PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VI)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA  INTERDISCIPLINAR FEIRAS LIVRES DE JOÃO PESSOA -  PB  PROJETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEOGRAFIA  INTERDISCIPLINAR FEIRAS LIVRES DE JOÃO PESSOA-PB PROJETO

 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado do “DAS FEIRAS LIVRES NA CIDADE” e sobre a sua “preservação” aliada a valorização e construção dos valores éticos. O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais

João Pessoa

2014

;

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

 

 

  1. TÍTULO : GEOGRAFIA FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
  2. AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

- 3 -

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

 

AS FEIRAS LIVRES SÃO LUGARES DE DIVERSAS CULTURAS E COMÉRCIOS NA CAPITAL DE JOÃO PESSOA –PB .TEMOS QUE PRESERVA  AS FEIRAS E SEUS PROCESSOS HISTÓRICOS PARA NÃO SE ACABA AS FEIRAS .

 

- 4 -

6 – OBJETIVOS

Estimular no nosso alunado o interesse e o gosto pela FEIRA LIVRE

Desenvolver o trabalho em equipe junto aos alunos

Debate sobre AS FEIRAS LIVRES NA CIDADE

Desenvolver a interdisciplinar e coletiva

Divulgar a nossa cultura no espaço da escola

Promover atividade cultural na nossa escola junto aos alunos e a família

- 5 -

7 – METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do projeto serão organizadas equipes de alunos em cada turma,distribuídas nos três turnos de funcionamento da escola envolvendo os alunos das turmas do ensino fundamental II e da EJA.

Em reunião prévia com as equipes será definido para cada uma delas um tipo de FEIRA LIVRE COM PALESTRAS .

- 6-

8-AVALIAÇÃO

A avaliação final dos trabalhos será feita pela Comissão Organizadora e professores da escola. A avaliação será registrada em relatório. Os alunos terão notas nas disciplinas em geral.

9- RECURSOS MATERIAIS

Para a execução desse projeto, serão utilizados materiais diversos: papelaria, equipamentos e eletrônicos.

             10-CONCLUSÃO

Espera-se com este gesto o evento e os trabalhos dos alunos e professores seja para forma cidadãos mais conhecedor DAS FEIRAS LIVRES  e preserve a sua cultura e identidade nacional.

 

- 7 -

10- REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Feira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Para a freguesia concelho de Santa Maria da Feira, veja Feira (Santa Maria da Feira).

 

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

 

Uma feira é um evento em um local público em que as pessoas, em dias e épocas predeterminados, expõem e vendem mercadorias. Também é uma designação complementar dos cinco dias úteis da semana: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. Pode ser, ainda, uma exposição (comercial, industrial, cultural, tecnológica ou recreativa) ou um parque de diversões.

História[editar | editar código-fonte]

Não se sabe ao certo onde ou quando foi realizada a primeira feira na História. Existam fontes, entretanto, que permitem afirmar que, em 500 a.C., já se realizava essa atividade no Médio Oriente, nomeadamente na cidade-estado Fenícia de Tiro.

As referências a feiras na Antiguidade e na Idade Média aparecem correlacionadas a festividades religiosas e a dias santos. Nelas se reuniam mercadores de terras distantes, trazendo os seus produtos autóctones para troca por outros. A etimologia da palavra "feira" demonstra que a religião andou de mãos dadas com o comércio. A palavra latinaferia, que significa "dia santo ou feriado", é a palavra que deu origem à portuguesa "feira", à espanhola feria e à inglesa fair.

Na Idade Média, com a crise do feudalismo a partir de fins do século XI, a afirmação das feiras medievais indica o momento em que ressurge o comércio na Europa, associando-se à afirmação do poder régio, à génese dos burgos e da burguesia enquanto classe social.

Desse modo, com a reabertura do Mar Mediterrâneo a partir das Cruzadas, os europeus puderam vivenciar um maior contacto com o Oriente, de onde chegavam mercadorias raras e exóticas (cravo, canela, pimenta, seda, perfumes, porcelana). Registrou-se, assim, o chamado Renascimento Comercial, de vez que esses produtos começaram a ser vendidos nas feiras que surgiam nas cidades que então "renasciam". Foram chamadas de "burgos", em virtude de seus muros fortificados, e os habitantes de "burgueses", termo que posteriormente se aplicaria especificamente aos comerciantes enriquecidos com a sua prática.

