Parece estranho tal afirmação, mas você sabia que o gelo também pode ser contaminado por vírus e bactérias? Sim, de acordo com um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Alumínio (Abal), o gelo, utilizado no resfriamento de bebida e manipulado pelos vendedores, como principal fonte de contaminação externa das latas e outras embalagens.

Segundo a pesquisa, foram coletadas várias amostras para análises e havia níveis de contaminação de microorganismos aeróbios mesófilos, bem como bolores e leveduras acima de 50 unidades formadores de colônia por centímetro quadrado (ufc/cm2). Os microrganismos presentes nas amostras de embalagens também foram percebidos em gelos.

O que mais chamou a atenção da pesquisa é a afirmação do infectologista Edmilson Migowski, ao qual alerta que os organismos encontrados em grande escala no gelo podem ser indício da existência de outras ameaças, como o vírus da hepatite A.

O coordenador da Comissão de Saúde da Abal, Manoel Arruda, diz que a pesquisa foi encomendada para desmentir boatos que circularam na internet sobre contaminação de latas. "O problema não é privilégio de nenhuma embalagem. Quando ocorre, está associado principalmente ao gelo utilizado para refrigeração ou em razão de estocagem e manuseio inadequados", afirma ele.

Sempre quando consome alimentos fora de casa, como em bares e restaurante, sempre há uma preocupação com a higiene adotada no preparo dos alimentos e na lavagem das verduras, por exemplo. Mas poucos se preocupam qual tipo de água e como foi a manipulação do gelo usado em sucos e drinks. Por isso, deve-se ter esse cuidado também pois qualquer tipo de gelo, tanto formado no exterior de embalagens quanto os cubos usados em bebidas são alvos de contaminação.

Os locais onde os gelos mais estavam contaminados eram estabelecimentos ao ar livre ou ambulantes. Isso acontece por que a água utilizada para fazer gelos ficam mais expostas a ambientes nocivos, como fumaça de automóveis que carregam uma grande quantidade de bactérias.

Mas os riscos de contaminação não se restringem apenas para ambulantes. Amostras coletadas em grandes restaurantes também foram encontrados altos níveis de contaminação. Segundo a pesquisa, é comum o uso de máquinas de gelo, que possuem a capacidade de produzir em grande quantidade. O problema é quando essas máquinas não contam com higienização correta. No Brasil, há várias lojas especializadas na comercialização dessas máquinas. Caso não conheça, pode consultar catálogos de máquinas de gelo na Termall ou de uma fabricante chamada Everest.

O resultado da pesquisa foi publicado em reportagem especial do jornal Paraná Online. Conteúdo teve colaboração de pesquisa pelo jornalista Paulo Augusto Sebin.