UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA

* NILTON ANDRADE DA SILVA

** EDER CAVALINI

*** EDUARDO MOSCONI MAGRO

**** JUAN FELIPE FERREIRA

Graduado em Educação Física UNOPAR (Pr); Graduando Especialização em Futebol IWL (Pr) *

Graduado em Educação Física UNOPAR (Pr) **

Graduado em Educação Física UNOPAR (Pr) ***

Graduado em Educação Física UNOPAR (Pr) ****

FUTSAL: FORÇA E RESISTÊNCIA EM ALUNOS DE 10 A 12 ANOS PRATICANTES DE FUTSAL

ARAPONGAS

2008

Projeto de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Educação Física, com nota final igual a _______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

­­­­­­­­­­_________________________________

Prof. Orientador

Universidade Norte do Paraná

_________________________________

Prof. Membro 2

Universidade Norte do Paraná

_________________________________

Prof. Membro 3

Universidade Norte do Paraná

Arapongas, 22 de novembro de 2008.

Introdução

Este projeto terá a intenção de tratar do esporte, especificamente o futsal, como uma estratégia, para aperfeiçoar capacidades físicas, mais especificamente a força e a resistência.

Segundo Almeida e Roggato (2007), em qualquer modalidade esportiva a preparação física de um atleta se torna indispensável para o alcance do desempenho dos resultados satisfatórios nas competições.

Para Machado e Gomes (1999) O futsal vem ao passar dos anos aumentando sua popularidade no Brasil, assim como o futebol, isso se deve muito á sua pratica na escola, devido ao espaço reduzido existente para pratica da Educação Física e o número de alunos que preferem o futsal nas aulas Educação Física.

A popularidade do futsal há algum tempo atrás era restringida apenas a população masculina, e agora, a população feminina que conhece e pratica esse esporte aumentou bruscamente, tanto que já existem campeonatos e torneios estaduais e brasileiros em nosso país para o feminino.

Muitas crianças que praticam futsal abandonam o esporte devido ao mau relacionamento com o professor e à dificuldade em relacionar o esporte com os estudos (HALLAL et al., 2004). Também ocorre que muitos não se consideram bom de bola e por este motivo sofrem discriminação de outros alunos, cabe ao professor trabalhar de forma que motive o interesse do aluno pela pratica do futsal com prazer e alegria.

Nesta modalidade utiliza-se varias valências físicas para se praticar, mas, iremos direcionar nossos estudos para as capacidades de força e resistência, tanto aeróbia quanto anaeróbica.

A força se define quando se exerce uma tensão máxima perante a uma resistência ou superfície para gerar uma reação, fato que podemos ilustrar num chute na bola, quando temos que utilizar dessa valência física para mover o mais rápido possível o objeto. Existem vários tipos de força, como a força estática, a dinâmica, a máxima, a resistência de força e a explosiva. Os tipos de força mais utilizados na prática do futsal é a dinâmica e a explosiva.

Existem dois tipos de resistência, a aeróbia e a anaeróbica. A resistência aeróbia é quando usamos oxigênio para realizar a atividade e a anaeróbica quando não precisamos do oxigênio na atividade. O futsal utiliza essas duas resistências, nas ações mais demoradas a aeróbia e nas ações que exigem rapidez a anaeróbica.

Essas capacidades não serão usadas apenas na pratica do esporte, mas em todas as atividades que for realizar no dia a dia da vida do ser humano.

A importância desse trabalho se deve ao fato da dificuldade que se tem em trabalhar aspectos físicos em crianças de 10 a 12 anos devido ao cuidado que se deve ter para não extrapolar a carga de treinamentos e não gerar alguns malefícios no desenvolvimento físico das crianças.

Justificativa

O que justifica a importância deste trabalho é o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades físicas, em especial força e resistência para que haja uma melhora no desempenho das crianças de 10 a 12 anos no futsal.

Se as capacidades físicas forem bem trabalhadas pelos professores, os alunos estarão mais preparados para o jogo de futsal, e suportarão todas as adversidades e movimentações encontradas durante a partida.

As capacidades físicas são difíceis de serem trabalhadas nesta idade, e os professores encontrarão dificuldades, mas deverão sempre mostrar aos seus alunos a importância da realização deste trabalho, e como ele irá influenciar no jogo.

Objetivos

Geral:

Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade física, em especial força e resistência das crianças de 10 a 12 anos no futsal.

Específico:

Realizar atividades físicas onde a força e a resistência sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas para que as crianças de 10 a 12 anos tenham seu desempenho melhorado no futsal.