Durante a realização das feiras medievais, interrompiam-se guerras; a paz era garantida para que os vendedores, dispostos lado a lado, pudessem trabalhar com segurança. Da mesma maneira, guardas vigiavam todo o perímetro do local do evento, de modo a evitar que algum desordeiro pudesse causar incómodos àqueles que por ali passavam e desejavam efectuar as suas compras. Os mercadores medievais realizavam as suas transações comerciais e intermediavam trocas numa actividade eminentemente itinerante.

A ocasião era aproveitada por saltimbancos e outros artistas de rua, que procuravam atrair a atenção e a generosidade da população que afluía a esses eventos, quer para comerciar, quer para simplesmente se distrair.

As feiras medievais instalavam-se em locais estratégicos, como povoações que se pretendiam desenvolver, ou o cruzamento de rotas comerciais. Algumas chegaram mesmo a ter abrangência internacional.

O renascimento do comércio tornou necessário o uso da moeda, prática que havia desaparecido quase que totalmente nos séculos anteriores. Nas feiras, que atraíam pessoas de vários lugares, havia uma grande variedade de moedas em circulação, o que desenvolveu os bancos e o câmbio.

As feiras em Portugal[editar | editar código-fonte]

O crescimento económico e demográfico dos séculos XII e XIII, no território que viria a constituir Portugal, permitiu a criação de excedentes, que eram objecto de escoamento nos mercados e feiras.

Com o crescimento populacional dos centros urbanos, o consumo aumentou, acentuando-se a dependência da vila face ao extenso termo.

As feiras foram uma das mais importantes instituições do período medieval em Portugal. Como no restante da Europa, as feiras portuguesas constituíram-se num espaço de encontro de produtores, consumidores e distribuidores, realizando-se em datas e locais fixados, ao mesmo tempo em que procuravam superar as dificuldades de comunicação. A sua importância económica é inquestionável, testemunhando-o a protecção dispensada às mesmas pelos sucessivos monarcas, que concediam privilégios, na vinda e na ida, aos mercadores que a elas concorressem.

Importa distinguir a feira - que tinha lugar anualmente, destinando-se ao comércio grossista e de grande distância -, do mercado, com uma ocorrência semanal ou mensal, voltado para o mercado retalhista. Além disso, quase todas as feiras se realizavam em épocas relacionadas com festas da igreja Católica e, no local onde se realizavam, existia uma paz especial, a chamada "paz da feira", que proibia todos os actos de hostilidade, sob severas penas em caso de transgressão.

No território português, a feira mais antiga que se conhece é a de Ponte de Lima, instituída em 1125, seguida, ainda no século XII, pelas feiras de Melgaço e de Constantim de Panóias (concelho de Vila Real). Posteriormente, nos inícios do século XIII, foram instituídas as feiras de Vila Nova de Famalicão e Castelo Mendo (concelho de Almeida). A feira desta última encontra-se estipulada em sua Carta de Foral, passada por Sancho II de Portugal (1223-1248) em Vila do Touro, a 15 de Março de 1229, com indicação de que será realizada por oito dias, três vezes por ano: na Páscoa, no São João e no São Miguel. Todos os que a ela concorressem, tanto nacionais como estrangeiros, teriam segurança contra qualquer responsabilidade civil ou criminal que pesasse sobre eles.

A partir do reinado de Afonso III de Portugal (1248-1279) multiplicou-se o número das feiras no reino e ampliaram-se as garantias e os privilégios jurídicos concedidos aos feirantes. As feiras deixariam de se confinar ao espaço a norte do rio Douro, ou próximo da fronteira do reino de Leão. Os principais centros urbanos do centro e sul ganhariam igualmente as suas feiras, sobretudo nos locais mais interiores, uma vez que o litoral se manteria alheado destes encontros por algum tempo. O fomento do comércio interno por meio da instituição de feiras, teve como consequência o aumento populacional de determinadas zonas até então pouco povoadas, para além de aumentar os rendimentos daCoroa. Entre os privilégios que mais favoreceram o desenvolvimento das feiras portuguesas destaca-se aquele que isentava os feirantes do pagamento de direitos fiscais, nomeadamente portagens e que caracterizava as chamadas "feiras francas".

