AUTOR  : GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA  NA  EJA    SOCYETY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA NA  EJA   SOCYETY

 

GEOGRAFIA NA  EJA  SOCYETY  elaborado com o intuito de estimular os estudantes a pesquisa e estudar  A  EJA na ESCOLA.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYETY  EJA

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

     

      A ideia do projeto socyety  EJA    surgiu  com o intuito de ajudar os ALUNOS  O QUE É A EJA.

 

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos O ESTUDO DA EJA ;

Identificar os tipos e métodos Da EJA

Desenvolver  atividades de ensino-aprendizagem  ;

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos e no trabalho

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa sobre a e Seus métodos de ensino – aprendizagem com palestras e encontros pedagógicos.


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnósticoconforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que com as pesquisa e estudo da  EJA todos tenham um aprendizado significativo sobre a cultura DA  EJA  e façam uma boa prova, .

Referências

Referências

Educação de jovens e adultos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Se procura a freguesia portuguesa, veja Eja.

 

Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Ensino supletivo. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde novembro de 2010)

 

A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino1 nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância). No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.

No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias do educador Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.

O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394.2 de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.

A partir de 2002, o governo federal criou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), por meio do qual pode, mediante convênio com estados e municípios, substituí-los na realização de exames supletivos .Criada pelo Decreto Presidencial nº 4.834/20033 para tratar exclusivamente da alfabetização de jovens e adultos, a Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja) teve seu âmbito e composição ampliados pelo Decreto nº 5.475, de junho 2004, reafirmados pelo Decreto nº 6.093, de abril de 2007. Sua composição recente foi estabelecida pela Portaria nº 602, de março de 2006. É formada por 17 membros, sendo quatro representantes dos governos federal (Secad e SEB/MEC), estaduais (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e municipais (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); um representante da UNESCO e um das instituições de ensino superior; e dez representantes da sociedade civil (fóruns de EJA, movimentos de alfabetização, trabalhadores da educação, movimentos sociais do campo, de indígenas, afrodescendentes e juvenis, bem como organizações não governamentais dedicadas a questões da educação e do meio ambiente.

Índice

  • 1 Bibliografia
  • 2 Ver também
  • 3 Referências
  • 4 Ligações externas

Bibliografia

Livro: Educação e Mudança Paulo Freire Prefacio de Moacir Gadotti e Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin

Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática.— Brasília : UNESCO, 2008. 212 p.

Ver também

  • Analfabetismo
  • Educação popular
  • Paulo Freire
 

A Wikipédia possui o portal:

  • Portal de educação

Referências

  1. BRASIL, Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (em português). disponível no Portal do MEC. Página visitada em 05 de maio de 2010.
  2. BRASIL, Lei 9394 de 1996. Ministério da Educação e Cultura (em português). disponível no Portal do MEC. Página visitada em 5 de maio de 2010.
  3. Decreto 4.834. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (em português). disponível no Portal do MEC. Página visitada em Abril de 2003.

Ligações externas

  • Fóruns Estaduais de EJA
  • Encontros Nacionais de Jovens e Adultos
  • MEC - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
  • Portal dos Professores de EJA
  • Escolarização de jovens e adultos: histórico e atuais políticas