Resumo crítico com nos textos de Cavalcanti sobre o ensino da geografia.

INTRODUÇÃO

Os procedimentos desenvolvidos para o ensino de Geografia, ainda são muito discutidos por não existir uma "fórmula" para este fim, porém se faz necessário encontrar meios para que não se caia no erro de simplesmente repassar conteúdos, isso se dá para que se trabalhe o ensino da Geografia de acordo com a perspectiva de Vygotsky.
Para ele, "no desenvolvimento cultural da criança, todas as funções ocorrem duas vezes: primeiro no nível social e depois no nível individual; primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no interior da criança (intrapsicológica)" (Vygotsky, 1984, p. 64, grifo do autor).
Para que o ensino da geografia seja bem sucedido é necessário que o professor seja dinâmico em suas aulas utilizando-se de recursos didáticos diferenciados e diversificados a fim de atrair a atenção e o interesse dos alunos. E esteja preparado para atuar em todos os momentos possibilitando o máximo de dinamismo por meio das atividades e enfatizando as culturas existentes na sala de aula, a fim de que o ensino da geografia tenha real significado para os alunos.