Durante o reinado de D. Dinis (1279-1325) activou-se o impulso dado anteriormente. As regiões de Entre Douro e Minho, a Beira e até o Alentejo cobriram-se de feiras, nomeadamente "feiras francas". Uma vez que as condições de circulação, os perigos dos caminhos, assim como as prisões por dívidas poderiam comprometer o sucesso das feira, tornou-se quase obrigatória nas cartas de feira a introdução da fórmula que todos aqueles que veerem a essa feyra per razom de vender ou de comprar sejam seguros d'ida e de vynda que nom sejam penhorados en meu reyno por nenhuua divyda que devam en aqueles dias en que durar essa feyra nem en dous dias que veerem primeyros des que sayr essa feyra senom por aquelas dividas que forem feytas em essa feyra.

A partir do reinado de D. Fernando (1357-1367), a situação começou a alterar-se, na medida em que as sucessivas guerras com o Reino de Castela prejudicaram grandemente o comércio ambulante. De seguida, a revolução de 1383-1385, teve como consequência um reforço da protecção real aos comerciantes das cidades e vilas em detrimento dos mercadores ambulantes.

Apesar de, em 1528, ter sido instituída uma "feira franca" em Vila Viçosa e, em 1576, na cidade do Porto, parece poder considerar-se o fim do século XV como o período de enfraquecimento da importância das feiras em Portugal. As cidades e as vilas, desenvolvendo-se e prosperando, serviam mais adequadamente os interesses e as necessidades económicas da comunidade do que as feiras. É natural que esse declínio se acentuasse no século XVI, quando Portugal brilhou como potência marítima e ultramarina, quando o grande comércio se concentrou definitivamente nas cidades portuárias do litoral. A partir do reinado de D. Manuel (1495-1521) as feiras entraram numa fase de decadência.

No século XVIII ainda se instituíram feiras. Em 1720, criou-se, no Porto, uma feira franca de fazendas e animais. Em 1776, durante o governo do Marquês de Pombal, realizou-se, em Oeiras, durante três dias, uma feira a que podemos chamar a primeira feira industrial portuguesa, com representação de todos os produtos da indústria nacional da época.

Apesar de todas as vicissitudes, algumas feiras tradicionais sobreviveram até os nossos dias, como é o caso da feira de Espinho, às segundas-feiras; da feira dos Carvalhos, às quartas; ou da feira da Senhora da Hora aos sábados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Feira profissional
  • Feira medieval

Categorias: 

  • Feiras
  • Turismo de eventos
 

Menu de navegação

  • Criar uma conta
  • Iniciar sessão
    • Artigo
    • Discussão
    • Ler
    • Editar
    • Editar código-fonte
    • Ver histórico

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

  • Página principal
  • Conteúdo destacado
  • Eventos atuais
  • Esplanada
  • Página aleatória
  • Portais
  • Informar um erro

Colaboração

  • Boas-vindas
  • Ajuda
  • Página de testes
  • Portal comunitário
  • Mudanças recentes
  • Manutenção
  • Criar página
  • Páginas novas
  • Contato
  • Donativos

Imprimir/exportar

  • Criar um livro
  • Descarregar como PDF
  • Versão para impressão

Ferramentas

  • Páginas afluentes
  • Alterações relacionadas
  • Carregar ficheiro
  • Páginas especiais
  • Ligação permanente
  • Informações da página
  • Dados de item
  • Citar esta página

Noutros idiomas

  • Alemannisch
  • Беларуская
  • Български
  • Català
  • Cymraeg
  • Deutsch
  • English
  • Esperanto
  • Español
  • Eesti
  • Euskara
  • Suomi
  • Français
  • Galego
  • עברית
  • Ido
  • 한국어
  • Latina
  • Nederlands
  • Occitan
  • Polski
  • Русский
  • Srpskohrvatski / српскохрватски
  • Slovenščina
  • Српски / srpski
  • Svenska
  • Türkçe
  • Українська

Editar ligações

  • Esta página foi modificada pela última vez à(s) 14h24min de 30 de maio de 2014.
  • Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.
  • Política de privacidade
  • Sobre a Wikipédia
  • Avisos gerais
  • Programadores
  • Versão móvel