saúde promovendo o acolhimento, facilitando o vínculo entre pais e bebê, utilizando tecnologias. A importância da humanização do processo de assistir adequadamente, a integridade do cuidado,  sendo características imprescindíveis para a garantia de sobrevivência o conhecimento científico e habilidades técnicas, tendo como líder um papel interpessoal, o cuidar, a gerência, educação em saúde, a pesquisa,a busca de novos conhecimentos, dedicação com responsabilidade e habilidades essenciais.

O gerenciamento em Enfermagem é essencial à profissão, por administrar e prover os recursos humanos, materiais, físicos, tecnológicos e de informação as unidades em que são desenvolvidos os serviços de enfermagem. O enfermeiro assume a coordenação/supervisão da equipe de enfermagem e com o objetivo de direcionar e efetivar o cuidado ao paciente. 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, A.P.; KIMURA, A.F.Enfermagem Neonatal: análise das publicações indexadas nos índices de referências informatizados. Revista Brasileira Enfermagem, Brasília (DF), vol.56 n.3 p.254-259 maio/jun., 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n3/a08v56n3.pdf>. Acessado em 18 nov. 2012.

ALMEIDA, M. C. P.; ROCHA, S. M. M. Considerações sobre a enfermagem enquanto trabalho. In: _____ (Orgs.). O trabalho de enfermagem. São Paulo: Cortez, 1997.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL, Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 20 mar., 2012.

BRITO,M. J.M. et al. A enfermeira no contexto das práticas de gestão: desafios e perspectivas em um hospital de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil . Revista Emfermería Global, Murcia, vol. 4 / n.7, p. 91-110, nov., 2005. Disponível em:<http:// revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/477/485>. Acesso em: 15 mar., 2013.

CAMPOS, G. W. De S. Planejamento sem normas:considerações sobre o processo de administração e gerência de serviços de saúde. Campinas: HUCITEC, 1989.

CHIAVENATO, I. (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição.S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

OLIVEIRA B.R.G et al. O processo de trabalho da equipe de enfermagem na UTI neonatal e o cuidar humanizado. Revista Texto e Contexto de Enfermagem. Florianópolis 2006; 15 (Esp): 105-13 2006. Disponível em:<http//www.csielo.br/pdf/tce/v15nspea12.pdf>. Acessado em : 19/10/2011

PASSOS, J. P.;  CIOSAK, S. I. A concepção dos enfermeiros no processo gerencial em Unidade Básica de Saúde. Revista escola enfermagem. USP.2006, vol.40, n.4, pp. 464-468.

RESENDE,E. O livro das competências:Desenvolvimento das competências: a melhor auto-ajuda para pessoas organizações e sociedade. Rio de Janeiro: Qualitymark,2000.

 

PINHO, L. B. de; SANTOS, S. M. A.dos. Dialética do cuidado humanizado na UTI: contradições entre o discurso e a prática profissional do enfermeiro. Rev Esc Enferm. USP. 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n1/09.pdf> Acessado em: 14 set 2012.,

REICHERT, A.P da S.; LINSR. N. P.; COLLE, N. Humanização do cuidado da UTI Neonatal. Ver. Eletrônica de enfermagem. 2007. Disponível em:< http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/viewArticle/7148>. Acessado em: 24 nov 2012.

RESCK, Z.M.R.; GOMES, E.L. a formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev Latino-am Enfermagem. 2008. Disponível em :< http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n1/pt_11.pdf> Acessado em: 15 fev 2013.

ROCHA,S.M.M. As expectativas de pais e profissionais de enfermagem em relação ao trabalho da enfermagem em UTIN. Rer.Esc Enferm.USP. 2006.  Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n3/v40n3a12.pdf> Acessado em: 20 out. 2012.

SANTOS, I. dos; OLIVEIRA, S. R. M.; CASTRO, C. B.; Gerência do processo de trabalho em enfermagem: liderança da enfermeira em unidades hospitalares. Texto contexto - enferm. 2006, vol.15, n.3, pp. 393-400.

SERVO, M. L. S.; Supervisão da enfermeira em hospitais: Uma realidade local. Feira de Santana-BA: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2001.

SERVO, M. L. S.; Novo olhar...novo feixe de luz...nova dimensão:eis a supervisão social.. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v.15, n.1/2. jan/ago.2002a. p.97-107.

SILVA, E. L. da.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3439.pdf> Acessado em: 20  agos 2012.

SILVA, L.J. et al.Tecnologia e humanização na unidade de terapia intensiva neonatal: Reflexão no contexto saúde-doença. Revista Escola Enfermagem USP. Vol. 43, n. 4, p. 684-9. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n3/a26v43n3.pdf> . Acessado em: 25 nov. 2012.

SILVA, M.A.; ERDMANN, A.L.; CARDOSO, R.S.; O sistema de enfermagem hospitalar: visualisando o cenário das políticas gerenciais.. Rev. Eletr. Enf. Vol. 10 n.2 p.448-59.2008. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n2/v10n2a16.htm>. Acessado em: 23 ago 2012.

SIMOES, A. L de A.;FAVERO, N. O desafio da liderança para o enfermeiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto vol.11 n.5 p 567-573. Set./Out. 2003. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000500002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 22 ago. 2012.

SPAGNOL, C.A.Da gerência clássica à gerência contemporânea: compreendendo novos conceitos para subsidiar a prática administrativa da enfermagem. Revista Gaucha de Enfermagem, Porto Alegre, vol. 23. n. 1. p. 114-131, jan., 2002.

SPAGNOL, C.A, FERNANDES, M.S. Estrutura organizacional e o serviço de enfermagem hospitalar: aspectos teóricos. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) vol. 2, p.157-64, ago., 2004. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4502/2439>. Acessado: 08 mar. 2013.

TREVIZAN, M.A.; MENDES, I.A.C. Iniciação científica: modalidade de incentivo à pesquisa em enfermagem. Rev. Gaúcha de Enferm, Riberão Preto (SP) v.12, n.2, p.33-38, 1991. Disponível em:< http://gepecopen.eerp.usp.br/files/artigos/Artigo46fin.pdf>.  Acessado: 08 mar. 2013.

VAGHETTI, H. et al. Percepções dos enfermeiros acerca das ações administrativas em seu processo de trabalho. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF).V. 57, n.3, p.316-320, 2004.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n3/a12v57n3.pdf>. Acessado em: 09 mar. 2013.

WEIRICH, C. F; MUNARI, D. B.; BEZERRA, A. L. Q. Endomarketing: ensaio sobre possibilidades de inovação na gestão em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, vol. 57, n.6, p.754-757, nov.- dez., 2004.