Revisão Bibliográfica

Segundo Conceição (2003)as capacidades motoras são classificadas em dois âmbitos:

As capacidades motoras condicionais são essencialmente determinadas pelos processos que energéticos plásticos e metabólicos, elas ficam condicionadas a energia que está disponível nos músculos e nos sistemas orgânicos.

As capacidades motoras coordenativas são essencialmente determinadas pelos componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso central.

Segundo Machado e Gomes (1999), o trabalho feito com crianças deve ter a adaptação adequada para elas, considerando seu desenvolvimento, alem de respeitar também seus interesses.

Resistência

A resistência é uma capacidade física muito importante para todos os tipos de atleta das mais variadas modalidades, principalmente para os atletas praticantes do futsal, pois os jogos de futsal são muito dinâmicos onde os atletas realizam deslocamentos constantes.

Segundo Zakharov (1992) a resistência, como capacidade física, caracteriza as possibilidades do desportista de realizar, durante um tempo prolongado, o trabalho muscular, mantendo os parâmetros dados de movimento.

No futsal ocorrem muitas trocas de posições, e as transições ofensivas e defensivas acontecem a todo o momento e se algum jogador não tiver uma resistência adequada poderá prejudicar a sua equipe.

Weineck (1986) diz que a resistência pode se subdividir em diversas modalidades, conforme o ponto de vista escolhido. Quanto à participação da musculatura, distinguem-se: resistência geral e local; quanto à especificidade do esporte: resistência geral e especial; quanto à mobilização de energia muscular: resistência aeróbica e anaeróbica; quanto à duração: resistência de curta, média e longa duração; e finalmente, quanto às principais formas de solicitação motora envolvidas: resistência de força de explosão e de velocidade.

De todas as modalidades de resistência que citamos na pratica do futsal as que são mais trabalhadas são às resistências aeróbica e anaeróbica.

Segundo Machado (2008)a resistência anaeróbia não é igual em todos os estágios maturacionais, portanto quanto maior for à maturação biológica melhor será o desempenho anaeróbio. A resistência anaeróbica (aláctica e láctica) é uma capacidade de realizar esforço de elevada intensidade em curtos espaços de tempo. Já a resistência aeróbia apresenta um padrão menos diferente com relação aos estágios maturacionais. A resistência aeróbica é uma capacidade que esta associada à performance prolongada no tempo, de baixa ou média intensidade.

O treino das resistências aeróbica e anaeróbica tem suas diferenças, e o professor deve planejar o seu treino para que seus atletas tenham os dois tipos de treino e assim exista a melhorar do seu rendimento.

Zakharov (1992) diz que o treino da resistência aeróbica tem significado substancial para todas as modalidades desportivas, sem exceção, pois a elevação do nível das possibilidades aeróbicas do organismo cria a base funcional necessária ao aperfeiçoamento de diversos aspectos de preparação do desportista.

Sendo assim a resistência uma capacidade física essencial para todos os esportes e os professores e técnicos devem dar uma importância significativa para essa capacidade organizando seus treinamentos para que seus atletas tenham o melhor desempenho durante uma partida, aumentando assim a competitividade da sua equipe. No futsal o trabalho é ainda mais importante, pois como a modalidade vem crescendo muito no país as equipes estão cada vez mais equilibradas, a preparação física será um diferencial.

Portanto devemos trabalhar com muito cuidado tal capacidade nesta faixa etária, pois, depende de fatores como, composição da musculatura, metabolismo energético e outros. Supõe que utilize as corridas com a mesma intensidade, pequenos jogos lúdicos e jogos desportivos de uma forma bem simplificada para se aperfeiçoar a resistência nesta idade.

Força

Ao falarmos dessa capacidade física devemos conceituá-la, mas, para (WEINECK, 1986, p. 97) conceituar força é de extrema dificuldade, pois, suas modalidades são extremamente complexas e depende de vários fatores.

Do ponto de vista da Física, a força muscular é a capacidade de a musculatura produzir aceleração ou deformação de um corpo, mantê-lo imóvel ou frear seu deslocamento (ROMANO, 2004).

Mas, para Guedes & Guedes (2006), podemos definir força como um nível de tensão a ser produzido por um grupo muscular contra uma resistência.

Conforme Machado, D. (2003)existe três tipos de capacidades condicionais: resistência, força e velocidade.

No Futsal usam-se em vários momentos os três tipos. Durante os deslocamentos e também nas realizações dos fundamentos, mas a modalidade mais utilizada é à força de explosão.

O Futsal exige que os alunos tenham a força de explosão ou potencia desenvolvida em maior proporção nos membros inferiores. O trabalho de potencia ou força, se caracteriza pela brevidade das realizações, mas, com grande intensidade (COSTA, 2003).

