FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS NAS ESCOLAS

1-    INTRODUÇÃO

            A educação física escolar assim como todos os desportos é amplamente reconhecida como valiosos e indispensáveis agentes promotores no processo educativo integral. Vários profissionais na área da educação física escolar estão procurando se qualificar cada vez mais para desenvolver um bom trabalho na sociedade, trazendo inovações para que sua aula seja prazerosa os alunos. O professor de educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.

            Sabemos que com avanço da tecnologia várias crianças e adolescentes estão se distanciando das práticas dos esportes, pois elas cada vez mais estão conectadas em computadores, celulares e outros meios de comunicação. Com isso vai aumentando o caso de crianças e adolescentes sedentárias, obesos e outras complicações com o não prática dos esportes.

            Acredita-se que a prática regular da educação física escolar baseada em um trabalho planejado auxiliará no desempenho escolar da criança e do adolescente, pois ela estará desenvolvendo aspectos básicos de sua formação, que estruturarão seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, lhe proporcionando condições de se tornar uma pessoa independente, crítica e consciente de seu papel na sociedade. Segundo GRESPAN (2002, p.27) afirma que na educação física escolar “a criança é vista como um ser historicamente situado, dona de um saber que é importante para sua vida em sociedade. Ao mesmo tempo, tem capacidade crítica para situar-se no mundo, para ser por ele modificado e para transformá-lo”.  

            No ensino fundamental II onde a educação física é desenvolvida na prática e teórica o professor tem o papel fundamental de desenvolver suas aulas participativas e prazerosas, pois nas primeiras series do fundamental II que as crianças E adolescentes estão amadurecendo e estarão construindo novos conhecimentos. No ensino médio em algumas instituições de ensino a educação física não é obrigatória no 3ª serie. Além de trabalhar o movimento corporal, as modalidades que ainda mais predomina entre eles são o vôlei, basquete, futebol, handebol. No desenvolvimento desse trabalho o futsal ira ser abordado um pouco mais sua historia e a pratica desse esporte no colégio.

            O futsal é o esporte mais praticado nas escolas por ter as características do futebol de campo, e podendo ser praticado por qualquer idade nas escolas. O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico do individual do futsal (ETCHEPARE ET AL., 2004). Como qualquer outro esporte o futsal também tem suas regras e fundamentos. Na aula o professor ira passar dando teóricas e praticas do futsal. Para o aprimoramento desse esporte precisa ter disciplina e comportamento, pois requer atenção.  Muitos alunos encontrarão dificuldades em desenvolver outros já tem mais habilidades. Todos de tem que participar da aula, pois é muito importante como quaisquer outras aulas.

[...]