Encontra-se grande dificuldade ao trabalharmos especificamente essa capacidade física, principalmente na idade citada, pois, alem da rejeição por parte dos alunos, também há de se ter o cuidado com uma criança em movimento, para não ocorrer lesões principalmente a nível de esqueleto (MACHADO, D. 2003).

A sexualidade não influencia, pois, até os 12 anos a força entre meninos e meninas se equipara, mas após essa idade a força dos meninos aumenta rapidamente e nas meninas apenas de forma moderada (WEINECK, 1986, p. 98).

A força representa em quase todos os esportes um fator determinante para que se tenha melhor desempenho, mas, deve-se conceder um papel específico para cada modalidade (WEINECK, 1986, p. 99). Portanto no Futsal deve-se dar ênfase no trabalho com membros inferiores, pois é a parte mais usada na modalidade.

Com o trabalho de força podem ocorrer varias modificações positivas, como, uma melhora da irrigação sanguínea e do metabolismo que alimenta melhor a fibra muscular, aumento da espessura da fibra muscular (hipertrofia), aumento do número de fibras musculares (hiperplasia), aumento da hemoglobina no músculo, com todas essas modificações consequentemente irá também melhorar o desempenho do aluno ou jogador de futsal (GARCIA; FAILLA, 1986).

Contribuições esperadas

Este projeto espera que as crianças que praticam o futsal realizem as atividades de futsal com facilidade e prazer, executando os movimentos de forma correta e ágil. Assim com o aperfeiçoamento das capacidades físicas trabalhadas, dentro de uma normalidade para a faixa etária das crianças de 10 a 12 anos, onde haverá colaboração para o desenvolvimento do jogo de futsal num contexto geral.

O futsal sendo utilizado como uma forma estratégica de aperfeiçoamento da força e da resistência, pois, consequentemente as crianças de 10 a 12 anos terão um desempenho melhor nas suas atividades.

A prática do futsal utilizando as capacidades físicas, especificamente força e resistência ira desenvolver a força em membros inferiores, além de força e resistência abdominal, melhorando assim num contesto geral a qualidade de vida das crianças 10 a 12 praticantes do futsal.

Referências

ALMEIDA, Giovana Trentino de; ROGATTO, Gustavo Puggina. Efeitos do método pliométrico sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento em jogadoras de futsal. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, Mato Grosso, v. 2, n. 1, p. 23-38, mar. 2007.

COSTA, Frazzon. Futsal: Aprenda a ensinar. Florianópolis: Visual Bookst. p. 21-22, 2003.

GARCIA, Rafael; FAILLA, Wilson Roberto. Manual de futebol de salão. Araçatuba: Leme, v. II, p. 12, 1986.

GUEDES, Dartagnam Pinto; GUEDES, Joana E. Pinto. Manual pratico para avaliação em Educação Física. Barueri: Manole, p. 100, 2006.

Hallal, Pedro Curi; Nascimento, Rafael Ribeiro; Hackbart, Luíse; Rombaldi, Aírton José. Fatores intervenientes associados ao abandono do futsal em adolescentes. R. Brasileira Ciência e Movimento, Brasília v; 12 n 3 p. 27-32, set. 2004.

MACHADO, Dénis. Capacidades Motoras. 02 abr. 2003. Disponível: < www.prof2000.pt/users/cref/projecto_cref_area_profs/menu_vertical/artigos/capacidades_motoras.pdf ->. Acesso em 15 out. 2008.

MACHADO, Jair de Almeida; GOMES, Antônio Carlos. Preparação Desportiva no futsal: Organização do treinamento na infância e na adolescência. Revista Treinamento Desportivo, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 55-66, 1999.

MACHADO, Hinaiana; MICHELIN, André; BRUM, Vilma; CAMPOS, Wagner de. Relação entre potência anaeróbia e aeróbia
de meninos pré-puberes e púberes
.Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n° 121, jun. 2008. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd121/relacao-entre-potencia-anaerobia-e-aerobia.htm > Acesso em 15 out. 2008.

ROMANO, João Carlos. Controle dos Níveis de Força Explosiva nos Treinamentos de Futsal. 12 nov. 2004. Disponível em:

< http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=99> Acesso em 15 out. 2008.

STANISLAV, Golomazov; BORIZ, Shirva. Futebol: Treino da qualidade do movimento para atletas jovens. São Paulo: Aratebi LTDA, p. 60, 1996.

WEINECK, Jürgem. Manual do Treinamento Esportivo. São Paulo: Manole, p. 52, 1986.

ZAKKAROV, Andrei. Ciência de treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Spirt, p. 98, 1992.